Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint

Dúvidas Frequentes

Dúvidas?

Possuo contas de energia em atraso, como sou informado deste débito?

A informação é feita através de uma mensagem de aviso de vencimento que vem impresso na próxima conta de energia.

O Reaviso de vencimento de contas encaminhado em sua conta de luz concede o prazo de 15 dias corridos para pagamento para que não ocorra a suspensão do fornecimento de energia elétrica. Este prazo estabelecido no Reaviso é definitivo e não poderá ser prorrogado. Caso o pagamento seja efetuado dentro do prazo, não haverá risco de suspensão de fornecimento. Após o pagamento dentro do prazo do reaviso, não é necessário entrar em contato para avisar a quitação.

Pagar a conta após o vencimento do reaviso, tem risco de corte?

​Sim, após o vencimento do reaviso, é recomendado manter a conta no local para apresentação ao eletricista.

Como emitir a segunda via?

Se você perdeu ou não recebeu a sua conta de energia, solicite rapidamente a segunda via de conta em nosso site. Em poucos passos, você poderá gerar um arquivo digital e realizar uma impressão sem custo adicional. Caso queira receber uma nova via da conta em sua residência, também poderá solicitá-la através deste serviço.

Segue o link do serviço

Não tenho condições em efetuar o pagamento da conta. É possível a CPFL parcelar essa conta?

O pagamento das contas preferencialmente deve ser quitado à vista. Não sendo possível, deve-se comparecer a uma agência de atendimento presencial para analisarmos a possibilidade de parcelamento.
Somente o titular poderá solicitar esta análise ou responsável com procuração, e o mesmo deverá trazer os seguintes documentos:

Pessoa Física: CPF, RG e comprovante de residência.
Pessoa Jurídica: CNPJ, CPF, RG, comprovante de residência.

Encontre a agência de atendimento mais próxima na área de "Atendimento a Consumidores" em nosso site: Acesse aqui

Como a CPFL localiza meu imóvel?

​A maneira mais rápida da CPFL localizar seu imóvel é através do SEU CÓDIGO que está na parte interna da sua conta, na tarja laranja, ao lado do site e do 0800.

Por que é necessário alterar a responsabilidade do imóvel para o novo morador?

Para a CPFL o responsável pelo consumo e utilização da energia de um imóvel é o titular da conta de energia. Por isso é de grande importância manter esses dados sempre atualizados. A atualização dos dados na conta de energia é uma segurança de que somente estarão em seu nome as contas geradas durante sua responsabilidade, ou seja, durante o período que for o titular da conta de energia elétrica.

Para realizar a transferência de titularidade acesse aqui

Ao sair do imóvel devo retirar da minha responsabilidade a conta de energia?

Sim, se vai sair do imóvel orientamos que efetue o pedido de desligamento da energia elétrica, para evitar transtornos com terceiros.
A CPFL irá efetuar o desligamento da unidade em campo e encerrar a relação contratual. Ressaltamos também que para encerrar a sua relação contratual sem pendências deverá ser quitado todos os débitos.

Posso alterar a data de vencimento da minha conta? Onde?

Sim, é possível alterar a data de vencimento da conta, desde que nos últimos 12 meses, nenhuma alteração tenha sido realizada. O canal mais rápido para alterar o vencimento da conta é o site. Acesse aqui

Qual o prazo para atender a solicitação de Ligação Nova?

Se não houver necessidade de análise técnica o prazo será:

Área urbana: Atendimento em até 5 dias úteis, sendo 3 dias úteis para vistoria do padrão e de 2 dias úteis para efetivar a ligação.

Área rural: Até 10 dias úteis, sendo 05 dias úteis para Vistoria do Padrão e 5 dias úteis para efetivar a ligação."

Se houver necessidad e de análise técnica, o cliente será comunicado, em até 10 dias úteis, sobre o valor e prazo para execução da obra.
Para solicitar o serviço de ligação nova, acesse aqui

Posso solicitar uma ligação em meu nome se o imóvel possui débitos em nome de terceiros?

Sim. O pedido de ligação pode ser efetuado, mas a liberação só ocorrerá após o envio e a análise de documentos que comprovem a não responsabilidade do cliente pelo débito.

