quarta-feira, 23 de abril de 2014

  Busca


Categorias

Arquivo

Sala de Imprensa

Notícias CPFL

Uma das grandes preocupações hoje é com uso racional da energia elétrica. É consenso que quanto maior é o desperdício de energia, maior é o preço que a natureza e nós pagamos por ela. A CPFL Energia mantém programas que visam conscientizar os consumidores sobre a necessidade e vantagens do uso racional da energia elétrica.
 

leia mais »

As vagas são para atuar em Araraquara e Jundiaí. Os Interessados devem enviar currículo por e-mail até 20/12/2013     A CPFL Serviços, empresa do grupo CPFL Energia, está com vagas abertas para profissionais com conhecimento em telecomunicações. Os interessados devem enviar um currículo atualizado para o e-mail: recrutaservicos@cpfl.com.br até o dia 20/12/2013. Para se candidatar é preciso ter conhecimento e/ou experiência em atividades técnicas e operacionais da área de telecomunicações.   O processo seletivo será composto de entrevistas, testes psicológicos e dinâmicas de grupo. As vagas são para posições nas cidades de Araraquara e Jundiaí. CPFL Serviços A CPFL Serviços já entregou mais de 60 obras de subestações de alta tensão, de potência superior a 2.000 MVA e instalou mais de 350 quilômetros de linhas de transmissão, além de 400 km de redes de distribuição aéreas e subterrâneas em projetos para distribuidoras de energia elétrica e outros clientes. A empresa, que pertence ao grupo CPFL Energia, fornece soluções completas para indústria, comércio e concessionárias. ... leia mais »

“Rapunzel” fecha programação na cidade de Santos, dia 08, em duas sessões   A programação teatral 2013 do Instituto CPFL | Cultura, projeto patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC) e da Secretaria Municipal de Cultura encerra-se neste domingo (08), com a peça infantil: Rapunzel, da Cia. Furunfunfum. As sessões do espetáculo, em Santos, serão realizadas às 16h30 e 17h30.

O espetáculo é formado por uma dupla de músicos-atores que conta, com muita irreverência e bom humor, a clássica história da donzela de longos cabelos que vive aprisionada em sua torre. A peça utiliza atores, bonecos e música ao vivo, privilegiando a improvisação e a participação ativa da plateia. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes de cada sessão na bilheteria do Auditório da CPFL Piratininga, localizado na Praça dos Andradas, 31, no Centro, em Santos. Mais informações através do site: www.cpflcultura.com.br... leia mais »

“O Treco da Pata Choca” fecha programação em Sorocaba, dia 08   A programação teatral 2013 do Instituto CPFL | Cultura, projeto patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC) e da Secretaria Municipal de Cultura, encerra-se neste domingo (08), com a peça infantil: O Treco da Pata Choca, do Grupo Último Tipo. A sessão do Teatro Infantil, em Sorocaba, será realizada às 10h. A história do espetáculo começa com uma explosão e um ovo que rola até o centro do palco. O ovo anda perdido de mão em mão, principalmente nas mãos de um humano que insiste em ficar com ele. Com entrada gratuita, os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (com capacidade para 435 lugares).    Serviço: Datas e horários: domingo (dia 08 de dezembro), às 10h. Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (Av. Engº. Carlos Reinaldo Mendes, s/n, Alto da Boa Vista - Sorocaba). Entrada: gratuita,... leia mais »

A CPFL Piratininga e a RGE, distribuidoras do grupo CPFL Energia, foram vencedoras do Prêmio IASC ANEEL 2013, conquistando, respectivamente, os prêmios de “melhor distribuidora da Região Sudeste” e “melhor distribuidora da Região Sul” do Brasil, na categoria acima de 400 mil consumidores. O resultado foi anunciado esta manhã (05/12), na Sede da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, em Brasília.   O Índice Aneel de Satisfação do Consumidor - IASC é o resultado da pesquisa junto ao consumidor residencial que a Agência realiza anualmente, desde 2000, para avaliar o grau de satisfação com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica. A pesquisa abrange a área de concessão de 63 distribuidoras no País, em 475 municípios sorteados. De forma a estimular a melhoria da prestação de serviços de energia elétrica, orientada para a satisfação dos consumidores, as distribuidoras melhor avaliadas pelos consumidores concorrem anualmente ao Prêmio IASC, concedido desde 2002.  

