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SGDE - Sistema de Gestão e Desenvolvimento da Ética

O SGDE é formado por sete pilares. Juntos, esses pilares tem o objetivo de fortalecer a eficácia e a integridade da gestão da ética na CPFL.

1. Código de Conduta Ética:

Foi atualizado para adequação normativa, às mudanças na sociedade e ao ambiente de negócio do Grupo CPFL Energia. A atualização também buscou a simplificação de sua estrutura e linguagem, com a utilização de textos mais curtos e concisos, para facilitar a compreensão pelos públicos de relacionamento do Grupo.

2. Comitê de Ética:

Sua composição foi revisada, passando a contar com cinco membros, sendo três diretores vice-presidentes da CPFL Energia e dois Membros Externos Independentes.

3. Regimento Interno do Comitê de Ética:

Foi revisado, definindo, entre outros aspectos, as atribuições e responsabilidades dos Membros do Comitê e de suas comissões; sua dinâmica de funcionamento; os fluxos e prazos para o tratamento de registros éticos (consultas, sugestões e denúncias); o sistema de registro das deliberações e demais atividades do Comitê; e a periodicidade de reporte das ações do Comitê à Diretoria Executiva, Conselhos de Administração e Fiscal da CPFL Energia.

4. Canal Externo de Ética:

A CPFL Energia implantou, pela primeira vez em sua história, canal externo para recebimento de registros éticos - consultas, sugestões e denúncias de transgressões éticas. A solução, uma referência de mercado neste tipo de plataforma, está acessível 24 horas por dia, todos os dias da semana e garante o sigilo e a confidencialidade das informações e o anonimato dos usuários, além de permitir o acompanhamento permanente dos registros éticos desde a sua apresentação até a sua conclusão.

5. Comissão de Processamento de Denúncias (CPD):

A criação da CPD visa fortalecer o trabalho de apuração das denúncias recebidas pelo Comitê de Ética. A CPD é composta por três executivos da CPFL Energia e a apuração de denúncias é realizada por uma equipe de investigadores internos, treinados em técnicas de investigação, especializados nas atividades sob sua responsabilidade. As Comissões Locais de Ética (CLEs), mantidas na nova estrutura de comissões de apoio ao Comitê, continuam desenvolvendo atividades de apoio à disseminação das diretrizes éticas nas empresas do Grupo e agora realizam atividades de apuração de denúncias apenas quando demandadas pela CPD.

6. Treinamento:

A capacitação dos profissionais da empresa, seja presencialmente ou através de e-learning, é um elemento chave para o sucesso do SGDE. É responsabilidade da empresa disseminar os princípios éticos, orientando e preparando os seus profissionais de todos os níveis sobre as condutas esperadas em cada situação que envolver questões éticas.

7. Divulgação:

Compreende ações permanentes de divulgação das diretrizes éticas do Grupo CPFL Energia, por meio de campanhas de comunicação e outras iniciativas para aumentar o conhecimento das diretrizes éticas junto aos públicos de relacionamento, incluindo fornecedores e parceiros na sociedade.