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Diretrizes de Gestão da CPFL

A preocupação com as boas práticas de negócio está no nosso DNA. Por isso, contamos com políticas que garantem nosso posicionamento em relação ao uso sustentável de recursos naturais, condições seguras de trabalho, proteção de dados e a satisfação dos nossos clientes.

As políticas significam que atuamos com transparência, ética e responsabilidade nas decisões das estratégias e no relacionamento com nossos diferentes grupos de públicos. E aqui na CPFL, nós seguimos com absoluto rigor a legislação do nosso setor no Brasil, quanto a normas e compromissos internacionais sustentáveis.

Conheça, abaixo, as nossas certificações de gestão e as respectivas políticas que sustentam toda a nossa atuação:

Política de Qualidade

ISO 9001

As empresas do Grupo CPFL Energia, que operam negócios de geração, transmissão, distribuição, comercialização e serviços, são orientadas por sua Missão, Visão e Valores e são comprometidas com as seguintes diretrizes:

a) Buscar a satisfação dos nossos clientes, colaboradores e demais públicos de interesse.
b) Promover a excelência, colaboração e inovação nos processos, elemento central do Nosso Jeito de Ser, fomentando a melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços prestados.
c) Estimular a geração de valor por meio da adoção de sistemas de gestão da qualidade, contribuindo para a sua visão, de ser a maior empresa de energia elétrica da América Latina por meio do fornecimento confiável e de serviços reconhecidos pelas partes interessadas.
d) Propiciar uma cultura interna de tomada decisões que viabilizem as estratégias definidas para longo, médio e curto prazo, favorecendo soluções simples e ágeis.
e) Estimular e apoiar o desenvolvimento das pessoas, valorizando e compartilhando o aprendizado e reconhecimento das conquistas. 

O texto na íntegra pode ser consultado no Site de Relações com Investidores (RI). Acesse aqui

Política de Meio Ambiente

ISO 14001

As empresas do Grupo CPFL Energia, que operam negócios de geração, transmissão, distribuição, comercialização e serviços, são orientadas por sua Missão, Visão e Valores e são comprometidas com as seguintes diretrizes:

a) Assegurar a proteção do meio ambiente em suas operações, de modo a viabilizar a identificação, avaliação e redução dos impactos ambientais negativos das atividades, instalações, produtos e serviços providos pela companhia.
b) Gerenciar apropriadamente os aspectos e impactos relacionados ao meio ambiente, em particular a prevenção da poluição, o consumo consciente de recursos e a resposta à emergência em situações de contingência ambiental.
c) Respeitar a legislação ambiental e demais requisitos voluntariamente assumidos, direcionando os processos da companhia ao atendimento das condições estabelecidas pelos órgãos relacionados.
d) Promover a melhoria contínua nos processos e práticas adotadas pela companhia, de modo a aumentar o desempenho ambiental de suas operações.
e) Estabelecer sistemas de gestão que desenvolvam planos e programas estruturados para o alcance dos objetivos e metas ambientais da companhia.
f) Promover cultura organizacional voltada ao respeito à natureza e à biodiversidade.
g) Manter canais apropriados de comunicação com seus grupos de interesses, possibilitando a transparência das informações relativas aos resultados e as atuações ambientais.

O texto na íntegra pode ser consultado no Site de Relações com Investidores (RI). Acesse aqui

Política de Saúde e Segurança

ISO 45001

As empresas do Grupo CPFL Energia, que operam negócios de geração, transmissão, distribuição, comercialização e serviços, são orientadas por sua Missão, Visão e Valores e são comprometidas com as seguintes diretrizes:

a) Propiciar um ambiente seguro e saudável de modo a prevenir acidentes e doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho.
b) Assegurar o cumprimento da legislação de saúde e segurança do trabalho e de outros requisitos relacionados, voluntariamente assumidos pela companhia.
c) Eliminar, ou quando aplicável reduzir ao máximo, os riscos de saúde e segurança relacionados ao trabalho.
d) Proporcionar um ambiente de participação e consulta dos colaboradores e seus representantes no planeamento, implementação e avaliação do desempenho da gestão de saúde e segurança no trabalho.
e) Promover a melhoria contínua nos processos e práticas adotadas pela companhia, de modo a aumentar o desempenho da gestão de saúde e segurança do trabalho.   

O texto na íntegra pode ser consultado no Site de Relações com Investidores (RI). Acesse aqui

Política de Segurança da Informação

ISO 27001

Promover a proteção das informações de clientes, acionistas, funcionários e parceiros, satisfazendo suas respectivas necessidades, identificando e tratando riscos à tecnologia da informação e fornecendo instruções aos usuários, através da melhoria contínua dos nossos processos. 

Principais Direcionadores

•    Proteger as informações e dados da CPFL de ameaças externas;
•    Preservar a confidencialidade das senhas;
•    Evitar e-mails ou websites com conteúdo suspeito ou duvidosos;
•    Proibir pessoas não autorizadas de acessar física ou eletronicamente os recursos da CPFL;
•    Informar a liderança sobre qualquer suspeita de acesso indevido às instalações ou dados da CPFL.

O texto na íntegra pode ser consultado no Site de Relações com Investidores (RI). Acesse aqui

Política Anticorrupção

ISO 37001

Estabelecer diretrizes de controle e combate à corrupção e ao suborno, em conformidade as diretrizes da Lei 12.846/13 e outras leis aplicáveis, visando o mais alto nível ético, de transparência e de independência nas relações e negócios.

Principais Direcionadores

Estabelecer diretrizes de controle e combate à corrupção e ao suborno, em conformidade as diretrizes da Lei 12.846/13 e outras leis aplicáveis, visando o mais alto nível ético, de transparência e de independência nas relações e negócios.

•    Proibir e combater a corrupção e o suborno; 
•    Reafirmar e fortalecer o valor integridade, solidificando os compromissos institucionais assumidos pelo GRUPO CPFL em resposta a questões ambientais, econômicas e sociais; 
•    Promover relações e negócios éticos, íntegros, transparentes e em conformidade com a legislação aplicável, bem como a melhoria contínua do Sistema de Gestão Anticorrupção e Antissuborno; 
•    Apurar toda denúncia e adotar medidas disciplinares cabíveis a respeito. 

O texto na íntegra pode ser consultado no Site de Relações com Investidores (RI). Acesse aqui