... leia mais »

Trecho recebeu nova rede elétrica e iluminação pública, além de sinalização e defensas metálicas para aumentar confiabilidade no fornecimento de energia e a segurança nos distritos de Campinas

A CPFL Paulista, a Prefeitura Municipal de Campinas e o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) concluem, hoje 05/12, obras do novo trecho de rede elétrica, iluminação pública e sinalização de segurança na estrada que liga os distritos de Sousas e Joaquim Egídio, em Campinas. A obra aumenta a confiabilidade do fornecimento de energia e traz mais segurança para a região. A cerimônia de inauguração será realizada no local (SP-081, km 1,08), às 20h. A estrada que liga os distritos recebeu da distribuidora, dois quilômetros de rede elétrica nova, contendo postes, cabos, transformadores, para-raios, além 40 novos braços de iluminação pública de 250W, em conjunto com a Prefeitura de Campinas. O DER também instalou nova sinalização de segurança para a estrada e defensas metálicas para proteção dos motoristas, no acostamento... leia mais »

Iniciativa contemplou 180 famílias com geladeiras novas e mais eficientes no município    A CPFL Paulista, por meio do programa CPFL na Comunidade, beneficiou famílias do município de Promissão com a substituição de 180 geladeiras antigas por modelos novos, mais eficientes. A substituição irá gerar economia de energia elétrica, contribuindo para a diminuição do consumo deste item e consequentemente reduzindo o custo da conta ao final do mês.   Com um investimento de R$ 150 mil, a iniciativa visa promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício, já que as novas geladeiras possuem consumo mais eficiente contribuindo com uma economia total de 97,20 MWh/ano.   O programa CPFL na Comunidade contempla também a regularização de ligações de risco, reforma de instalações elétricas de residências, além de promover ações de orientação para o uso eficiente de energia elétrica para as comunidades.   A empresa segue um cronograma para atender as cidades de sua área de concessão. Em conjunto... leia mais »

Pelo nono ano consecutivo, a CPFL Energia integra o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), grupo de empresas listadas na BM&FBOVESPA que mais se destacam nas questões ligadas à sustentabilidade. O índice reúne corporações com os melhores desempenhos que medem a sustentabilidade empresarial, como meio ambiente, governança corporativa, econômico-financeiro, responsabilidade social e mudanças climáticas.  A CPFL Energia permanece no índice desde sua criação, em dezembro/05.
 
A nova carteira do ISE terá vigência de 06/01/2014 a 02/01/2015 e reúne 40 companhias. Elas representam 18 setores da economia e somam R$ 1,14 trilhão em valor de mercado, o equivalente a 47,16% do total do valor das companhias com ações negociadas na BM&FBOVESPA atualmente.

“Música – Esticador de Horizontes” será apresentado neste domingo, dia 01   O Teatro Infantil do Instituto CPFL | Cultura, projeto patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC) e da Secretaria Municipal de Cultura, traz neste domingo (01), o espetáculo Música – Esticador de Horizontes, do Grupo Cantavento. As sessões do Teatro Infantil, em Santos, serão realizadas às 16h30 e 17h30. O espetáculo é formado por um grupo de músicos e educadores interessados na aproximação e no diálogo com o universo musical infantil brasileiro. A música se mistura à expressão corporal, à poesia e a elementos do teatro de rua, criando apresentações alegres e delicadas, convite para a família toda se divertir e se emocionar. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes de cada sessão na bilheteria do Auditório da CPFL Piratininga, localizado na Praça dos Andradas, 31, no Centro, em Santos. Mais informações através do site: www.cpflcultura.com.br... leia mais »

“Os Três Porquinhos” será apresentado neste domingo, dia 01   O Teatro Infantil do Instituto CPFL | Cultura, projeto patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC) e da Secretaria Municipal de Cultura, traz neste domingo (01), o espetáculo Os Três Porquinhos, da Cia. Le Plat du Juor. A sessão do Teatro Infantil, em Sorocaba, será realizada às 10h. A história dos três porquinhos é contado através de dois “açougueiros”, Pipo e Pepe, que tem um açougue muito diferente. Nele há todo tipo de carne: carne de óculos, carne de bicicleta, carne de martelo, carne de banana, menos carne de verdade... Um dia lhes pedem carne de porco e então é armada toda a confusão. Com entrada gratuita, os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (com capacidade para 435 lugares).    Serviço: Datas e horários: domingo (dia 1º de dezembro), às 10h. Local: Teatro Municipal “Teotônio... leia mais »