Qual é o prazo para ocorrer o desligamento da instalação?

​O prazo de atendimento é de até 2 dias úteis.

Onde registro o pedido de reparo de mau funcionamento de iluminação?

O pedido pode ser registrado em nosso site, tanto para mau funcionamento de iluminação pública, como para lâmpadas acesas durante o dia ou apagadas durante a noite e também para iluminação instável.

 

Caso a iluminação fique em praças públicas, viadutos ou passarelas, a responsabilidade pela manutenção é da Prefeitura da sua cidade.

Atenção: nem todas as cidades da área de concessão possuem a manutenção da CPFL, sendo assim de responsabilidade do município.


Acesse aqui o serviço para consultar a disponibilidade.

O que é e quando será liberada a Tarifa Branca?
Tarifa branca é uma nova opção de cobrança do consumo de energia para clientes residenciais, comerciais e industriais no qual o preço do kWh tem uma variação conforme o horário e o dia da semana.

Nos dias úteis as variações ocorrem em três horários:
Ponta (horário de pico) – energia mais cara
Intermediário – energia com preço mediano
Fora de ponta (fora do horário de pico) – energia mais barata

O objetivo é deslocar o consumo de energia do horário de ponta para fora, reduzindo a necessidade de usar as usinas termelétricas para geração de energia, que são mais caras e poluentes, além de melhorar a utilização da rede elétrica ao longo do dia.
A adesão ao modelo é opcional, e será válida a partir do dia 1º de janeiro de 2018, sem custo aos clientes conforme o cronograma abaixo. Poderá ser solicitada nas agências de atendimento de qualquer distribuidora do Grupo CPFL Energia.
Caso não se adapte ao modelo, o cliente pode voltar ao modelo de cobrança convencional a qualquer momento, também sem custo adicional.

Cronograma de liberação:
Durante 2018 apenas novos consumidores ou clientes com média de consumo superior aos 500 kWh/mês nos últimos 12 meses poderão fazer adesão.
A partir de 2019 será disponibilizado para clientes com média de consumo superior a 250 kWh/mês nos últimos 12 meses.
De 2020 em diante, todos os consumidores de baixa tensão poderão aderir ao novo modelo tarifário, com exceção dos clientes de baixa renda.

Para mais informações, a ANEEL separou um link exclusivo para falar do assunto. Acesse clicando a​​​qui.​ 
Sou cliente RGE Sul, o que muda em relação ao padrão de entrada (poste padrão, postinho)?

​As principais alterações são em relação ao padrão de entrada de energia de baixa tensão (BT).

O padrão RIC BT não estará mais em vigor e passaremos a utilizar as normas contidas nos documentos denominados GED, deixando de ter um documento único. Dentre as principais orientações dessas normas estão a necessidade de projeto elétrico em situações que o RIC BT dispensava, alterações nos dimensionamentos do padrão de entrada por categoria e nas características dos materiais.

Exemplo: Haverá necessidade de apresentação de projeto elétrico em medições a partir de 3 unidades consumidoras. Somente serão aceitas caixas de medição e postes cujos protótipos tenham sido homologados pela RGE Sul, onde o poste e caixa de madeira não serão mais permitidos.

Basicamente são dois produtos que precisam ser homologados: as caixas de medição e os postes. As principais normas que vão orientar os clientes serão GED – 13, GED – 4621, GED – 119 e GED – 3735. Existem outros documentos relacionados a especificação dos materiais a ser utilizados, os quais estão referenciados nessas normas principais.

Todos as normas estão disponíveis no site da RGE Sul, ou do Grupo CPFL Energia.

A nova norma entra em vigor a partir de 1º de abril de 2018. A partir dessa data, a RGE Sul só aceitará o padrão GED para as novas ligações. No período de 1° de outubro de 2017 a 31 de março de 2018, tanto o padrão RIC BT quanto o padrão GED serão aceitos.

Caso tenha interesse em fabricar ou homologar o poste para o novo padrão, envie um e-mail para duvidasged13@cpfl.com.br informando o município e qual o produto deseja homologar. Após recebimento e análise, a RGE Sul fará a orientação de como proceder.

Como consultar débitos?

​É possível consultar débitos em nosso site, acesse aqui