Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

 O que é?

A utilização da energia do sol para a produção de eletricidade é realizada no mundo todo em duas frentes, ambas consideradas bastante promissoras, devido principalmente ao seu forte apelo ambiental: a geração fotovoltaica e a geração termossolar.

A geração fotovoltaica é uma tecnologia mais antiga e mais difundida, que permite, por meio da incidência da luz solar sobre painéis fotovoltaicos, dotados de células fotovoltaicas à base de silício cristalino, que produzem eletricidade por meio de um processo semelhante ao das pilhas.

A geração termossolar – mais conhecida como concentraded solar power (CSP) - (energia solar concentrada) - é uma tecnologia mais recente, cujo funcionamento envolve a incidência do sol sobre espelhos que podem ser convexos ou planos, que concentram a potencia da luz solar sobre uma substância que irá absorver a sua energia térmica – alguns sistemas utilizam óleos térmicos para isso. Essa substância é colocada em contato com a água, produzindo vapor, que será utilizado para mover turbinas elétricas – funcionando, portanto, de forma muito parecida, nessa etapa final, a uma usina termelétrica comum.

A energia solar também tem sido utilizada como fonte de energia térmica em residências, em maior escala, e em estabelecimentos comerciais e industriais, com menor frequência, de forma a, indiretamente, substituir a energia elétrica no aquecimento de água. O aproveitamento da luz solar envolve a captação por meio de coletores, que transferem a energia térmica para a água, que é acumulada em reservatórios térmicos. A utilização dessa água aquecida pode substituir os chuveiros elétricos, considerados um dos equipamentos que mais consomem energia elétrica nas residências.