O projeto tem como objetivo a constituição de um Laboratório Real de Mobilidade Elétrica na Região Metropolitana de Campinas para permitir a coleta de dados reais sobre as diversas aplicações e implicações da tecnologia, possibilitando o estudo e aprofundamento dos impactos reais dos veículos elétricos para o setor, além de proporcionar a criação de uma cultura em Mobilidade Elétrica para a Região Metropolitana de Campinas e para o país.
Os estudos serão desenvolvidos por instituições de renome no âmbito nacional e internacional e consolida uma visão global e sistêmica de como o assunto é abordado em diferentes partes do mundo, o que permite identificar as barreiras a serem transpassadas em território brasileiro e atingir os objetivos do projeto.
Entidades executoras dos estudos
Outras entidades desenvolvedoras de estudos complementares
Estudos previstos
O papel das empresas parceiras é inserir o veículo elétrico em suas frotas, nas mesmas condições de uso de um veículo tradicional (combustão interna), constituindo assim um laboratório em escala real para avaliar com robustez a eficiência do próprio veículo e sua aplicabilidade no perfil de uso urbano no país, bem como os eventuais impactos provenientes de sua utilização, sejam eles técnicos, econômicos ou ambientais.
Empresas parceiras
Benefícios dos veículos elétricos
 Ambiental
Zero Emissão de CO2
Inexistência de óleo em motor
|  Econômico
Operação 3x mais barata*
Manutenção do veículo elétrico 40% menor**
|  Social
Diminuição de doenças respiratórias
Veículo individual mais eficiente
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* O valor do km rodado de um carro à combustão é de R$ 0,31, enquanto o custo no veículo elétrico é de R$ 0,11). Esta média toma como base: 10% de perdas no processo de recarga - bateria de 22 kWh; preço do kWh na tarifa com impostos CPFL Paulista residencial (consumo acima de 200 kWh) - R$ 0,6669; Preço médio da gasolina em São Paulo em 2016 - R$ 3,764; Veículo a combustão com eficiência de 12 km/L.
** Referência Renault
Emotive
A origem do nome Emotive se deu a partir de algumas conexões entre o concreto e o abstrato. O concreto (ou técnico) da marca se inspirou em automotivo: "auto" e "o" substituído por E com objetivo de indicar Energia do começo ao fim. A assonância da letra "E" favorece a memorização e a pronúncia. Além de continuar significando "automotivo", porém, na língua inglesa: "automotive". Já o abstrato da marca, está ligado com as emoções humanas, o que nos conecta e nos motiva a cuidar do meio ambiente. EMOTIVE representa o motivo de ser sustentável. Existe, por fim, a sigla VE ao final da palavra, que significa Veículo Elétrico.
A criação da marca surgiu a partir do coração do veículo elétrico: a bateria, representada pelos polos positivo e negativo. A partir desse símbolo, buscamos uma visão mais simpática para a marca: uma carinha piscando. Finalizada por um lettering com uma linguagem mais emotiva, sensorial e na cor verde, reforçando o conceito de respeito e preservação da natureza.
Contato:
Quer ter acesso à infraestrutura de carregamento da CPFL ou tirar alguma dúvida? Entre em contato: [email protected]
Em andamento | | PA0060 | 05/08/2013 | 04/08/2018 | Unicamp, CPQD, Daimon |