Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Poste de Rede Auto Aterrado para Aplicação em Áreas Urbanas e Rurais

 

 

O aterramento elétrico é de fundamental importância em um sistema de distribuição de energia elétrica, sendo uma ligação intencional à terra com o objetivo de fornecer à instalação um caminho de impedância adequada por onde pode circular uma corrente elétrica, seja ela derivada de uma falta ou descarga atmosférica.

O aterramento estrutural tem se mostrado um eficiente recurso para a dissipação de correntes de descargas atmosféricas. As normas de proteção de estruturas contra descargas atmosféricas brasileiras, NBR5419/2005, NBR 5410/2005 e a internacional IEC 61024-12/1998, incluíram a utilização das ferragens das estruturas e fundações de concreto armado como parte integrante de um sistema de aterramento.

Define-se como poste autoaterrado o poste de concreto armado, de qualquer tipo ou seção, concebido de tal forma que as barras de aço longitudinais da armação da estrutura também são utilizadas com a função de eletrodo de aterramento da instalação elétrica a que pertence.

CS0048.jpg

Objetivo

Desenvolver protótipo de poste autoaterrado para redes de distribuição de energia elétrica, através do estudo de novas composições de concreto armado e utilizando a ferragem interna como eletrodo de aterramento, dispensando o uso da conexão de hastes de cobre adicionais. O seu uso permitirá maior confiabilidade e eficácia do sistema de aterramento da rede frente a descargas atmosféricas, prevenindo danos a equipamentos da concessionária e consumidores. Dentre as etapas do projeto, foram alcançadas as seguintes realizações:

Pesquisa da composição e resistividade do concreto como dissipador da corrente, sem perda de resistência mecânica do poste, considerando o efeito de descargas atmosféricas através da armadura; 

  • Desenvolvimento de novos conectores metálicos para conexão à estrutura de aterramento (vergalhão-terra);

 

  • Definição do processo produtivo de postes autoaterrados;

 

  • Ensaios elétricos e mecânicos em postes protótipos;

 

  • Fabricação de 229 postes autoaterrados (cabeça de série) e instalação na rede, para teste em campo e comparação das resistências de aterramento antes e depois do novo produto.

 

Descrição Técnica

Poste de concreto com aterramento feito na própria estrutura da armação de aço.

StatusNº P&D​​InícioFim​Parceiros​
Encerrado​CS0048​01/12/2012​30/04/2015​MF Engenharia​