“O Menino que mordeu Picasso” encerra programação de espetáculos, com exposição   A programação teatral do Instituto CPFL | Cultura, projeto patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura encerra-se neste domingo (01), com a peça infantil: O Menino que mordeu Picasso. O espetáculo conta com os atores Fábio Espósito e Rodrigo Pavon. O público infantil de Campinas e região poderão conferir o espetáculo às 10h, com entrada gratuita. Escrito e dirigido por Marcelo Romagnoli, a peça infantil foi livremente inspirado no livro do mesmo nome de Antony Penrose, traduzido por José Rubens Siqueira e editado no Brasil pela Cosac Naify em 2010. O espetáculo narra o encontro de Pablo Picasso com uma criança que frequenta seu ateliê e acompanha seu jeito de pintar. Haverá ainda uma exposição de reproduções da obra do artista José Pancetti, natural de Campinas, e um bate-papo com o público sobre o trabalho do artista e as possíveis conexões com a obra de Pablo Picasso. O Teatro Infantil conta... leia mais »

“O Casamento da Dona Baratinha” será apresentado neste domingo, dia 24   O Teatro Infantil do Instituto CPFL | Cultura, projeto patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC) e da Secretaria Municipal de Cultura, traz neste domingo (24), o espetáculo O Casamento da Dona Baratinha, de Zezé Fassina Produções. A sessão do Teatro Infantil, em Sorocaba, será realizada às 10h. O espetáculo é baseado no clássico infantil “O Casamento da Dona Baratinha” e apresenta uma personagem moderna com secretária eletrônica e que para conquistar o grande amor faz anúncios nos classificados dos jornais. Por tudo isso, o espetáculo é também apreciado pelos adultos. Com entrada gratuita, os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (com capacidade para 435 lugares).    Serviço: Datas e horários: domingo (dia 17 de novembro), às 10h. Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (Av.... leia mais »

“Chapeuzinho Vermelho” será apresentado neste domingo, dia 24   O Teatro Infantil do Instituto CPFL | Cultura, projeto patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC) e da Secretaria Municipal de Cultura, traz neste domingo (24), o espetáculo Chapeuzinho Vermelho, da Cia. Le Plat du Jour. As sessões do Teatro Infantil, em Santos, serão realizadas às 16h e 17h30. O espetáculo começa como uma grande brincadeira, onde duas palhaças descobrem um armário cheio de chapéus. Estes chapéus as conduzem por uma “viagem de brincadeiras”, onde o fio condutor é dado pela história de chapeuzinho vermelho. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes de cada sessão na bilheteria do Auditório da CPFL Piratininga, localizado na Praça dos Andradas, 31, no Centro, em Santos. Mais informações através do site: www.cpflcultura.com.br   Serviço: Datas e horários: domingo (dia 24 de novembro), às 16h e 17h30.... leia mais »

O Buda e a Baleia será apresentado neste domingo, dia 24, em duas sessões   Dando continuidade à programação teatral do Instituto CPFL | Cultura, projeto patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura, o público infantil de Campinas e região poderão conferir neste domingo (24), a peça infantil: O Buda e a Baleia. O espetáculo é produzido pela Cia. Ópera na Mala, e será apresentada em dois horários, 10h e 11h30, e tem entrada gratuita. A companhia utiliza a técnica do kamishibai, teatro de papel japonês, tradição budista do século XII e conta a história da grande diva da ópera do fundo do mar, a baleia azul. Sua voz pode ser ouvida através dos oceanos e, como tal, ela não admite ser comparada nem desafiada. Indignada ao ouvir falar do grande buda de bronze de kamakur, resolve ir pessoalmente conferir quem é maior. O Teatro Infantil conta com incentivo fiscal através da Lei Rouanet e curadoria de Luiza Jorge, atriz, autora, produtora e curadora do Festival Centro da Terra para Crianças.... leia mais »

