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Procedimentos



Parceiro, seja bem-vindo à sua página de Procedimentos, aqui você encontra:

• Informações e conceitos dos serviços ofertados no atendimento ao cliente;
• Passo a passo de como navegar na página da Rede Fácil.​

Ligação Nova/Existente

Ligação Nova / Ligação Inativa


Esta opção deverá ser utilizada quando cliente for solicitar energização de um ponto de fornecimento.


Para registrar serviço não é necessário colocar número de instalação e nem documento do titular.

Importante: 

  • Somente registrar o serviço quando o padrão do consumidor estiver de fato instalado adequadamente ( poste, fiação, disjuntor), desta forma evitamos:
  • Deslocamento indevido da equipe de campo
  • Serviços rejeitados
  • Insatisfação do consumidor: Com a rejeição, cliente terá que novamente solicitar o serviço e aguardar novo prazo.

  • Importante: Informar ao consumidor sobre a necessidade de deixar o livre acesso ao padrão para vistoria e instalação do medidor.



Registro:
 

Em Serviços Técnicos, clicar na Opção SERVIÇOS TÉCNICOS/Ligação Nova.


A aplicação apresenta as informações técnicas sobre a solicitação de ligação nova.



Identificar o cliente, que irá solicitar a ligação nova. Verificar os dados cadastrais, e completar se necessário, continuar para ligação nova.



Selecionar a característica da Ligação Nova/Existente


Responder as perguntas técnicas, referente a Ligação Nova/Existente.


Preencher endereço e pesquisar por CEP ou pelo nome da Rua.



Selecionar endereço



Informar a atividade do local ( Residencial, Comercial, Industrial).

 

Se a solicitação de ligação nova for para apartamento, não será necessário coletar carga, pois esta informação já foi passada para empresa.


Quando a solicitação de Ligação nova for para casas será necessário que cliente informe para qual fase padrão foi montado (Monofásico, Bifásico ou Trifásico), área construída, relação e quantidade dos equipamentos que serão utilizados no imóvel.

 

Exemplos: incluir os equipamentos manualmente, como Lâmpadas, Chuveiros, eletrodomésticos e motores ou utilizar um dos combos disponibilizados.




Importante: Quando houver motores entre a relação de carga será necessário informar quantidade de cavalos (CV) e motores acima de 5 CV será necessário também informar qual tipo de partida.


Após finalizar coleta de cargas, para concluir atendimento, informar dados do contato, escolher data de vencimento, preencher informações adicionais, selecionar endereço de entrega da fatura e endereço de correspondência.













Religação de Unidade Consumidora

Religação de Unidade Consumidora:

Selecionar a Instalação pelo número da unidade ou em um dos critérios de pesquisa. 


sistema trará o nome do cliente e a instalação carregados.


Na aba de SERVIÇOS TECNICOS escolha a opção Religar energia 


A aplicação faz a verificação se a instalação atende aos requisitos para religação, apresentando a situação das contas em aberto: 


Caso o cliente ainda não tenha efetuado o pagamento, utilizar a opção "irei efetuar o pagamento", a aplicação será direcionada para a pagina de consulta a débitos com a opção de emitir as 2ª via, fazer o pagamento ou ainda o parcelamento, se atender aos critérios para parcelar.


Caso o cliente já tenha efetuado o pagamento dos débitos em aberto, clicar em "os débitos foram pagos" e prosseguir com a religação. 



Informar ao cliente do custo e do prazo de atendimento e coletar os dados. Cadastre o celular do cliente para receber notificação quanto ao andamento de seu pedido.






Desligamento definitivo

Desligamento definitivo de instalação:

 

Selecionar a Instalação digitando o número da unidade ou utilizando um dos critérios de pesquisa e clicar em Iniciar atendimento.


O sistema trará o nome do cliente e a instalação carregados.


Na aba de SERVIÇOS TECNICOS selecione a opção Desligar energia


A aplicação faz a verificação se a instalação atende os requisitos para desligamento definitivo, apresentando a situação das contas;


Solicitando informações do motivo do desligamento com a possibilidade de informar a leitura Final. ​



Caso o cliente não possua a leitura será apresentada a informação que a conta de consumo final será realizada com a média do consumo dos últimos 12 meses.



Após as informações de Leitura será coletado o endereço de entrega da conta de consumo Final. 











Troca de nome da fatura

Troca de nome da fatura

A troca de nome/transferência de titularidade pode ser realizada para pessoa Física selecionando uma instalação ou não.


Com instalação selecionada​


Acessar na barra de ferramentas na opção CADASTRO selecionar a opção Trocar o nome da fatura



Em seguida preencher os campos para verificar os dados cadastrais do novo cliente. 


Cliente existente: O sistema apresentará os seus dados para conferência, correção, atualização de telefone, e-mail com a opção Continuar para prosseguir a alteração.


Cliente novo: habilitará os campos a seguir.


Ao continuar a aplicação fará a verificação se há contas em aberto e que serão assumidas pelo cliente. Assim como habilitará a escolha da forma de entrega da conta, opção de conta por e-mail, cadastro de telefone celular para receber notificações da empresa e escolha da data de vencimento.








Pesquisa Instalação

Após efetuar o login no site será apresentará a tela inicial com as opções de localização: Instalação, documento, endereço, medidor e nome do titular.

 

Após selecionada uma das opções e localizada a instalação, clicar em Iniciar atendimento.


O sistema trará o nome do cliente e a instalação carregados.




Serviços disponíveis

​Na Barra de MENU superior da tela poderemos visualizar os serviços disponíveis. 


Para identifica-los devemos passar mouse sobre as opções e selecionar o serviço desejado:



Ou escolha o serviço que deseja solicitar realizando a busca na ferramenta:




Parcelamento de Débito

 

Entre as opções disponíveis na aba de FATURA na opção Contas do Cliente poderemos: 

 

Consultar débitos, solicitar 2ª via de contas em aberto e quitadas e parcelar contas.

