Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Chamada Pública de Projetos - Programa de Eficiência Energética - PEE

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

O Programa de Efciência Energética (PEE) das distribuidoras de energia é regido pelo PROPEE – ANEEL, aprovado pela REN 830/2018, que estabelece a necessidade de realizar anualmente uma Chamada Pública de Projetos (CPP) pelas distribuidoras de energia com mercado maior que 1.000 GWh/ano. As distribuidoras do Grupo CPFL Energia que se enquadram nesta regulamentação (CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE) realizam este processo anualmente desde 2014.

A CPP contempla projetos de diferentes segmentos: Industrial, Residencial (condomínios), Comercial, Poder Público, Serviço Público, Iluminação Pública e Rural, disponibilizando recursos financeiros para estas classes de clientes. É importante ressaltar que, cada cliente concorre pelo recurso disponível para seu segmento de mercado. 

A CPFL realiza a análise destes projetos com foco: documental (análise dos documentos solicitados), técnica (avaliação da viabilidade do projeto), compliance (avaliação do cliente sob a ótica das leis anticorrupção), crédito (análise de crédito e da saúde financeira do cliente proponente) e ranking (pontuação e classificação dos projetos). O resultado da CPP é publicado no site da CPFL e os projetos aprovados são formalizados com a assinatura de Termos de Cooperação ou Contratos de Desempenho, conforme o caso.

​Objetivo​


O objetivo da Chama​da Pública de Projetos de Eficiência Energética, em conformidade com a REN 830/2018/ANEEL e com o PROPEE, é tornar mais transparente e democrático o processo decisóri​​o de escolha dos projetos e obras que serão implementadas. Isso visa promover a participação efetiva dos clientes/consumidores, que terão a oportunidade de propor projetos que serão analisados pela comissão avaliadora das distribuidoras da CPFL Energia. O resultado final é a escolha dos melhores projetos sob a ótica da RCB - Relação Custo Benefício, inovação e amplitude dos resultados dos sistemas energéticos eficientizados. A CPFL Energia estimula e orienta seus clientes a utilizar a energia elétrica de forma inteligente e equipamentos eficientes. 

 

Chamada Pública de Projetos 2019


Abrangência


Todas as propostas de projetos apresentadas deverão ser voltadas para os clientes atendidos na área de concessão das distribuidoras CPFL Paulista, CPFL Piratininga, CPFL Santa Cruz e RGE, que estejam em dia com suas obrigações perante a concessionária e os governos federal, estadual e municipal. As propostas de projetos podem ser apresentadas tanto pelos clientes diretamente beneficiados ou por empresas que atuam no segmento de eficiência energética que não tenham restrições cadastrais, técnicas, comerciais e jurídicas com o grupo CPFL Energia, além de fabricantes e co​merciantes de equipamentos, conforme formalização obrigatória através de carta de apresentação assinada por representante do cliente a ser beneficiado.

Apresentamos abaixo o cronograma previsto, em ordem cronológica, para o Processo de Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2019:

Cronograma CPP19 CPFL.JPG

Todos os prazos finais são referenciados ao horário padrão de Brasília encerrando às 17h00min00seg.

Prazo de entrega das propostas de projetos: 05/07/2019 até as 17h00min (horário de Brasília).

Observa-se que, para realizar a proposição de um projeto, existe a necessidade de cadastramento prévio da Unidade Consumidora que será beneficiada até o prazo máximo de 21/06/2019, conforme previsto no cronograma. Cadastros não realizados até esta data não poderão submeter propostas de projeto na Chamada Pública de Projeto 2019. Este cadastro deve ser realizado utilizando-se o link abaixo.

Clique aqui para submeter uma proposta de projeto e/ou realizar o cadastro de Unidade Consumidora (a partir de 03/06/2019).

Apresentamos a seguir o Edital, Anexos e Modelos de Contratos e Termos da Chamada Pública de Projetos das distribuidoras do Grupo CPFL Energia de 2019.

Edital da Chamada Pública de Projetos da CPFL Energia nº 001_2019.pdf

ANEXO A - Glossário.pdf

ANEXO B - Carta de apresentação.zip

ANEXO C - Modelo de Diagnóstico.pdf

ANEXO D - Tabela de Materiais e Equipamentos.pdf

ANEXO E - Critérios de Seleção de Projetos.pdf

ANEXO F - Descarte de Materiais e Fontes Incentivadas.pdf

ANEXO G - Contrato de Desempenho.pdf

ANEXO H - Carta de solicitação de repasse.pdf

ANEXO I - Termo de Cooperação Com Repasse.pdf

ANEXO J - Termo de Cooperação Sem Repasse.pdf

ANEXO K - Termo de Cooperação Técnica Com Repasse e Interveniente Administrativo.pdf

ANEXO L - Termo de Cooperação Técnica Com Bônus.pdf

ANEXO M - Termo Aditivo ao Contrato de Desempenho.pdf

ANEXO N - Nota Promissória.pdf


Planilha de cadastro do cliente (beneficiário e, quando o caso, interveniente administrativa ou representante legal) de avaliação cadastral para preenchimento e submissão com a Proposta de Projeto:

Planilha - Cadastro de Cliente CPP19.zip


Planilha de detalhamento do Projeto e da Relação Custo Benefício (RCB) para utilização no detalhamento físico - financeiro das propostas que serão submetidas:​

Planilha RCB CPP 2019.zip (Atualizado em: 26/06/2019)

Manual do sistema para proposição de propostas de projetos:

Manual Sistema SEFIC.pdf (Atualizado em: 07/06/2019)​


Outros anexos importantes para consulta e utilização:

Guia de Medição e Verificação para o Programa de Eficiência Energética Regulado pela ANEEL.pdf

Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance da EVO.pdf

Procedimentos do Programa de Eficiência Energética - PROPEE.pdf


A seguir, compartilhamos respostas às principais dúvidas sobre esse processo. Esse documento será atualizado com novos esclarecimentos durante todo o pro​​​cesso de Chamada Pública, visando divulgar os esclarecimentos das principais dúvidas recebidas:

FAQ_Principais Perguntas e Respostas sobre a CPP 2019 da CPFL.pdf (Atualizado em: 07/06/2019)

​Abaixo, compartilhamos os principais fluxos do processo para possibilitar o pleno entendimento das etapas da Chamada Publica de Projetos de Eficiência Energétic​a das distribuidoras do Grupo CPFL Energia:

Fluxo do Processo de Seleção de Projetos da CPP.jpg

Processo de Execução dos Projetos da CPP 2019 - Contrato com Repasse.bmp

Processo de Execução dos Projetos da CPP 2019 - Contrato sem Repasse.bmp

Eventuais alterações neste conteúdo poderão ocorrer e serão publicadas nessa página. Recomendamos assim o acompanhamento desta página para conhecimento de eventuais novas atualizações.


Resultado das Avaliações das Propostas Submetidas

A ​Comissão Avaliadora da Chamada Pública de Projetos 2019 das distribuidoras do Grupo CPFL, analisou as propostas de projeto de Eficiência Energética submetidas e, após avaliação dos documentos, apresenta abaixo o resultado final da avaliação realizada:​

Resultado Avaliações CPP 2019 CPFL Energia.pdf

Os motivos das reprov​​as também foram publicados individualmente em cada um dos projetos submetidos e podem ser acessados pelo link: 
http://sefic.cpfl.com.br

Conforme previsto no item 10.5. do​ E​dital, eventuais recursos poderão ser interpostos pelo CLIENTE proponente, seguindo o ​seguinte cronograma:

  • Prazo para Submissão de Recurso Administrativos: 26/08/2019 ​
  • Prazo para Avaliação dos Recursos pela Comissão Avaliadora: 13/09/2019
  • Publicação do Resultado Final: 13/09/2019​


Resultado Final da Chamada Pública de Projetos 2019 da CPFL

A Comissão Ava​liadora da Chamada Pública de Projetos 2019 das distribuidoras do Grupo CPFL analisou os recursos administrativos apresentados e, após avaliar as informações e documentos contidos nesses documentos, apresenta abaixo o resultado final da avaliação realizada.

Resultado Final da Chamada Pública de Projetos 2019 após Fase Recursal.pdf

Esse é o resultado final da avaliação dos Projetos de Eficiência Energética submetidos na Chamada Pública de Projetos (CPP) 001/2019​ do Grupo CPFL.

Os clientes com projetos aprovados serão contatados pela empresa nos próximos dias para iniciar as tratativas de formalização da contratação do projeto com assinatura do Contrato de Desempenho ou Termo de Cooperação, conforme o caso. O prazo para conclusão dessa próxima etapa é 14/10/2019.

O recurso financeiro disponível na CPP 2019 para a RGE possibilitava a execução dos 15 melhores projetos aprovados, entretanto, decidiu-se selecionar para execução todas as propostas aprovadas.

Abaixo tem-se a compilação das principais informações do processo de Chamada Pública de Projetos 2019 das distribuidoras do Grupo CPFL.

Principais Informações da Chamada Pública de Projetos da CPFL Energia nº 001_2019.pdf