Peça teatral infantil estará em cartaz neste domingo, dia 24, no Theatro Dom Pedro II   Ribeirão Preto conta com mais uma opção de cultura e lazer para este final de semana. O Teatro Infantil do Instituto CPFL | Cultura, projeto patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC), Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Dom Pedro II e do Theatro Pedro II, traz neste domingo (24), Barco Doido, do Grupo de Teatro Catavento, com apresentação às 10h30 e entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo, na bilheteria do Theatro Pedro II (com capacidade para 200 lugares). O espetáculo é formado por músicos e educadores interessados na aproximação e no diálogo com o universo musical infantil brasileiro. A música se mistura à expressão corporal, à poesia e a elementos do teatro de rua, criando apresentações alegres e delicadas, convite para a família toda se divertir e se emocionar. Os ingressos... leia mais »

Empresa foi reconhecida na categoria “Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial”   O projeto “CPFL 100 Anos”, que mobilizou todas as empresas do Grupo CPFL Energia, para as comemorações do seu centenário, foi o vencedor, na categoria “Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial”, do Prêmio Aberje 2013. A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu, no dia 7 de novembro, em São Paulo. Há 39 anos, o prêmio, promovido pela própria Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), valoriza as empresas que se destacam, ao longo de um ano, na área do relacionamento entre os empregados (comunicação organizacional).   Na edição deste ano, a CPFL foi reconhecida pelo projeto de celebração de seu aniversário de 100 anos, que envolveu não apenas os eventos de comemoração internos, mas produções culturais, abertas ao público, que visitaram cidades da área de atuação das distribuidoras do Grupo, como a exposição “100 anos de História e Energia”, o espetáculo “100 anos de luz e som”, o lançamento dos... leia mais »

“Circo de Latão” será apresentado neste domingo, dia 17   Sorocaba conta com mais uma opção de cultura e lazer para esse feriado. Patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC) e da Secretaria Municipal de Cultura, a programação de Teatro Infantil traz nesse domingo, dia 17/11, às 10h, a peça teatral infantil: Circo de Latão. O espetáculo conta a história de uma menina que se encanta com a chegada do circo em sua cidade e como ela não tem dinheiro para pagar as entradas faz um acordo com os artistas de encher dois latões de água e assim poder assistir aos espetáculos de graça. Aos poucos descobre que esse é um circo diferente, pois um mágico farsante fez desaparecer quase todas as atrações. Tudo se complica quando ela resolve fugir com o circo. Com entrada gratuita, os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do espetáculo, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (com capacidade para 435 lugares).    Serviço:... leia mais »

Inzôonia será apresentado neste domingo, dia 10, em duas sessões   As desculpas que as crianças inventam na hora de dormir são o mote do espetáculo Inzôonia, que estará em cartaz neste domingo (10), no Teatro Infantil do Instituto CPFL | Cultura, projeto patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura. A peça infantil é da Cia. Circo de Bonecos, e será apresentada em dois horários, 10h e 11h30, e tem entrada gratuita. O espetáculo traz dois clowns, interpretados por atores-manipuladores, que reuniram todas as justificativas em uma única noite de insônia. Um espetáculo que esconde por trás de sua aparente simplicidade uma engrenagem rica em estímulo à razão criativa, sejamos crianças ou não. O Teatro Infantil conta com incentivo fiscal através da Lei Rouanet e curadoria de Luiza Jorge, atriz, autora, produtora e curadora do Festival Centro da Terra para Crianças. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes de cada sessão na bilheteria do Instituto CPFL | Cultura, localizado... leia mais »

O evento acontece hoje (08/11) às 15h no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas    A CPFL Paulista realiza hoje (08/11) a formatura de 24 profissionais do curso de formação de eletricistas com NR-10. O evento acontece no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas, às 15h. Estarão presentes representantes da Prefeitura do município, da Ceprocamp (Centro de Educação Profissional) e da CPFL Energia.   O curso de qualificação profissional de eletricista com NR-10 teve duração de 20 dias, o que totaliza 160 horas de aprendizado. A CPFL Paulista ofereceu 25 bolsas de estudo arcando com todas as despesas de alimentação, deslocamento, hospedagem e salário dos professores, além do material didático e prático dos alunos para execução do curso. A Ceprocamp forneceu o local, bem como almoço e vale transporte para os participantes.   “Cuidar da qualidade da formação destes eletricistas é o papel da CPFL Energia. Estes profissionais que formamos hoje, poderão ser contratados pelas empresas que atuam... leia mais »

