Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Telhados Solares

​PD-0063-3012/2014: "Aplicação massiva de geração distribuída solar em diferentes tipologias de telhados na cidade de Campinas"

​Objetivo

O projeto instalou 231 sistemas geradores fotovoltaicos (FV) em diferentes perfis de consumidores (residencial, comercial e industrial) no Distrito de Barão Geraldo, em Campinas. Serão desenvolvidas metodologias para estudos dos impactos causados pela geração distribuída fotovoltaica na rede elétrica e assim, integrar esses resultados às atividades de planejamento, operação e manutenção da concessionária, oferecendo maior qualidade aos serviços prestados pela CPFL.

       Telhados.jpg

Figura 1: Área de abrangência dos estudos do Projeto no Distrito de Barão Geraldo, Campinas. A área em destaque corresponde ao alimentador onde estarão concentrados os sistemas fotovoltaicos. Fonte: Google Earth.

 

Produtos e benefícios do P&D


• Projeto piloto composto por alimentador com massiva instalação de geradores fotovoltaicos e sistema de monitoramento e supervisão, funcionando como um verdadeiro laboratório de pesquisa em escala real.

• Metodologias inovadoras para determinar diretamente os impactos causados pela instalação massiva de geradores fotovoltaicos em redes de distribuição capazes de auxiliar na avaliação dos impactos técnicos da microgeração distribuída de forma automática com mínima intervenção do usuário. 

• Proposição e avaliação de metodologias inovadoras para integração desses novos agentes aos Centros de Operação da Distribuição (COD) e aos Sistemas de Gestão da Distribuição (SGD) das concessionárias considerando as atividades em todos os níveis, i.e., manutenção, planejamento e operação.

• Formação de recursos humanos altamente qualificados (mestres e doutores)

• Publicação qualificada em revistas científicas 

• Apresentações em congressos científicos 

• Acesso à informação e interação direta do consumidor no uso da tecnologia, contribuindo para maior representatividade dos resultados.​

Escopo de atividades

• Implementar em campo redes de distribuição de energia elétrica de baixa tensão com massiva penetração de geração solar fotovoltaica considerando diferentes tipos de consumidores (i.e., residenciais, comerciais e industriais de pequeno porte), tipologias de telhados e capacidade dos geradores. Realizar o monitoramento constante da geração e desempenho desses sistemas.

• Determinar os principais impactos técnicos na rede elétrica causados por esta penetração massiva de geradores fotovoltaicos empregando tanto dados de medição da rede implementada quanto estudos de simulação computacional. Propor medidas e metodologias para mitigar os impactos adversos provocados pela instalação massiva de geradores fotovoltaicos em redes de distribuição. 

• Desenvolver metodologias para integração desses geradores junto ao Centro de Operação da Distribuição (COD) e ao Sistema de Gestão da Distribuição (SGD) da concessionária, viabilizando a análise unificada da rede na presença desses novos agentes. As metodologias a serem desenvolvidas considerarão a integração nos diversos níveis de atividades, ou seja: manutenção, operação e planejamento energético (comercialização) e da expansão.

• Desenvolver metodologias para readequação das normas de acesso da CPFL. Face aos impactos técnicos e econômicos encontrados, objetiva-se elaborar relatório para ser enviado à ANEEL para subsidiar o modelo regulatório, permitindo, por exemplo, a implantação de novos serviços caso haja perda de receita por parte da concessionária com a venda de energia elétrica. 

• Capacitar o grupo CPFL para atuar no mercado de geração fotovoltaica como prestadora de serviços, tornando-a uma empresa de referência no âmbito nacional. 

• Desenvolver as empresas do Grupo CPFL para se tornarem empresas líderes na área de geração distribuída e energia renovável.

Primeiras instalações


FundacaoSD.jpg 

Fundação Síndrome de Down (20kWp)


CCBEUC.jpg 

Centro Cultural Brasil Estados Unidos (4kWp)




 

Entidades Executoras

 

​​

 

Gostaria de mais informações ou contribuir com o Projeto?

Entre em contato: telhados-solares@cpfl.com.br

 
​StatusNº P&D​Início​Fim​​Parceiros ​
Em andamento​​ PA3012 ​03/11/2014​02/11/2017​UNICAMP / CPqD