Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

 1° Workshop de Mobilidade Elétrica

​​​A CPFL Energia realizou no dia 29 de setembro, no Café Filosófico, o 1º Workshop de Mobilidade Elétrica, que teve por objetivo discutir a Mobilidade Elétrica no Brasil e no Mundo, além de integrar as diversas instituições envolvidas no projeto da CPFL.​​​

Participaram do evento gerentes da CPFL, pesquisadores, consultores, representantes das principais montadoras que possuem veículos elétricos em seu portfólio no Brasil.

Marcelo da Silva Gongra Oliveira, gerente do Projeto de Mobilidade Elétrica, fez a abertura do evento, destacando a importância do encontro para a disseminação de boas práticas, oportunidades e desafios para a mobilidade no Brasil. “Este momento é significativo para todos nós, pois aqui teremos a oportunidade de debater as estratégias e iniciativas da mobilidade elétrica, além de conhecer grandes projetos sobre o tema no Brasil e no Reino Unido”.


​Marcelo enfatizou também o programa de Mobilidade Elétrica da CPFL, que visa estabelecer a região de Campinas como um laboratório real de mobilidade elétrica para a realização de estudos relativos ao tema. “Nossa proposta é implementar eletropostos pela cidade, disponibilizar mais carros elétricos para nossos parceiros e a partir dessa situação real extrair dados sobre as diversas aplicações e implicações da tecnologia, possibilitando o estudo e aprofundamento dos impactos reais dos veículos para o setor elétrico, que possam contribuir para a melhoria de nosso projeto”.

Ao longo do evento, parceiros e pesquisadores da Unicamp, Daimon, CPqD, CEIIA, Mobi2Electric, Itaipu e montadores de veículo elétricos BYD, Renault e BMW apresentaram seus estudos e visão de futuro da tecnologia para o país.

Para encerrar a programação, o evento trouxe ainda a participação especial do pesquisador Jairo Quiros, do projeto “My Electric Avenue”, do Reino Unido.


Para Luiz Carlos Pereira da Silva, professor da Faculdade de Engenharia Elétrica de Computação da Unicamp, o evento é uma oportunidade de troca de experiências e integração entre os parceiros do projeto de Mobilidade Elétrica da CPFL. “Integramos o projeto da CPFL há mais de um ano e hoje pudemos conhecer os outros parceiros e seus estudos. Além disso, a participação dos fabricantes também é importante para sabermos o que está sendo desenvolvido no mercado de veículos elétricos”.​

 

 


Carlos Cortes, gerente Sênior da BMW-i, ressalta os principais pilares desse encontro. “Um evento como esse é extremamente significativo para a difusão da mobilidade elétrica e híbrida no mercado brasileiro. Além de colocar os diferentes atores para se falarem, possibilita ainda a desmistificação da tecnologia em diversos pontos, para que ela se torne realidade e possamos acabar com a desinformação que existe no mercado”.


​​Abaixo podem ser encontrados os materiais ​​de apresentação durante o evento: