Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Balanço de Carbono - Mecanismo de Desenvolvimento Limpo MDL

​​​​​As empresas do grupo CPFL Energia desenvolvem projetos que contribuem para reduzir a emissão dos gases causadores do efeito estufa. Estes projetos geram Certificados de Redução de Emissões de CO2 (CERs) que podem ser comercializados no âmbito do Protocolo de Kyoto.
Em decorrência do Programa de Repotenciação das PCHs, que privilegia o aumento da potência instalada sem aumento da área inundada, foi possível à CPFL Energia desenvolver um Projeto de MDL e comercializar os CERs. Em 2008, foram comercializados 37.583 CERs referentes ao período de 2003 a 2007, com faturamento bruto de 507 mil euros. A estimativa de redução de emissões nesses empreendimentos equivale a 120 mil toneladas de gases causadores do efeito estufa, entre 2003 e 2012.

As usinas do Complexo Ceran foram alvo do primeiro negócio no mundo envolvendo a venda de CERs de uma usina hidrelétrica a fio d'água. Com o negócio, foi concluída a venda de 254 mil CERs relativos à geração hidrelétrica da UHE Monte Claro no período de 2005 a 2007, com faturamento bruto de 3,7 milhões de euros.