Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

 Programa Qualidade de Vida

Seu bem-estar é a nossa energia.

​​​​​​​O programa faz parte da estratégia da organização para valorizar o capital humano e influenciar positiva e diretamente no clima organizacional do grupo CPFL. O grande desafio está em criar ferramentas para proporcionar aos colaboradores o equilíbrio dos hábitos que interferem na qualidade de vida. Hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde como pleno bem-estar físico, mental e social de um indivíduo e não apenas pela ausência de doenças. Assim a saúde se torna parte da qualidade de vida, que por sua vez tem como definição: a percepção do indivíduo de sua posição na vida, no contexto da cultura e sistema de valores em que vive e em relação a suas expectativas, seus padrões e suas preocupações (OMS – 1995).

Visão, Missão e Valores

Visão: ser referência na busca continua do bem-estar dos colaboradores e seus familiares em função da qualidade das ações desenvolvidas, disseminando a cultura de qualidade de vida na empresa e comunidade.

Missão: agregar valor à empresa por meio da promoção de ações de qualidade de vida que visem à melhoria da saúde geral e a satisfação dos colaboradores e de seus familiares.

Valores: as ações desenvolvidas devem ser transparentes e éticas e devem trazer em sua essência o interesse da empresa, promovendo benefícios de ambos.

Os Pilares 

A CPFL Energia acredita que a qualidade de vida está relacionada a várias dimensões humanas que necessitam estar em sintonia para estabelecer um equilíbrio e, consequentemente, mais qualidade de vida.

Pilar Emocional

​​Para que os outros pilares funcionem bem e com equilíbrio, fique atento ao pilar emocional. É ele que rege suas atitudes, seus sentimentos, sua maneira de lidar com o mundo e com as pessoas que estão à sua volta. Em outras palavras, ele é o ponto de partida para todos os outros aspectos da sua vida. Amar-se é o primeiro passo para deixá-lo fortificado, pois uma pessoa com auto-estima é, acima de tudo, de bem com a vida.​​​

Pilar Espiritual

​​O pilar espiritual não diz respeito somente à religião. Ele diz respeito à essência humana, sem ele deixamos de valorizar sentimentos importantes que nem sempre compreendemos, mas que fazem parte do nosso dia-a-dia. Saber potencializar pensamentos positivos e emanar energia durante o exercício de suas atividades são alguns dos efeitos de se trabalhar a espiritualidade. Você pode achar a sua no alto das montanhas, nas páginas de um livro, ao meditar, ao pintar um quadro.  ​

Pilar Ambiental

​​​Cuidar do ambiente em que vivemos é fundamental. A preocupação com os recursos naturais – água, ar, solo – e com a vida que brota desses recursos diz respeito a governos, empresas, órgãos de defesa e, principalmente, a cada um de nós. Tudo que prejudica a natureza reflete diretamente nas pessoas e em sua qualidade de vida. E uma coisa é certa: ninguém escapa das conseqüências.   ​

Pilar Físico

​O pilar físico se apóia basicamente em duas vertentes: alimentação saudável e a prática de atividade física. Comer direito e se exercitar são comportamentos essenciais para a boa saúde e metade das principais causas de morte no mundo – ataques do coração, câncer, derrame e doenças pulmonares – estão relacionadas aos maus hábitos de vida. Mudar esses hábitos pode reduzir em até 60% os riscos de desenvolver doenças ao longo dos anos.​

Pilar Saúde

​O pilar saúde é que sustenta todos os outros 07 pilares, afinal, falar em saúde é falar também de prevenção e qualidade de vida. Segundo definição da OMS (Organização Mundial da Saúde), saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doenças. Averiguar e analisar os índices e indicadores de saúde, é primordial para a implementação de ações preventivas que contribuirão com a qualidade de vida.​

Pilar Social

​A forma como você se relaciona com as outras pessoas – e até seu tom de voz – interferem em sua qualidade de vida. Por vezes,​ as relações ficam difíceis e a comunicação não acontece do jeito que você gostaria. Tudo isso afeta seu humor e pode abalar a saúde, o bem-estar e a realização pessoal.

Em qualquer época, relacionar-se bem com o outro é um dos maiores desafios do ser humano. Independentemente da idade, cultura, raça, situação financeira, escolaridade, crença religiosa ou gênero, todos perseguimos o mesmo objetivo: encontrar maneiras eficazes para lidar com desencontros, frustrações, decepções e mágoas que, inevitavelmente, surgem em decorrência de relacionamentos, amorosos ou não.

Dicas para melhorar seu relacionamento com as pessoas:

  •  Não agir por impulso.
  •   Pedir desculpas quando estiver errado.
  •   Elogiar as pessoas.
  •   Não criticar alguém na frente de outras pessoas.​​
  •   Não agir passivamente diante de atitudes agressivas.
  •   Escute o argumento de outras pessoas.
  •   Conte seus problemas pessoais somente para pessoas em que você realmente confia.
  •   Cuidado com as brincadeiras e apelidos.
  •   Saiba ouvir as pessoas. Não as interrompa quando estiverem falando.

Pilar Financeiro

​O importante, neste caso, é saber administrar o seu dinheiro. A CPFL Energia ensina a fazer orçamento doméstico com dicas que vão ajudar você a combater o desperdício e os gastos desnecessários.

Comece a colaborar em casa

É muito importante e fácil ajudar nossa família a economizar dinheiro: basta não desperdiçar água, luz, alimentos, telefone, etc. Cuidar do orçamento familiar não precisa ser preocupação de apenas uma pessoa na casa. É um projeto de todos que vivem juntos e pode ser o primeiro passo para conseguir economizar. 

Dicas de economia dentro de casa

  • ​​Evite desperdícios de qualquer natureza.
  • Para limpar a calçada, prefira a vassoura ao esguicho.
  • Regue o jardim pela manhã nos meses de inverno e à noite nos meses de verão: as plantas vão aproveitar melhor a água.
  • Use o telefone somente quando tiver algo importante para falar.
  • Observe sempre se há algum vazamento na descarga do banheiro.
  • Torneiras que pingam gastam até mil litros de água por mês: mande consertar.
  • Tente ficar menos tempo no chuveiro: são centenas de litros de água a menos na sua conta.
  • Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes, faz a barba ou ensaboa os pratos. 
Pilar Segurança

​Não há como viver sem nenhuma exposição a risco. Eles estão presentes no nosso dia-a-dia: nos ambientes de trabalho, no trânsito, em nossas casas e até mesmo em nos momentos de lazer. O importante é reconhecê-los e preveni-los para evitar que se transformem em acidentes. Tomar consciência disso e incluir no nosso dia-a-dia atitudes prevencionistas, como planejar o trabalho a ser realizado, seguir padrões estabelecidos, dirigir defensivamente, utilizar equipamentos de proteção e, em nosso lar, tomar todas as precauções de que dispusermos são medidas importantes para que os acidentes não ocorram. ​

Conheça mais sobre segurança e confira algumas dicas aqui​.


As oportunidades para a busca de melhor qualidade de vida são inúmeras e atingir esse patamar só depende de você. Quanto mais cedo iniciarmos, mais cedo colheremos os bons resultados. Viva com qualidade de vida! 

Programas e Ações para Colaboradores

  • Academias corporativas
  • Grupo de corrida e caminhada
  • Academias conveniadas
  • Fale Comigo (canal de atendimento de auxilio emocional, financeiro, jurídico e social)
  • Exame periódico
  • Ginástica laboral 
  • Agita Verão
  • Jogos do SESI
  • Materiais de educação em qualidade de vida​​