A CPFL Energia foi reconhecida pelo segundo ano consecutivo como uma das 20 empresas mais inovadoras do Brasil, de acordo com levantamento “Best Innovator”, realizado pela revista consultoria A.T. Kearney em parceria com a revista Época Negócios. Nesta edição brasileira da pesquisa que a A.T. Kearney realiza em 15 países, 120 empresas participaram do levantamento. O estudo considera para a pontuação final cinco dimensões de inovação, com pesos diferentes: Estratégia (22%), Processos (24%), Organização e Cultura (21%), Estrutura e Suporte (21%) e Resultado da Inovação (12%). A CPFL Energia é o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, com atuação nos segmentos de distribuição, geração, comercialização de energia e serviços.
 

“O Acrobata” será apresentado neste domingo, dia 10   O Teatro Infantil do Instituto CPFL | Cultura, projeto patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC) e da Secretaria Municipal de Cultura, traz neste domingo (10), o espetáculo O Acrobata, da Cia. Seres de Luz, com apresentação às 10h e entrada gratuita. O espetáculo mostra a história do clow Jasmim, numa tradicional saga de domadores de feras, que tenta inutilmente fazer com que o seu insólito mascote pippo realize “perigosas” proezas acrobáticas. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes da sessão na bilheteria do Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (com capacidade para 435 lugares), localizado na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/n, no Alto da Boa Vista, em Sorocaba. Mais informações através do site: www.cpflcultura.com.br   Serviço: Datas e horários: domingo (dia 10 de novembro), às 10h. Local: Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (Av. Engº. Carlos Reinaldo Mendes, s/n, Alto da Boa Vista - Sorocaba).... leia mais »

“O Casamento da Dona Baratinha” será apresentado neste domingo, dia 10   O Teatro Infantil do Instituto CPFL | Cultura, projeto patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC) e da Secretaria Municipal de Cultura, traz neste domingo (10), o espetáculo O Casamento da Dona Baratinha, de Zezé Fassina Produções. As sessões do Teatro Infantil, em Santos, são realizadas às 16h e 17h30. O espetáculo é baseado no clássico infantil “O Casamento da Dona Baratinha” e apresenta uma personagem moderna com secretária eletrônica e que para conquistar o grande amor faz anúncios nos classificados dos jornais. Por tudo isso, o espetáculo é também apreciado pelos adultos. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes de cada sessão na bilheteria do Auditório da CPFL Piratininga, localizado na Praça dos Andradas, 31, no Centro, em Santos. Mais informações através do site: www.cpflcultura.com.br   Serviço: Datas... leia mais »

Apresentação faz parte da programação de música erudita em Campinas   Uma das necessidades vitais de Heitor Villa-Lobos, além da música, era a participação na vida política. Suas composições tinham a ver com a realidade e o Instituto CPFL | Cultura traz nesse sábado, dia 09/11, a partir das 20h, a apresentação de Cordas em torno de Villa-Lobos, que faz parte da programação do módulo de música erudita contemporânea, que tem curadoria de João Marcos Coelho e é um projeto patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura. O concerto é uma rara chance de ouvir uma das obras-primas pouco badaladas de Heitor Villa-Lobos: o trio de cordas; interpretados pelos músicos Cláudio Cruz (violino), Alexandre Razera (viola) e Wilson Sampaio (violoncelo). Cordas em torno de Villa-Lobos traz também duas obras de compositores com os quais o músico brasileiro conviveu na esfuziante Paris das primeiras décadas do século passado: Albert Roussel e Maurice Ravel. Os ingressos poderão ser retirados uma hora... leia mais »

Cine Doc CPFL, Café Filosófico e Invenção do Contemporâneo enriquecerão a programação cultural do maior evento de gestão da América Latina     A 13ª edição da HSM ExpoManagement será enriquecida com a programação cultural do Instituto CPFL | Cultura. O evento, que será promovido pela HSM no Transamérica Expo Center entre  4 e 6 de novembro, reunirá cerca de 20 mil visitantes para discutir gestão de pessoas, cenários, alta performance, marketing e gestão do cliente, inovação e design, estratégia, sustentabilidade e pensamento nacional. A grade de apresentações do Instituto CPFL | Cultura trará os projetos Cine Doc CPFL Cultura, Café Filosófico e Invenção do Contemporâneo, com exibição de vídeos de encontros e também palestras exclusivas com a presença da psicóloga Rosely Sayão, do filósofo Luiz Felipe Pondé do Presidente da Thymus Branding Ricardo Guimarães.    Cine Doc CPFL Cultura: o Instituto CPFL | Cultura convidou grandes diretores de cinema para registrar, em linguagem documental, os temas debatidos em seus programas. Nesta série, serão apresentados documentários dos 30 títulos já produzidos.... leia mais »

