PD-2937-3015/2015: "Estruturas de rede de distribuição com aterramento integrado com a ferragem interna para aplicação em áreas urbanas e rurais - Lote Pioneiro"
Objetivo
O aterramento elétrico é de fundamental importância em um sistema de distribuição de energia elétrica, sendo uma ligação intencional à terra com o objetivo de fornecer à instalação um caminho de impedância adequada por onde pode circular uma corrente elétrica, seja ela derivada de uma falta ou descarga atmosférica.
O aterramento estrutural tem se mostrado um eficiente recurso para a dissipação de correntes de descargas atmosféricas. As normas de proteção de estruturas contra descargas atmosféricas brasileiras, NBR5419/2005, NBR 5410/2005 e a internacional IEC 61024-12/1998, incluíram a utilização das ferragens das estruturas e fundações de concreto armado como parte integrante de um sistema de aterramento.
Define-se como poste autoaterrado o poste de concreto armado, de qualquer tipo ou seção, concebido de tal forma que as barras de aço longitudinais da armação da estrutura também são utilizadas com a função de eletrodo de aterramento da instalação elétrica a que pertence.
Objetivo: o projeto visa dar continuidade à Cadeia de Inovação, após o término da fase cabeça de série "CS0048 - Poste de Rede Auto Aterrado para Aplicação em Áreas Urbanas e Rurais". O objetivo da fase atual, Lote Pioneiro, visa realizar a transferência de conhecimento da nova tecnologia concebida, capacitando fabricantes e fornecedores para adequação de seus processos fabris, promovendo a difusão do produto no âmbito do setor. Dentre as etapas desse projeto, destacam-se:
- Fabricação de protótipos junto a fornecedores de postes, para a transferência de conhecimento da tecnologia e realização de ensaios elétricos e mecânicos;
- Aperfeiçoamento dos conectores de aterramento junto a fornecedores;
- Realização de testes físico-químicos em corpos de prova de concreto condutivo;
- Fabricação do Lote Pioneiro de postes autoaterrados (600 unidades), com os diversos fornecedores homologados no projeto;
- Instalação do Lote Pioneiro na rede, em regiões com elevado índice de queima de transformadores, para monitoramento de desempenho;
- Medições das resistências de aterramento com o uso do novo produto.

Descrição técnica
Poste autoaterrado de concreto armado, circular ou duplo T, para redes de distribuição de energia elétrica.
Em andamento | LP3015 | 12/08/2015 | 12/11/2017 | Matos Ferreira Engenharia |