Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Treinamento Virtual

​​PD-0063-3005/2014: "Plataforma virtual interativa baseada na simulação de eventos discretos para comprovar a habilitação do eletricista para realizar manobras em subestações​"

Treinamento Virtual v2.jpg

 

 

Neste projeto foi desenvolvida uma plataforma de treinamento em realidade virtual, chamada de Treinamento Virtual em Subestações, para capacitação de eletricistas de distribuição habilitados em operações em subestações. Um dos pontos originais do projeto provém do desenvolvimento do ambiente virtual 3D, de uma subestação de referência da CPFL, que simula o comportamento dinâmico de seus equipamentos por meio do emprego da técnica de Simulação por Eventos Discretos. Para o uso da plataforma foram adotados dispositivos com tecnologias modernas, que proporcionaram um ambiente virtual imersivo com o uso de óculos de realidade virtual e interações naturais com controles com sensores de movimentos. 

Objetivo​

A elaboração da subestação virtual teve como principal propósito oferecer um ambiente onde o eletricista pudesse praticar seus conhecimentos teóricos, uma vez que o ambiente real é perigoso e não há disponibilidade para amplos treinamentos práticos. Dessa maneira, buscou-se reproduzir de maneira realista as variáveis que o eletricista poderia encontrar em uma ocorrência na subestação. Como principais características da subestação virtual destacam-se: interação com os equipamentos (com animações e áudio integrados aos modelos 3D), variação das condições do ambiente da subestação (sol/chuva/noite) e comunicação ativa com um Centro de Operações virtual. Esta representação completa da subestação permitiu a aplicação de uma metodologia educacional com aprendizado baseado em problemas, que estimula o treinando a aprender de maneira ativa. Esta metodologia se mostrou eficaz e é bastante indicada na educação de adultos com diferentes perfis. Dentro deste contexto, o treinamento virtual foi elaborado com base nos procedimentos dos manuais de manobras básicas e de emergência da CPFL, promovendo o desenvolvimento de habilidades necessárias para o trabalho em campo. A segurança do trabalho também foi bastante abordada no treinamento virtual, em que destacou-se a obrigatoriedade do uso de EPIs e EPCs, bem como outros procedimentos e conceitos de Segurança do Trabalho. 

 

Imagem TV 01.jpg 

Imagem do relé de proteção real  

 

Imagem TV 02.jpg 

Imagem do relé de proteção virtual

Em paralelo à construção do treinamento virtual, foi desenvolvido um sistema de controle de usuário dedicado aos instrutores de treinamento que suportava o controle e a supervisão dos treinamentos, fornecendo informações dos desempenhos dos treinandos. Dentro deste contexto, foi incorporado na plataforma de treinamento outro conceito inovador: o Sensoriamento Biométrico. Por meio do monitoramento da condutância da pele, foram apontados possíveis indícios de variações dos níveis de estresse do eletricista em treinamento. As análises visavam auxiliar o instrutor na verificação dos eletricistas que se encontravam mais preparados para as atividades em campo. 

Imagem TV 03.jpg 

A verificação de funcionalidade ocorreu durante todo o período de desenvolvimento do projeto, por meio de testes funcionais, de unidade, de integração, de regressão, de usabilidade e de aceitação, de acordo com as boas práticas de engenharia de software. Durante todos os estágios de desenvolvimento da plataforma, a equipe executora contou com a colaboração de profissionais de diferentes áreas da CPFL. Os técnicos eletricistas da CPFL contribuíram de maneira ativa na construção e validação dos casos de manobra implementados no treinamento.

A plataforma de treinamento em realidade virtual foi entregue à CPFL em um dispositivo portátil de armazenamento, viabilizando uma mobilidade elevada aos cursos de capacitação e reciclagem. Como o grupo CPFL possui uma grande área de concessão e um elevado número de eletricistas, o treinamento virtual mostrou-se bastante favorável, uma vez que possibilita a expansão dos treinamentos e disseminação dos conhecimentos de maneira prática e efetiva, reduzindo recursos de deslocamentos e treinamentos presenciais.

Dentro deste contexto, em termos de aplicabilidade, pode-se dizer que a plataforma contribuirá significativamente nos cursos de capacitação do grupo CPFL. Além disso, a plataforma engloba aspectos que podem ser aplicados em outros contextos do setor elétrico, tais como: conceitos de segurança do trabalho, comunicação entre equipes técnicas diferentes e variação emocional dos profissionais durante a execução de atividades práticas.

No quesito relevância, o resultado deste projeto contribui de forma direta na melhoria da qualidade da intervenção de seus profissionais em uma instalação de extrema importância para a distribuidora: a subestação. De maneira geral, espera-se que com a plataforma de treinamento virtual os eletricistas estejam mais capacitados, uma vez que estes poderão praticar de maneira livre e contínua, fixando os conhecimentos teóricos adquiridos e encontrando-se, portanto, mais qualificados e seguros para atuar em uma ocorrência na subestação. Com isso, espera-se uma melhoria da produtividade e da eficiência operacional da empresa por meio do aumento da assertividade dos eletricistas nas manobras e atendimento às ocorrências de falhas em subestações, elevando a disseminação do conhecimento técnico e das boas práticas de Segurança do Trabalho e reduzindo a quantidade de acidentes envolvendo eletricistas.

Assim, com o emprego da plataforma virtual, estima-se uma redução dos custos com treinamentos presenciais, provindo de deslocamentos, hospedagens e refeições de instrutores e treinandos. Além disso, com uma qualificação mais elevada dos eletricistas, esperam-se também uma redução de custos para a CPFL nos seguintes quesitos: mão-de-obra para retrabalhos, ressarcimentos e multas dos Indicadores Coletivos de Continuidade (DEC e FEC), Tempo de Atendimento Médio a Emergências (TMAE), danos em equipamentos, entre outros.

 

Quer saber mais? 

Entre em contato​.


​StatusNº P&D​Início​Fim​Entidade​
EncerradoDE300501/04/201431/03/2016Instituto Eldorado ​