Estão abertas, até o dia 31 de outubro de 2013, as inscrições para o programa de apoio aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs), da CPFL Energia. Poderão inscrever seus projetos os Conselhos de 631 municípios, nas regiões de atuação das empresas do Grupo nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.   As inscrições podem ser realizadas no site do Programa: www.cpfl.com.br/cmdca. Poderão participar entidades que estejam cadastradas nos CMDCAs, com o devido atestado de funcionamento vigente. Os projetos, direcionados ao atendimento da criança e do adolescente em alto grau de vulnerabilidade social, precisam estar adequados a uma das seguintes causas sociais: cultura, esporte, educação e saúde.   Cada projeto é avaliado dentro dos critérios da CPFL e deve estar alinhado com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que são a promoção e a efetivação dos direitos... leia mais »

Apresentação é neste domingo, dia 27, no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”   Quando se fala em Ziraldo, o que lhe vem à cabeça é uma das maiores obras da literatura infantil brasileira: “O Menino Maluquinho”. Porém, não foi só essa obra que o escritor mineiro dedicou ao público infantil. O Teatro Infantil do Instituto CPFL | Cultura, projeto patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC) e da Secretaria Municipal de Cultura, traz neste domingo (27), o espetáculo Bonequinha de Pano, de Zezé Fassina e com texto de Ziraldo. O espetáculo combina humor e emoção para narrar a trajetória da criança ao mundo adulto e dar conta da vida real, com todas as suas alegrias, mas também com os momentos difíceis que temos que transpor. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes de cada sessão na bilheteria do Auditório da CPFL Piratininga, localizado na Praça dos Andradas, 31, no Centro, em Santos. Mais informações através do site:... leia mais »

Apresentação é neste domingo, dia 27, em duas sessões   O Teatro Infantil do Instituto CPFL | Cultura, projeto patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC) e da Secretaria Municipal de Cultura, traz neste domingo (27), o espetáculo As Cigarras e a Formiga, do grupo teatral Último Tipo. O espetáculo inspirado na famosa fábula de Esopo e La Fontaine, conta a história de uma dupla de cigarras, que vivem perseguindo o sucesso e a fama como única forma de sobrevivência. Uma formiga as acompanha, sendo camareira e contrarregras, mas no fundo também sonha em ser artista. As sessões do Teatro Infantil, em Santos, estão em horário novo e serão realizadas às 16h e 17h30. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes de cada sessão na bilheteria do Auditório da CPFL Piratininga, localizado na Praça dos Andradas, 31, no Centro, em Santos. Mais informações através do site: www.cpflcultura.com.br... leia mais »

Circo de Pulgas será apresentado neste domingo, dia 27, em duas sessões   Dois amigos decidem brincar de “circo de pulgas”, mas tudo dá errado. Os truques não funcionam e nada sai como planejado. Então qual é a solução? Para descobrir, crianças e adultos, podem conferir neste domingo (27), o Teatro Infantil do Instituto CPFL | Cultura, projeto patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura, que traz a peça infantil Circo de Pulgas, da Cia. Circo de Bonecos, que será apresentada em dois horários, 10h e 11h30, e tem entrada gratuita. O espetáculo propõe resgatar o encantamento e a delicadeza do antigo circo de pulgas, ao mesmo tempo em que recria um espaço para o brincar, para a fantasia e para a imaginação. A narrativa traz dois palhaços que brincam com o que não existe, brincam com aquilo que está na imaginação. Brincam com o pensamento. Nesse brincar pode-se reinventar os universos familiares, as relações amorosas e construir um pensamento coerente e criativo. O Teatro Infantil... leia mais »

