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Dúvidas Frequentes

Dúvidas?

Possuo contas de energia em atraso, como sou informado deste débito?

A informação é feita através de uma mensagem de aviso de vencimento que vem impresso na próxima conta de energia.

O Reaviso de vencimento de contas encaminhado em sua conta de luz concede o prazo de 15 dias corridos para pagamento para que não ocorra a suspensão do fornecimento de energia elétrica. Este prazo estabelecido no Reaviso é definitivo e não poderá ser prorrogado. Caso o pagamento seja efetuado dentro do prazo, não haverá risco de suspensão de fornecimento. Após o pagamento dentro do prazo do reaviso, não é necessário entrar em contato para avisar a quitação.

Pagar a conta após o vencimento do reaviso, tem risco de corte?

​Sim, após o vencimento do reaviso, é recomendado manter a conta no local para apresentação ao eletricista.

Como emitir a segunda via?

Se você perdeu ou não recebeu a sua conta de energia, solicite rapidamente a segunda via de conta em nosso site. Em poucos passos, você poderá gerar um arquivo digital e realizar uma impressão sem custo adicional. Caso queira receber uma nova via da conta em sua residência, também poderá solicitá-la através deste serviço.

Segue o link do serviço

Não tenho condições em efetuar o pagamento da conta. É possível a CPFL parcelar essa conta?

O pagamento das contas preferencialmente deve ser quitado à vista. Não sendo possível, deve-se comparecer a uma agência de atendimento presencial para analisarmos a possibilidade de parcelamento.
Somente o titular poderá solicitar esta análise ou responsável com procuração, e o mesmo deverá trazer os seguintes documentos:

Pessoa Física: CPF, RG e comprovante de residência.
Pessoa Jurídica: CNPJ, CPF, RG, comprovante de residência.

Encontre a agência de atendimento mais próxima na área de "Atendimento a Consumidores" em nosso site: Acesse aqui

Como a CPFL localiza meu imóvel?

​A maneira mais rápida da CPFL localizar seu imóvel é através do SEU CÓDIGO que está na parte interna da sua conta, na tarja laranja, ao lado do 0800.
O código também pode ser localizado no campo "Esqueci meu código" no link: servicosonline.cpfl.com.br

Por que é necessário alterar a responsabilidade do imóvel para o novo morador?

Para a CPFL o responsável pelo consumo e utilização da energia de um imóvel é o titular da conta de energia. Por isso é de grande importância manter esses dados sempre atualizados. A atualização dos dados na conta de energia é uma segurança de que somente estarão em seu nome as contas geradas durante sua responsabilidade, ou seja, durante o período que for o titular da conta de energia elétrica.

Para realizar a transferência de titularidade acesse aqui

Ao sair do imóvel devo retirar da minha responsabilidade a conta de energia?

Sim, se vai sair do imóvel orientamos que efetue o pedido de desligamento da energia elétrica, para evitar transtornos com terceiros.
A CPFL irá efetuar o desligamento da unidade em campo e encerrar a relação contratual. Ressaltamos também que para encerrar a sua relação contratual sem pendências deverá ser quitado todos os débitos.

Posso alterar a data de vencimento da minha conta? Onde?

Sim, é possível alterar a data de vencimento da conta, desde que nos últimos 12 meses, nenhuma alteração tenha sido realizada. O canal mais rápido para alterar o vencimento da conta é o site. Acesse aqui

Qual o prazo para atender a solicitação de Ligação Nova?

Se não houver necessidade de análise técnica o prazo será:

Área urbana: Atendimento em até 5 dias úteis, sendo 3 dias úteis para vistoria do padrão e de 2 dias úteis para efetivar a ligação.

Área rural: Até 10 dias úteis, sendo 05 dias úteis para Vistoria do Padrão e 5 dias úteis para efetivar a ligação."

Se houver necessidad e de análise técnica, o cliente será comunicado, em até 10 dias úteis, sobre o valor e prazo para execução da obra.
Para solicitar o serviço de ligação nova, acesse aqui

Posso solicitar uma ligação em meu nome se o imóvel possui débitos em nome de terceiros?

Sim. O pedido de ligação pode ser efetuado, mas a liberação só ocorrerá após o envio e a análise de documentos que comprovem a não responsabilidade do cliente pelo débito.

Qual é o prazo para ocorrer o desligamento da instalação?

​O prazo de atendimento é de até 2 dias úteis.

Onde registro o pedido de reparo de mau funcionamento de iluminação?

