Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
SharePoint
Falta de Energia

 Falta de Energia

​Quando falta energia, sempre existe um por quê. 

A falta de energia elétrica pode ter três origens: 

  • Interrupção programada  

São previstas com antecedência pela CPFL para fazer algum trabalho de reparo na rede. Geralmente acontecem nos finais de semana e a população é informada bem antes, através de carta. 

  • Interrupção acidental na rede

Trata-se de uma interrupção imprevista, ocasionada por algum acidente na rede elétrica da CPFL. Para descobrir se o defeito é na sua casa, verifique se os vizinhos têm energia elétrica. Não se baseie na iluminação pública, pois ela tem circuito independente e poderá estar acesa se a interrupção for apenas no trecho da rede que fornece eletricidade à sua casa. 

  • Defeito na instalação da residência 

O problema tem origem na sua casa. Veja agora como identificar a causa: comece pela caixa de distribuição, desligando a chave geral e examinando todos os fusíveis. Geralmente o fusível queimado está mais aquecido. Se ele for de louça, a ruptura na solda, causada pelo excesso de carga elétrica, estará bem visível. Outro método para você identificar o defeito é desligar todas as chaves. Depois, ligue a chave geral, uma a uma, vá ligando todas as chaves dos circuitos. O defeito poderá estar em um deles, exatamente naquele cujos equipamentos a ele ligados não estiverem funcionando. Se nenhum dos circuitos funcionar, o fusível queimado poderá estar na chave geral ou no medidor de energia. Identificado o fusível, troque e observe se ele queima de novo. Se isso acontecer, significa que está havendo curto-circuito ou sobrecarga em algum ponto da instalação elétrica. Você deve chamar um eletricista para localizar e reparar o defeito. Caso haja um disjuntor do tipo "quick-lag" no lugar do fusível, basta rearmá-lo. Ele se desliga sozinho quando recebe energia em excesso. Em caso de desligamentos seguidos, isso significa que o problema é mais grave, portanto, você deve procurar a ajuda de um eletricista.