 

Parcelamento de Débito:

 
Para efetuar o parcelamento de débito o sistema identifica alguns critérios de elegibilidade e disponibiliza a opção de parcelamento.

 

Os Critérios de parcelamento são:

 

 

  • O PARCELAMENTO só pode ser feito pelo TITULAR da instalação.

     
  • A instalação deve ser enquadrada nas classes Residencial, Comercial, Industrial e Rural.

     
  •  Instalação deve estar com status ativo (não poderá estar desligada em definitivo)

     
  • Total de débitos em aberto não ser superior a R$ 5.000,00.

     
  • Total de débitos em aberto não ser inferior a R$ 200,00

     
  • Quantidade máxima de parcelamentos não ser superior a 10 vezes

     
  • Quantidade mínima de parcelas igual a 2, exceto para clientes baixa renda, onde o mínimo é 3).

 

  • Ter três contas vencidas. 

 


Para registrar o serviço, é necessário ter uma instalação selecionada, e na ABA de Faturas selecionar a opção Contas do Cliente.


 

Após selecionar a opção Contas do Cliente a aplicação apresentará a tela de contas com a opção "PAGAR DÉBITOS" e "PARCELE SEUS DÉBITOS", clicar nessa opção.


 


 


 

A aplicação habilitará os campos com as datas disponíveis para pagamento da primeira parcela e a quantidade de parcelas que poderão ser escolhidas e as faturas que serão poderão ser selecionadas para parcelamento.

Importante: sempre excluir da seleção a fatura paga como entrada se houver.


 


 


 


 

O próximo passo será exibir a simulação do parcelamento. 


 


 

Após conferencia da solicitação, preencher os dados do solicitante e avançar. Em seguida será apresentado o termo de aceite, com a opção de confirmação do parcelamento. 

Se estiver de acordo, clicar em Solicitar Parcelamento


 


 

 

Após a conclusão do parcelamento, baixar o PDF contendo o TCD - Termo de confissão de Dívida e as parcelas e imprimir e entregar ao cliente.

Um via do Termo de confissão de Divida deve ser assinado pelo cliente e enviado a CPFL juntamente com a cópia dos documentos pessoais de comprovação de titularidade. ​


 


 


 


 


 


 


 

Segunda Via de Conta

Entre as opções disponíveis na aba de FATURA na opção Contas do Cliente poderemos: 

 

Consultar débitos, solicitar 2ª via de contas em aberto e contas quitadas.

 

Segunda Via de Conta

 
As opções disponíveis para emissão da 2ª via de conta são:
 
Correio: Fatura é enviada ao endereço solicitado em prazo de até 5 dias úteis com cobrança de taxa.(sistema informará valor correto).


Impressão local: Conta poderá ser impressa no momento da consulta, sem nenhuma cobrança adicional, através desta opção cliente pode escolher se deseja imprimir apenas via de pagamento ou conta completa.

 
Para registrar serviço, é necessário termos uma instalação selecionada, na ABA selecionar a opção contas do cliente.


Após selecionar a opção contas do cliente a aplicação apresentará todas as contas em aberto.


Para registrar serviço, selecionar fatura clicando em 2ª via e escolher opção de envio.


 

  • Opção Impressão Via CPFL – Correio

 

Para entrega via correio, clicar reenviar pelos correios e será apresentada a opção de entregar no endereço da instalação ou em outro endereço e confirmar o reenvio.


 

  • Opção Obter Via de Pagamento – Impressão Local

 

A impressão é feita no local, esta via é menos detalhada, apenas com informações relevantes ao pagamento.

 

  • Opção Obter conta completa – A impressão é feita no local

 

Ao clicar em ver conta completa a aplicação abre uma nova janela, com exibição da conta completa e a opção de impressão.​





Segunda Via de Conta quitada

Entre as opções disponíveis na aba de FATURA na opção Contas do Cliente poderemos: 

 

Consultar débitos, solicitar 2ª via de contas em aberto e contas quitadas.

 

 

Segunda Via de Conta quitada:

 
Para solicitar 2ª via de conta quitada:

 
 
Para registrar serviço, é necessário preencher uma instalação, na Aba Fatura escolher a opção Contas do Cliente.



Após selecionar a opção Contas do Cliente a aplicação apresentará a tela de contas com a opção "MINHAS CONTAS PAGAS", clicar nessa opção.


Para registrar serviço, selecionar fatura desejada clicando em 2ª via e escolher opção de envio, será possível visualizar e imprimir o histórico de contas pagas em nome do cliente e referente a instalação selecionada dos últimos 60 meses.​




  •  Opção de envio por e-mail



  •  Opção de visualizar conta completa e imprimir.




Regulamento

Definições:

Os procedimentos e informações são regulados de acordo com as exigências da ANEEL- Agência Nacional de Energia Elétrica.
Para conhecer as condições exigidas de fornecimento de Energia Elétrica, clique em:

Resolução 414 – ANEEL

Informações gerais
1. Protocolo de atendimento:
Em todos os atendimentos, seja informativo ou no registro de serviços, o cliente deve ser informado do número de seu Protocolo.
Na Rede Fácil também é possível imprimir, enviar por e-mail ou baixar em PDF o protocolo de atendimento caso necessário.

2. Contato do cliente:
Dados do contato: A coleta destes dados dá a CPFL condições de acessar o cliente com agilidade e qualidade, sempre que necessário. Por isso sempre que houver um campo para coleta de Nome, telefone, e-mail, etc, abasteça coletando as informações de quem na ocasião, esta solicitando informação/ serviço na Rede Fácil.​