Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Geração através de Biogás de Vinhaça

​​PD-0063-0046/2012: "Produção de Eletricidade a Partir do Biogás Proveniente da Biodigestão da Vinhaça Com Consequente Redução de seu Potencial Poluidor e Diversificação da Matriz Energética Brasileira"

​Objetivos

  • ​Produção de eletricidade e conseqüente tratamento do efluente;

  • Utilização de um motor a combustão interna para biogás para geração de eletricidade a partir da vinhaça no Brasil;

  • Desenvolvimento de uma nova modalidade de geração a partir de resíduo da produção de etanol que hoje é considerado altamente poluente aos mananciais.

Descrição Técnica 

O produto obtido é uma unidade piloto geradora de eletricidade a partir da biodigestão da vinhaça proveniente da produção do etanol. A unidade piloto consta de três módulos principais: i) o reator anaeróbio para produção de biogas, ii) o reator aeróbio para dessulfurização do biogás e iii) a unidade geradora de eletricidade. O reator anaeróbio, projetado pela empresa neozelandeza Waste Solution, possui volume de 14.400 m3 e período de retenção hidraulico de 14 dias. O reator aeróbio para dessulfurização do biogás produzido, projetado pela empresa dinamarquesa BiogasClean, tem volume util de 270 m3 e capacidade de remoção de 16,5kg de enxofre por hora (remoção de 3% de HsS a vazão de 350Nm3). A unidade geradora de eletricidade é composta pelo sistema de secagem do biogás, do controle de pressurizaçao entre 80 e 200 mbar, e do conjunto moto-gerador modelo JC320 produzido pela GE-Jenbacher com potência de 1,059 MW.

 Biogás.jpg

 
​Status
Nº P&D​Início​Fim​​Parceiros ​
Encerrado​
​ PA0046 ​29/02/2012​28/02/2014​UNICAMP, CÔRTES