Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

 Nossa Atuação

​​​ Como parte de seu Programa de Veículos Elétricos, a CPFL Energia já desenvolveu várias iniciativas com o objetivo de pesquisar a tecnologia e comprovar a viabilidade técnica e econômica de diferentes etapas da cadeia do veículo elétrico. Entre as que mais se destacam está a fabricação do utilitário elétrico Aris, em formato de furgão, que contou com um atrativo extra: mais de 90% dos seus componentes são recicláveis. O veículo foi projetado pela fabricante Edra, em parceria com a CPFL e foi testado na entrega de correspondências no bairro do Taquaral, em Campinas, percorrendo uma média de 70 quilômetros diariamente.

A CPFL Energia também importou, em regime de exclusividade, com o objetivo de realização de testes, três modelos do Th!nk City, um veículo de passeio fabricado pela norueguesa Th!nk. Além disso, também com o objetivo de realizar pesquisas com a tecnologia de carros elétricos, a CPFL também desenvolveu testes, em parceria com a Fiat e Itaipu, com o Palio Weekend elétrico. Outra iniciativa importante foi o desenvolvimento de um protótipo de posto de recarga – os postos de abastecimento dos veículos elétricos ou híbridos. A companhia construiu em sua Sede, em Campinas, um protótipo com o objetivo de testar a viabilidade de recarga de baterias de veículos elétricos e de plug in em locais públicos. 

Entre os projetos desenvolvidos pela CPFL está o desenvolvimento do primeiro protótipo de bateria de lítio com química tipo NMC no Brasil, em parceria com a Edra – fabricante do veículo elétrico Aris -, com a CEGASA e com a Electrocell.
 
É então a hora de reafirmar o nosso compromisso para com o desenvolvimento de modelos alternativos e complementares de mobilidade urbana. 

Atualmente, a CPFL Energia trabalha na iniciativa de um projeto de pesquisa e desenvolvimento, que irá ajudar a entender a evolução do uso dos carros elétricos, quais são as medidas necessárias para viabilizar a utilização dos veículos em larga escala no Brasil, e apontar ações governamentais que permitam baratear o valor dos veículos. A primeira fase do projeto tem a previsão de investimento no valor de R$ 6,5 milhões, e em cinco anos, os recursos devem chegar a R$ 25 milhões.

A frota atual da companhia já conta com três veículos Z.E. (Zero Emissão) da Renault, parceria da empresa no projeto de pesquisa. Mais dois foram adquiridos recentemente, e até o final do ano a empresa pretende adquirir mais cinco veículos elétricos. Todos eles possuem uma autonomia de entre 150 e 200 quilômetros.

Parcerias com empresas como a Natura, a primeira parceira da iniciativa, e que investe no transporte sustentável para realizar as entregas de produtos de beleza e higiene às revendedoras da marca, irá contribuir para entender melhor a performance e o uso dos carros elétricos nas grandes cidades. É através de um furgão Kangoo, da Renault, movido a energia elétrica, que a empresa circula pelas ruas de Campinas para realizar as suas entregas. A CPFL também instalou um ponto de abastecimento dos veículos na transportadora responsável pelas entregas da Natura e até o final do projeto, pretende instalar 100 postos de recarga de energia para os carros elétricos.​