O pedido pode ser registrado em nosso site, tanto para mau funcionamento de iluminação pública, como para lâmpadas acesas durante o dia ou apagadas durante a noite e também para iluminação instável.

 

Caso a iluminação fique em praças públicas, viadutos ou passarelas, a responsabilidade pela manutenção é da Prefeitura da sua cidade.

Atenção: nem todas as cidades da área de concessão possuem a manutenção da CPFL, sendo assim de responsabilidade do município.


Acesse aqui o serviço para consultar a disponibilidade.

O que é e quando será liberada a Tarifa Branca?
Tarifa branca é uma nova opção de cobrança do consumo de energia para clientes residenciais, comerciais e industriais no qual o preço do kWh tem uma variação conforme o horário e o dia da semana.

Nos dias úteis as variações ocorrem em três horários:
Ponta (horário de pico) – energia mais cara
Intermediário – energia com preço mediano
Fora de ponta (fora do horário de pico) – energia mais barata

O objetivo é deslocar o consumo de energia do horário de ponta para fora, reduzindo a necessidade de usar as usinas termelétricas para geração de energia, que são mais caras e poluentes, além de melhorar a utilização da rede elétrica ao longo do dia.
A adesão ao modelo é opcional, e será válida a partir do dia 1º de janeiro de 2018, sem custo aos clientes conforme o cronograma abaixo. Poderá ser solicitada nas agências de atendimento de qualquer distribuidora do Grupo CPFL Energia.
Caso não se adapte ao modelo, o cliente pode voltar ao modelo de cobrança convencional a qualquer momento, também sem custo adicional.

Cronograma de liberação:
Durante 2018 apenas novos consumidores ou clientes com média de consumo superior aos 500 kWh/mês nos últimos 12 meses poderão fazer adesão.
A partir de 2019 será disponibilizado para clientes com média de consumo superior a 250 kWh/mês nos últimos 12 meses.
De 2020 em diante, todos os consumidores de baixa tensão poderão aderir ao novo modelo tarifário, com exceção dos clientes de baixa renda.

Para mais informações, a ANEEL separou um link exclusivo para falar do assunto. Acesse clicando a​​​qui.​ 
Como consultar débitos?

​É possível consultar débitos em nosso site, acesse aqui

Como faço para solicitar uma nova ligação de energia elétrica para meu imóvel?

Para registrar este serviço, certifique-se que tenha em mãos a relação completa dos aparelhos que serão instalados no imóvel e que a montagem do padrão de entrada (postinho, caixa, disjuntor, fios instalados, ART quando houver necessidade entre outros) esteja concluída e o livre acesso até o padrão de entrada para instalação do medidor.

Também é necessário que exista rede a menos de 30 metros do postinho e que o número esteja fixado (recomenda-se sempre placa de ferro ou madeira presa no postinho pintado com tinta óleo).

Observação: Não é aceita a identificação com material não resistente ao tempo.

A primeira vistoria da ligação é gratuita.
Quando existir a recusa do pedido, na regularização da solicitação, é cobrada taxa de vistoria de acordo com a fase do cliente.

Informações e documentos necessários para solicitação:

PESSOA FÍSICA
» Nome completo do responsável
» Original do CPF (não pode estar em situação cadastral cancelada ou anulada na Receita Federal)
» RG, Órgão Emissor e UF (ou outro documento oficial com foto)
» Data de nascimento
» Estado civil
» Endereço do local a ser ligado
» Atividade a ser exercida no imóvel
» Metragem da área construída do local
» Relação exata da carga instalada e suas respectivas potências
» Endereço da entrega de conta, caso seja diferente da unidade a ser ligada
» Telefone para contato e e-mail se possuir

Importante: Os documentos originais devem ser apresentados em um dos s seguintes locais:

» Agências de atendimento
» Credenciados CPFL Total
» Local da instalação (para o eletricista no momento da ligação)

PESSOA JURÍDICA
» Razão Social e Nome Fantasia
» CNPJ
» Data de Início da Atividade
» Número da Inscrição Estadual (exceto para atividades com características autônomas)
» Endereço do local a ser ligado
» Atividade a ser exercida no imóvel
» Metragem da área construída do local
» Relação exata da carga instalada e suas respectivas potências
» Endereço da entrega de conta, caso seja diferente da unidade a ser ligada
» Telefone para contato e e-mail se possuir

A solicitação deste serviço pode ser efetuada em um dos nossos canais de atendimento.