Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

 Acordo de Acionistas

O Acordo de Acionistas da CPFL Energia (“Acordo”) regula o exercício do direito de voto e a circulação das ações vinculadas, detidas pelos acionistas controladores (“Partes”), também estabelecendo os princípios gerais para o exercício do poder de controle compartilhado da Companhia e das Sociedades Controladas e Coligadas.

Todas as deliberações das Partes, em Reuniões Prévias, são tomadas por maioria simples (50% + 1) de votos dos titulares das ações vinculadas. 

Essa regra não se aplica às deliberações relativas a matérias cuja aprovação seja de competência da Assembleia Geral e àquelas sujeitas à aprovação por maioria qualificada do Conselho de Administração, ou seja, 70% (setenta por cento) dos Conselheiros indicados pelas Partes. Nesses casos, é necessária a aprovação de Partes representativas de, no mínimo, 80% (oitenta por cento) das ações vinculadas ao Acordo de Acionistas.

O Acordo define a participação das Partes no Bloco de Controle e a indicação conjunta dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, os quais serão eleitos pela Assembleia Geral de Acionistas, órgão soberano que congrega todos os acionistas da Companhia, na seguinte proporção:

A. Conselho de Administração

 ESC Energia S.A. (grupo Camargo Corrêa)  > Três Conselheiros e respectivos suplentes
 BB Carteira Livre I FIA (PREVI)   >  Dois Conselheiros e respectivos suplentes
 Energia São Paulo FIA (Bonaire)  > Um Conselheiro e respectivo suplente


B. Conselho Fiscal 

 
 ESC Energia S.A. (grupo Camargo Corrêa)  >  Dois Conselheiros e respectivos suplentes
 BB Carteira Livre I FIA (PREVI) > Dois Conselheiros e respectivos suplentes
 Energia São Paulo FIA (Bonaire)  >  Um Conselheiro e respectivo suplente