Outras distribuidoras do Grupo também foram premiadas   A CPFL Leste Paulista foi considerada a empresa de “Melhor desempenho comercial”, na categoria “Médias”, pela Revista Eletricidade Moderna. A empresa foi reconhecida pelo “Prêmio Eletricidade 2013”, concedido pela revista. O “Prêmio Eletricidade 2013”, ranking das distribuidoras brasileiras de energia elétrica, é elaborado desde 1997. Por meio da confrontação de uma série de informações coletadas junto às próprias empresas, o levantamento registra o desempenho e evolução delas no que se refere a perdas de energia e processos de gestão comercial, engenharia e operação.   Para efeito de classificação, as empresas do setor elétrico são divididas em três grupos:  Estaduais (as que têm abrangência estadual, ou seja, a(s) principal(is) distribuidora(s) de cada estado); Médias (empresas com mais de 40 mil consumidores, que não se enquadram na definição de “Estaduais”); e Menores (com menos de 40 mil consumidores). Todas as empresas de um grupo concorrem nas mesmas categorias. No total, 39 empresas participaram, enviando informações, que são os indicadores que as empresas são obrigadas pela legislação a apurar. O prêmio é um reconhecimento às companhias que se esforçam em aprimorar a qualidade do seu produto e do atendimento aos clientes.... leia mais »

Outras distribuidoras do Grupo também foram premiadas   A CPFL Sul Paulista foi considerada a empresa de “Melhor desempenho comercial”, na categoria “Médias”, pela Revista Eletricidade Moderna. A empresa foi reconhecida pelo “Prêmio Eletricidade 2013”, concedido pela revista. O “Prêmio Eletricidade 2013”, ranking das distribuidoras brasileiras de energia elétrica, é elaborado desde 1997. Por meio da confrontação de uma série de informações coletadas junto às próprias empresas, o levantamento registra o desempenho e evolução delas no que se refere a perdas de energia e processos de gestão comercial, engenharia e operação.   Para efeito de classificação, as empresas do setor elétrico são divididas em três grupos:  Estaduais (as que têm abrangência estadual, ou seja, a(s) principal(is) distribuidora(s) de cada estado); Médias (empresas com mais de 40 mil consumidores, que não se enquadram na definição de “Estaduais”); e Menores (com menos de 40 mil consumidores). Todas as empresas de um grupo concorrem nas mesmas... leia mais »

Programação gratuita na cidade é mais uma opção de cultura e lazer   Patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC), Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Dom Pedro II e do Theatro Pedro II, a programação de Teatro Infantil chega a Ribeirão Preto com apresentações nos dias 27 de outubro, 03 e 24 de novembro (domingos), às 10h30, sempre com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início dos espetáculos, na bilheteria do Theatro Pedro II (com capacidade para 200 lugares).   O projeto, realizado com sucesso em Campinas desde 2003, também é levado a importantes cidades das áreas de atuação das distribuidoras do Grupo CPFL no Estado de São Paulo, como Santos e Sorocaba. “Temos a satisfação de trazer esse projeto, a fim de ampliar o alcance de nossas ações culturais, agora também contemplando o público infantil de Ribeirão Preto e região”, afirma Augusto Rodrigues, diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais da CPFL Energia.... leia mais »

A CPFL Brasil, comercializadora do Grupo CPFL Energia, será a anfitriã do Encontro Nacional de Consumidores Livres, realizado pela CTEE, Centro de Treinamento e Estudos em Energia. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de outubro, no Hotel Blue Tree Morumbi, em São Paulo e reunirá consumidores, comercializadores, geradores e outras empresas que atuam no Mercado Livre de Energia. No encontro serão discutidas questões comerciais, financeiras, de eficiência e gestão energética e cases, ou seja, temas diretamente do interesse comercial de consumidores livres. No dia 22, a CPFL Brasil patrocinará a palestra especial sobre economia e indústria do palestrante Fernando Sampaio da LCA Consultores. No mesmo dia, o diretor Presidente da CPFL Brasil Fábio Rogerio Zanfelice será o debatedor do painel Analisando Riscos e estruturando uma carteira de energia.   Sobre a CPFL Brasil   A CPFL Brasil é a comercializadora de energia elétrica do Grupo CPFL Energia. No Mercado Livre de energia o consumidor escolhe de qual... leia mais »

