Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

 Visão da CPFL

A CPFL Energia tem como um de seus princípios mais importantes, dentro da estratégia adotada para a área de geração de eletricidade, a busca por fontes de energia renováveis e limpas e o desenvolvimento dos projetos, sempre com o menor impacto possível para o meio ambiente e para as comunidades do entorno. Com esta filosofia, a CPFL Energia encontra na biomassa da cana de açúcar, cultura bastante disseminadas nas áreas de atuação das distribuidoras de energia do grupo, uma fonte capaz de proporcionar um conjunto amplo e diversificado de benefícios, extensivo aos diferenciados públicos de seu relacionamento.

Entre os atrativos, destaca-se o fato de o bagaço da cana ser uma fonte renovável de energia, menos poluentes que outras formas de energia, como as obtidas a partir da utilização de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral. A oferta de matéria-prima é abundante e crescente, uma vez que a cultura canavieira encontra-se em expansão para atender à demanda dos mercados de etanol e de açúcar. O próprio aproveitamento do bagaço para a queima em centrais de cogeração representa um atrativo, pois permite resolver um antigo passivo ambiental das usinas sucroalcooleiras, que era a dificuldade em encontrar uma destinação a esse resíduo.

Há outros atrativos nesta fonte de energia, como o fato de as centrais de cogeração demandarem processos de licenciamentos ambientais mais simples que os exigidos por outras fontes. As centrais de cogeração são fontes de geração de energia localizadas próximas dos centros de consumo, o que permite ao setor elétrico poupar investimentos em linhas de transmissão, além de melhorar a qualidade do suprimento de energia local.