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​​​​​​​​​​​​​Minha conta digital está com uma "cara nova"?​​


Isso mesmo! Estamos padronizando nossas contas digitais para que sejam visualmente iguais as contas de papel. Por isso, a partir de janeiro de 2021 sua conta digital passa a vir com uma “cara nova”.

Isso é válido para todos os clientes do Grupo CPFL, os de baixa tensão (residencial, rural, etc) e alta tensão (grandes empresas).

Confira as imagens de como eram as contas e como ficarão em seu modelo novo:​

CPFL​ - Clientes Baixa Tensão

​Conta Digital Atual (co​mo era)​ - Clientes baixa tensão​Conta Digital Nova (como ficou) - clientes baixa tensão
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​RGE - Clientes Baixa Tensão

​Conta Digital Atual (como era)​ - Clientes baixa tensão​​Conta Digital Nova (como ficou) - clientes baixa tensão
conta-digital-rge-antes-.pngconta-digital-rge-depois-.png


​CPFL - Clientes Alta Tensão

​​​Conta Digital Atual (como era)​ - Clientes alta tensão​​Conta Digital Nova (como ficou) - clientes alta tensão
​​​​​


R
GE - Clientes Alta Tensão

​​​Conta ​Digital Atual (como era)​ - Clientes alta tensãoConta Digital Nova (como ficou) - clientes alta tensão​​
conta-digital-grupoA-rge-antes-.pngconta-digital-grupoA-rge-depois-.png
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Minha conta veio com um aviso em destaque. Ela é verdadeira?​​

Sim, essa conta é verdadeira. A partir de janeiro de 2021, apenas os clientes que tiverem contas em aberto verão este aviso de destaque em suas contas em papel ou digital.

​Conta CPFL​ - Aviso em destaque​Conta RGE - Aviso em destaque
conta-cpfl-carimbo-.pngconta-rge-carimbo-.png


Ele serve como um lembrete e um alerta da necessidade de quitação de débitos para evitar o corte de energia. 

Desde setembro de 2020, a empresa oferece várias opções para facilitar o pagamento das contas e ainda resolver tudo on-line, sem sair de casa.

• Confira as condições de parcelamento no cartão (VISA e Mastercard) ou boleto bancário em www.cpfl.com.br/parcelar​ ​​ou www.rge-rs.com.br/parcelar​.​

• Quem se enquadra no perfil de baixa renda pode fazer o cadastro 100% on-line para ter descontos na tarifa. 

Acesse www.cpfl.com.br/parcelar​ ​​ou www.rge-rs.com.br/parcelar​ e escolha a melhor opção pra você. Em caso de contas que já tenham sido pagas, apenas desconsidere esse aviso.​​​​

Minha cont​​a veio com um QR Code novo. Ela é verdadeira? 

​​​​Para que serve?​​

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Sim, sua conta é verdadeira. A partir de fevereiro de 2021, as contas de energia em papel e digital passarão a ter o QR Code do PIX. 

Clientes RGE: No caso das contas da RGE, teremos dois QR Codes novos, um na parte de cima da conta, que é de uso exclusivo da RGE, e outro na parte de baixo da conta, que é destinado para realizar o pagamento pelo PIX.

Mas afinal, o que é PIX?! O PIX é a nova forma desenvolvida pelo Banco Central de realizar pagamento instantâneos pelo celular, 24 horas por dia, 07 dias por semana.

Pagar sua conta de luz pelo PIX tem muitos benefícios, acesse: www.cpfl.com.br/pix​ ou www.rge-rs.com.br/pix​ e saiba mais!

Veja abaixo onde o PIX estará localizado em sua conta:​

​​Conta CPFL - PIX​​Conta RGE - PIX
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Importante: O QRCode localizado na parte de cima da sua conta, é de uso EXCLUSIVO da CPFL/RGE. Portanto, atente-se que o QRCode do PIX é o que fica próximo ao código de barras.

A c​​​onta em papel ​da CPFL ​​está com o gráfico de "Histórico de ​Consumo" com uma cor diferente. Essa conta é verdadeira?

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Sim, a conta é verdadeira. Com o objetivo de deixarmos todas as contas de energia visualmente iguais, a partir de janeiro de 2021, o gráfico de “histórico de consumo” que antes era na cor cinza, passa a ser na cor preta, apenas nas contas em papel.

Veja abaixo exemplo deste campo antes e depois da mudança:

​H​istórico de Consumo - Antes​Histórico de Consumo - Depois
historico-consumo-antes-.pnghistorico-consumo-depois-.png
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A CPFL/ RGE faz ligações pedindo depósito ou transferência direto em conta bancária?​​​


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A CPFL/ RGE não fazem contato telefônico ou presencial para realização de serviços ou cobranças que exijam depósito/transferência prévia em conta bancária ou dinheiro em espécie.  Em situações suspeitas, a orientação é que os clientes não prossigam com o atendimento e realizem a consulta via site www.cpfl.com.br / www.rge-rs.com.br, App CPFL Energia ou  contato com a central de relacionamento da empresa para esclarecer se há algum serviço agendado ou débitos em aberto. 

A CPFL/ RGE envia boletos por e-mail e WhatsApp?​​

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A CPFL e RGE  esclarecem que não entram em contato via WhatsApp sem você ter pedido e não enviam um boleto da conta de luz pelo aplicatico de mensagens. Lançamos recentemente o atendimento online via WhatsApp, através do número 019 37951705 (CPFL) e 051 3539-6791 (RGE), no qual apenas o cliente entra em contato para tirar dúvidas frequentes ou avisar falta de energia.

Os meios oficiais de envio de conta de energia são presencial (pelo entregador) ou digital (via SMS ou e-mail). Nossos e-mails são enviados por meio dos remetentes: [email protected][email protected][email protected] Também, trabalhamos em parceria com as empresas de cobrança Credit Cash,  Verreschi e BL Cobrança para casos de clientes que possuam débitos em aberto. ​​​​

Existem criminos​​os se passando por eletricistas da CPFL/ RGE?​​

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Esclarecemos que colaboradores prestam serviços às companhias para leitura dos medidores, e sempre comparecem devidamente identificados com crachás, uniformes, veículo com identificação da empresa e com ordem de serviço para a atividade. 

A distribuidora destaca ainda que realiza inspeções nos medidores de energia nas instalações dos clientes de forma rotineira, em um trabalho de segunda-feira a sábado. 

Em caso de dúvidas em relação à necessidade de realização de qualquer serviço, o cliente pode entrar em contato por meio dos canais de atendimento, entre eles, o 0800 010 1010 (CPFL Paulista), 0800 0102570 (CPFL Piratininga), 0800 7722196 (CPFL Santa Cruz) e 0800 907 0900 (RGE). Em casos de inspeção e outros trabalhos, é necessário solicitar aos colaboradores o número da nota de serviço e confirmá-lo com o atendente.

O Grupo CPFL Energia informa seus clientes sobre medidas de segurança quando houver suspeitas de fraude ou estelionato, nas orientações apresentadas a seguir:frase-aviso.png

Informações sobre o atendim​ento de eletricistas ou pres​tadores de serviço d​​a CPFL


• O acesso do colaborador ou prestador de serviço da CPFL/ RGE está restrito ao medidor de energia elétrica. 

• Em atendimento, todos os colaboradores e prestadores de serviço devem usar uniforme-padrão com identificação da empresa, veículos igualmente identificados e crachá com nome e foto.  

• Os pagamentos referentes ao serviço de fornecimento de energia elétrica são realizados via conta de energia. 

​Informações sobre a conta de Energia

• Além da sua conta de energia, também enviamos cartas informativas que devem ser abertas e lidas pelo cliente;

• Em caso de conta suspeita, acesse o site www.cpfl.com.br (para as distribuidoras de SP) ou www.rge-rs.com.br (para a RGE), realize a solicitação de envio da segunda via e efetue o pagamento da fatura com o código de barras recém-emitido;

• Para sua comodidade, segurança e respeito ao meio ambiente, disponibilizamos o cadastro de sua conta por e-mail e débito automático em sua conta bancária.

Sobre contas por e-mail, é importante atentar-se a:

- Você sempre será direcionado a um endereço seguro, que é contadigital.cpfl.com.br. Esse link somente pode ser acessado através da própria conta digital do cliente;

- Sua conta de energia nunca é aberta diretamente ou enviada via anexo ou direcionada para qualquer outro endereço que não seja contadigital.cpfl.com.br;

- Antes de confirmar qualquer pagamento de contas de energia no seu aplicativo ou caixa eletrônico, confira se os dados que aparecem na tela são os do Grupo CPFL: 
    - Beneficiário: Razão social da Distribuidora Correspondente 
    - CNPJ da Distribuidora Correspondente

- Se o pagamento for feito na boca do caixa ou em casas lotéricas, solicite para o atendente confirmar se são esses os dados antes de confirmar o pagamento.

- Se forem diferentes, NÃO EFETUE O PAGAMENTO e contate a Distribuidora através dos canais oficiais para solicitação da segunda via da conta de energia.

​Em caso de dúvida, a orientação é de que os clientes procurem os canais oficias de atendimento disponíveis em nosso site www.cpfl.com.br ou www.rge-rs.com.br (para a RGE).

Informações sobre contatos via telefone e e-mail

• Alertamos para a atuação de golpistas que utilizam o nome da companhia ao ligar para os clientes e solicitar pagamento de boletos ou depósitos bancários.

• Importante saber que ninguém do poder público ou judiciário está autorizado a cobrar quaisquer valores por serviços elétricos de responsabilidade da distribuidora. Os clientes são avisados previamente, através da conta de energia, se estão com débitos em aberto.

• Não realizamos serviços que exijam depósito/transferência prévia em conta bancária ou dinheiro em espécie. 

• Não realizamos sorteios ou campanhas promocionais direcionadas a um único cliente, sem comunicação prévia pelo site da companhia.

• A CPFL/ RGE ao confirmar dados, o faz somente com o objetivo fim de melhor atendê-lo (e isto não inclui o pedido de eventuais senhas por parte deles ou de valores financeiros). Sugerimos aos clientes manterem o seu cadastro atualizado em nosso banco de dados.

• Possuímos convênio com empresas que podem oferecer serviços a serem cobrados via conta de energia, com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). No entanto, estas empresas parceiras não têm nossa autorização para solicitar qualquer tipo de pagamento antecipado à prestação de serviço e fora de lançamento na fatura da unidade consumidora. 

• Em situações suspeitas, orientamos o cliente a não prosseguir com o atendimento telefônico ou presencial. É essencial que o cliente entre em contato com a central de relacionamento da empresa para esclarecer se há algum serviço agendado. 

Caso o cliente se sinta lesado, recomendamos o imediato registro de um Boletim de Ocorrência, a fim de que o caso seja apurado pelos órgãos competentes.