Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Sistema Híbrido Solar / Biomassa

PD-0063-0041/2011​: "Sistema Híbrido Solar/Biomassa"

​Objetivo

O objetivo geral deste projeto consiste em modelar, projetar, construir e testar um sistema de conversão de energia híbrido solar/biomassa empregando motores Stirling, motor de combustão interna, ciclo orgânico Rankine - ORC e sistema de integração, regulação/acumulação mecânica e/ou elétrica para geração distribuída de energia.

Descrição Técnica

Através da execução do projeto foi possível a construção de uma planta Solar/biomassa que utiliza sistemas CSP (do inglês, Concentrated Solar Power) baseados em Ciclo ORC e Dish Stirling e sua hibridização com um sistema de gaseificação de biomassa/MCI (Motores de Combustão Interna).

A utilização de sistemas híbridos a partir de duas ou mais fontes cresce a cada dia no mundo, principalmente por causa da eficiência em integrar sistemas novos ou já utilizados. A complementação é um dos pontos principais, pois no sistema Renovável/Fóssil ou Renovável/Renovável, por exemplo, ante a intermitência de uma das fontes de geração a outra fonte pode continuar a geração de eletricidade sem interferência e sustentar o sistema.

O Dish Stirling nas condições de irradiação de Itajubá-MG alcançou uma potência de 900 W, com uma eficiência de 20%. A temperatura no receptor alcançou 600°C, evidenciando o potencial de concentração de radiação solar deste tipo de tecnologia. O ORC solar para as condições de operação de Itajubá alcançou uma potência máxima de 5,6 kWe. O sistema gaseificação/motor alcançou uma potência máxima de 6,75 kWe para um valor nominal com diesel fóssil de 10,4 kWe.

 

Foi formada uma quantidade considerável de recursos humanos de alta qualificação; 4 mestres, dois doutores ainda em formação.

O laboratório, hoje único no Brasil, pode ser usado para o treinamento de profissionais de diferentes empresas do setor energético e de instituições de educação superior. Os resultados obtidos no projeto podem ser utilizados para a otimização de projetos de sistemas e equipamentos heliotérmicos para as condições Brasileiras.

 

Solar Biomassa.jpg

Dish Stirling

 

Solar Biomassa02.jpg

Laboratório Solar

 

Solar Biomassa03.jpg

Concentradores Solares

 

Veja a notícia do projeto na Plataforma Online de Energia Heliotérmica: http://energiaheliotermica.gov.br/pt-br/noticias/575-unifei-recebe-laboratorio-de-energia-heliotermica

 

​StatusNº P&D​Início​Fim​​Parceiros ​
EncerradoDE0041​12/04/2011​11/04/2016UNIFEI