Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

 Diretoria Executiva

Composição

A Diretoria Executiva é um órgão colegiado, composto por 1 (um) Diretor-Presidente e 6 (seis) Diretores Vice-presidentes: Diretor Vice-Presidente de Operações Reguladas;  Diretor Vice-Presidente de Operações de Mercado; Diretor Vice-Presidente Jurídico & de Relações Institucionais, Diretor Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios, Diretor Vice-Presidente Financeiro e de Relações com Investidores,  e Diretor Vice-Presidente de Planejamento e Gestão Empresarial.

A Diretoria Executiva é eleita pelo Conselho de Administração para um mandato unificado de 2 (dois) anos, sendo permitida a reeleição.

O Diretor-Presidente é eleito pelo Conselho de Administração, por maioria qualificada, dentre nomes indicados pelo Comitê de Gestão de Pessoas.

Os Diretores Vice-presidentes são eleitos pelo Conselho de Administração, em votação por maioria simples, dentre os nomes apresentados pelo Diretor-Presidente, de forma a manter a coesão na administração executiva da Companhia e das Sociedades Controladas.

Para assegurar a transparência do processo de seleção dos membros da Diretoria Executiva, não há indicação pelos acionistas controladores.

Qualificação

A Diretoria Executiva é composta por profissionais identificados no processo de sucessão da Companhia ou selecionados no mercado, dentre aqueles que se destacam em suas respectivas áreas de atuação.

Todos os Diretores são executivos seniores, com larga experiência e desempenho destacado em suas respectivas áreas de atuação.

A definição das metas e a avaliação de desempenho dos Diretores Executivos, assim como o Plano de Sucessão da Companhia, são acompanhadas pelo Comitê de Gestão de Pessoas.

Competências

Cabe à Diretoria Executiva a prática de todos os atos necessários ao funcionamento regular da Companhia e à execução das estratégias definidas pelo Conselho de Administração, deliberando por maioria de votos.

As competências individuais dos Diretores Executivos são definidas no Estatuto Social da Companhia.

A Diretoria Executiva se reúne regularmente, por convocação do Diretor Presidente, e todos os assuntos submetidos para deliberação e/ou recomendação de voto do Conselho de Administração da CPFL Energia e das Sociedades Direta ou Indiretamente Controladas, com Controle Compartilhado e Coligadas devem ser previamente examinados em reunião de Diretoria.

Sem prejuízo à recomendação de voto pelo Conselho de Administração para as matérias previstas no item 6.8, alínea b (i) a (xxiii) dessas Diretrizes, caberá à Diretoria Executiva definir a forma de recomendação de voto para o(s) executivo(s) indicados para compor o órgão de administração - Conselho de Administração ou Diretoria Executiva - das Sociedades Direta ou Indiretamente Controladas,  com Controle Compartilhado e Coligadas - nas deliberações das matérias a seguir elencadas:

(i) contratação de empréstimos ou assunção de dívida,
(ii) aquisição, alienação ou oneração de qualquer ativo fixo,
(iii) celebração de contratos de aquisição/ alienação de bens e serviços, ou de contratos de qualquer natureza, ainda que se refira a despesas previstas no orçamento anual ou no plano quinquenal de negócios,
(iv) celebração de contratos de aquisição/ alienação de  bens e serviços, ou de contratos de qualquer natureza, que envolvam seus acionistas ou pessoas por eles controladas ou a eles coligadas ou relacionadas, direta ou indiretamente e
(v) constituição de qualquer espécie de garantia que envolva ou não ativos fixos, em negócios que digam respeito a seus interesses e atividades e/ou de subsidiárias.

Remuneração

A remuneração da Diretoria Executiva é fixada pela Assembleia Geral de Acionistas, de acordo com proposta do Conselho de Administração, a qual é elaborada com base em pesquisa de mercado realizada por empresa especializada e previamente submetida à apreciação do Comitê de Gestão de Pessoas.

A remuneração da Diretoria Executiva é composta de honorários mensais, acrescida de remuneração variável fixada com base em critérios definidos em Planos de Incentivo de Curto e Longo Prazo.

Diretoria Executiva das Sociedades Controladas, com Controle Compartilhado e Coligadas

A Diretoria das Sociedades Direta ou Indiretamente Controladas, com Controle Compartilhado e Coligadas é composta por executivos da Companhia e/ou por profissionais selecionados no mercado, por indicação do Diretor-Presidente, de acordo com as suas respectivas estruturas e os segmentos de atuação