PD-0063-0037/2011 - Matriz high tech de reuso e descarte limpo na CPFL
Objetivo
O objetivo deste projeto consistiu, em uma primeira etapa, realizar um inventário dos resíduos gerados pelo Grupo CPFL, avaliando-os qualitativamente e quantitativamente, de forma a obter informações sobre aqueles que se mostrassem mais viáveis visando propor alternativas econômicas e tecnológicas para sua reutilização ou para efetuar o seu descarte limpo.
Descrição Técnica
O projeto representa um avanço tecnológico para o setor elétrico baseado na conscientização ambiental, na redução de impactos e na responsabilidade social. Os procedimentos elaborados permitem a melhoria contínua dos processos, através de uma avaliação quantitativa dos dados abastecidos na “Matriz High Tech de Reuso e Descarte Limpo na CPFL”.
Os resíduos investigados neste projeto propiciaram a obtenção de materiais de interesse para a CPFL devido às suas características e ao desempenho apresentado, atendendo às normas técnicas e ambientais exigíveis para o setor.
O reúso ou a transformação dos materiais permite diminuir a pressão exercida sobre os recursos naturais minimizando os impactos ambientais provenientes da extração de matéria-prima, se evitando, dessa forma, sua transformação, seu transporte e a necessidade de se efetuar o seu posterior descarte. Além do menor consumo de energia reduz-se também o impacto ambiental acarretado pela produção e pela transmissão de energia, os quais apresentam elevado custo econômico e ambiental; a redução de seu uso torna-se, portanto, uma fonte de economia para a empresa.
As alternativas de descarte limpo e de reúso dos materiais, propostas nos modelos de negócios analisados, mostraram rentabilidade e a possibilidade de adoção de estratégias de negócios sustentáveis e bem sucedidos.
A seguir apresentam-se fotos dos produtos desenvolvidos no presente projeto:
Descrição: Cruzetas de madeira produzidas a partir de postes de madeira retirados da rede e inservíveis.
Descrição: Bloco vazado não estrutural produzido a partir da substituição da areia e/ou da brita por resíduo de isolador cerâmico (RIP) ou de poste de concreto (RPC).
Descrição: Chapa polimérica, produzida a partir de compósitos poliméricos utilizando descarte de material plástico (capeamento de fios) e serragem proveniente do desdobro dos postes na produção das cruzetas, ou resíduos de isolador de porcelana (RIP) ou de postes de concreto (RPC).
Descrição: Concreto permeável, produzidos a partir de resíduos de isoladores de porcelana (RIP), selecionados de acordo com granulometria apropriada.
Descrição: Tijolo de solo-cimento, produzido a partir de RIP, com granulometria apropriada.
Descrição: Placas e produtos (caixas, isoladores elétricos e espaçadores de fios) produzidos a partir dos compósitos hibridos, produzido a partir de plásticos descartados.
Descrição: Pirólise produzida a partir de madeira contaminada, proveniente de postes descartados.
Descrição: Materiais híbridos, produzido a partir de uniformes contaminados.
Quer saber mais?
Entre em contato.
Encerrado | PA0037 | 18/03/2011 | 17/01/2016 | Unicamp, UCS |