Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

 História CPFL Energia

​​​​​​​​​​​A CPFL Energia possui uma responsabilidade histórica com os municípios onde está presente. Tudo começou há mais de 100 anos, no interior do Estado de São Paulo, e desde então cidades inteiras começavam a se desenvolver: ruas passavam a ser iluminadas, praças moldavam suas formas ao cair da noite e as pessoas, enfim, podiam contar com a essencialidade da energia elétrica. Tudo mudou, e para melhor. Para facilitar a compreensão de tanta história, separamos em breves bullets os principais aspectos da nossa memória. 

  • A Companhia Paulista de Força e Luz surgiu em 1912, com a fusão de quatro pequenas empresas de energia do interior paulista. 

  • Em 1927, a companhia foi adquirida pela American & Foreign Power (Amforp),  permanecendo sob seu controle até 1964, quando passou ao controle da Eletrobrás, do governo Federal.

  • Em 1975, o controle acionário da já chamada CPFL Paulista foi transferido para a Companhia Energética de São Paulo (Cesp), do governo do Estado de São Paulo.

  • Em 1986, a companhia é a primeira do Brasil a realizar os primeiros contratos de compra de energia de biomassa proveniente da cana de açúcar.

  • Em novembro de 1997, com a privatização, o controle da companhia passou para o atual grupo composto pela VBC Energia (Grupo Votorantim, Bradesco e  Camargo Corrêa), pelo Fundo de Pensão dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), e pela Bonaire Participações (que reúne os fundos de pensão Funcesp, Sistel, Petros e Sabesprev).

  • Em 2002, em resposta à necessidade de uma gestão mais eficiente e sinergia entre as empresas do grupo, foi criada uma holding, ou seja, um grupo de controle chamado CPFL Energia.  

  • Em setembro de 2004, o Grupo CPFL Energia realizou sua primeira oferta pública na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e na Bolsa de Nova Iorque (Nyse).

  • Em 2008, a CPFL Energia constituiu a CPFL Bioenergia, empresa especializada em negócios a partir da biomassa, promovendo e incentivando a geração de energia limpa.

  • Em 2009, após ser uma das vencedoras do primeiro Leilão de energia eólica no Brasil, a CPFL Energia ampliou seu portfólio de investimentos em energia renovável.

  • Em 2012, a CPFL Energia comemorou os 100 anos da fundação CPFL Paulista, empresa que deu origem ao grupo.

  • Hoje, o Grupo CPFL Energia atua nos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica e de serviços de valor agregado. No segmento de distribuição, por meio de 9 empresas, a CPFL é líder com 14​,3​​​​​​% de participação no mercado brasileiro,  atendendo a 9,1​​ milhões de clientes. Na geração de energia elétrica, é o terceiro maior agente privado do país. ​ 

  • Em 2017, a State Grid, maior empresa do setor elétrico do mundo, conclui a aquisição de 54,64% de participação acionária no Grupo CPFL Energia que pertenciam à Camargo Corrêa e aos fundos de pensão Previ, Fundação Cesp, Sabesprev, Sistel e Petros.​​ ​A chegada da State Grid aumenta a capacidade de investimentos da CPFL Energia e reforça​​ a sua posição consolidadora no setor elétrico.  

    Conheça mais sobre a estrutura societária da CPFLEnergia

  • Conheça mais sobre a história da CPFL Energia no site do Projeto Memória Viva CPFL​.