quinta-feira, 17 de abril de 2014

  Busca


Categorias

Arquivo

Sala de Imprensa

Notícias CPFL

mai 22

Escrito por: CPFL Imprensa
22/5/2012 13:11 

Visando à orientação da comunidade para o consumo consciente de energia, a CPFL Paulista inicia um programa de capacitação de educadores de escolas públicas municipais para disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica: o CPFL nas Escolas, que beneficiará cerca de 1.500 alunos de cinco escolas municipais de Taquaritinga.

Com duração prevista de seis meses, o Programa adota a metodologia “A Natureza da Paisagem: Energia Recurso da Vida”, do PROCEL, e tem como foco prioritário o público infanto-juvenil, do 2º ao 5º ano de ensino fundamental da rede pública municipal. “Além de capacitar os educadores para que sejam multiplicadores dos conceitos para as crianças, a CPFL pretende envolver também as famílias a fim de contribuir para a mudança de hábitos e comportamento das comunidades em que atua, promovendo o conceito de consumo eficiente”, explica Marney Antunes, Diretor Comercial da CPFL Energia.

O CPFL nas Escolas será realizado nas instituições EM Professora Jerssey de Paula Ferreira Ramalho, EM Professor Mineo Rossi, EM Professor Amando de Castro Lima e EM Professora Edina Bergamasco Scrivanti e EM Professora Lydia Miziara.

As escolas foram definidas em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação de Taquaritinga, visando à melhor adequação do programa às atividades e ao calendário escolar.

Na primeira fase, a equipe docente será capacitada por monitores do programa com a metodologia do PROCEL. “Os professores serão nossos multiplicadores e utilizarão materiais de apoio e kit PROCEL para disseminação do conhecimento que receberam”, conta Antunes.

Após desenvolverem os conteúdos em sala de aula, como etapa final, alunos, professores e comunidade terão a oportunidade de visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia, um caminhão onde serão desenvolvidas atividades educativas que possibilitam a interação, de forma prática, com os conceitos de energia elétrica e utilização racional dos recursos. Além de conhecerem equipamentos mais eficientes, os visitantes vão participar de atividades lúdicas e artísticas (filme e peça de teatro) acerca do tema “energia”.

Premiação
Todas as instituições de ensino municipal que integrarem o programa CPFL nas Escolas vão receber uma certificação de participação e terão a oportunidade de concorrer a prêmios nas categorias Escola, Aluno e Professor, pelo destaque e desempenho do projeto em sua cidade.

Durante o desenvolvimento das atividades em sala de aula, os alunos serão incentivados a elaborar um gibi com os conteúdos aprendidos, para participação no concurso cultural entre as instituições de ensino inscritas no programa. O melhor gibi de cada cidade confere medalha para a equipe de alunos (cinco crianças por equipe), troféu para escola e para o professor responsável. 

Os trabalhos serão avaliados ao longo do desenvolvimento das atividades, por meio de reuniões de avaliação e acompanhamento com os educadores, para verificar a implementação da metodologia junto aos alunos, e instrumentos, como fichas e formulários que compõe o material do Procel, que permitem verificar o consumo das escolas e residência dos alunos envolvidos.

Abrangência
O CPFL nas Escolas será realizado em cerca de 500 escolas municipais localizadas nas cidades da área de atuação das distribuidoras CPFL Paulista e CPFL Piratininga, de acordo com proposta aprovada junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Na região atendida pela CPFL Paulista, 35 municípios serão contemplados pelo Programa: mais de 1.500 educadores de 293 instituições de ensino municipal serão capacitados e 50 mil alunos beneficiados.

Na área de atuação da CPFL Piratininga o CPFL nas Escolas será desenvolvido em 200 escolas municipais de 26 municípios. Serão treinados mais de 1 mil educadores, que disseminarão os conhecimentos adquiridos para cerca de 35 mil alunos.

*Acompanhe as notícias da CPFL pelo Twitter. Acesse http://twitter.com/cpflenergia