Distribuidora foi reconhecida em outras duas categorias   A CPFL Piratininga conquistou importante premiação do setor elétrico. A empresa foi escolhida como campeã da categoria Melhor Empresa Nacional (empresas Estaduais) do “Prêmio Eletricidade 2013”, concedido pela Revista Eletricidade Moderna. A concessionária também foi reconhecida nas categorias “Menor índice de perdas” e “Melhor desempenho em operação”.   O “Prêmio Eletricidade 2013”, ranking das distribuidoras brasileiras de energia elétrica, é elaborado desde 1997. Por meio da confrontação de uma série de informações coletadas junto às próprias empresas, o levantamento registra o desempenho e evolução delas no que se refere a perdas de energia e processos de gestão comercial, engenharia e operação.   Para efeito de classificação, as empresas do setor elétrico são divididas em três grupos:  Estaduais (as que têm abrangência estadual, ou seja, a(s) principal(is) distribuidora(s) de cada estado); Médias (empresas com mais de 40 mil consumidores, que... leia mais »

Distribuidora foi reconhecida em outras três categorias   A CPFL Jaguari conquistou importante premiação do setor elétrico. A empresa foi escolhida como campeã da categoria Melhor Empresa Nacional (empresas Menores) do “Prêmio Eletricidade 2013”, concedido pela Revista Eletricidade Moderna. A concessionária também foi reconhecida nas categorias “Maior evolução nacional”, “Menor índice de perdas” e “Melhor desempenho comercial”.   O “Prêmio Eletricidade 2013”, ranking das distribuidoras brasileiras de energia elétrica, é elaborado desde 1997. Por meio da confrontação de uma série de informações coletadas junto às próprias empresas, o levantamento registra o desempenho e evolução delas no que se refere a perdas de energia e processos de gestão comercial, engenharia e operação.   Para efeito de classificação, as empresas do setor elétrico são divididas em três grupos:  Estaduais (as que têm abrangência estadual, ou seja, a(s) principal(is) distribuidora(s) de cada estado); Médias (empresas com mais de 40 mil... leia mais »

Encontro acontece no próximo dia 15/10, às 19h
Transmissão online e participação pelo chat: cpflcultura.com.br/aovivo
 
 
O historiador Perry Anderson participará da edição especial do Café Filosófico – Fronteiras do Pensamento, no espaço do Instituto CPFL Cultura, em Campinas. O professor de História e Sociologia na Universidade da Califórnia em Los Angeles abordará a crise europeia em sua apresentação, destacando aspectos da política e cidadania.

Anderson é um dos mais comentados historiadores na atualidade. Foi editor da New Left Review, publicação londrina com foco na crítica cultural e na economia global, da qual ainda participa como membro do conselho editorial.

O encontro terá tradução simultânea para o português e terá transmissão online pelo site www.cpflcultura.com.br/aovivo.

A CPFL Energia, através de seu Programa de Eficiência Energética, firma nova parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, formalizada em evento na tarde desta sexta-feira (04/10), na sede do Tribunal de Justiça, em São Paulo. Estarão presentes no evento representantes da CPFL e autoridades.

O projeto contempla a substituição do sistema de iluminação atual de alguns tribunais, composto por lâmpadas, luminárias e reatores obsoletos, por equipamentos novos e mais eficientes. A previsão é de que estas ações gerem uma redução no consumo de energia elétrica de até 30%.

Na primeira fase da parceria, um investimento de R$ 710 mil foi finalizado em junho de 2013, e incluiu ações de eficientização energética nos tribunais das cidades de Campinas, Piracicaba, Capivari, Araraquara, Ibitinga, Franca, Ribeirão Preto e Indaiatuba. Agora, o objetivo é de que outras cidades sejam contempladas com esses projetos.

O programa de Eficiência Energética da CPFL, aprovado pela Agência Nacional de Energia... leia mais »

Antonio Calcagnotto, diretor de Relações Institucionais, Governamentais e RSE da Renault do Brasil e da Nissan do Brasil, analisará as novas tecnologias de mobilidade e seus impactos no futuro   O Instituto CPFL | Cultura abrirá espaço para discutir a mobilidade elétrica.  Sob a curadoria do Prof. Nivalde de Castro, coordenador do GESEL (Núcleo de Estudos do Setor de Energia Elétrica) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a edição especial do Invenção do Contemporâneo convida Antonio Calcagnotto  para comentar as novas tecnologias de mobilidade e seus impactos, do ponto de vista das montadoras de veículos. O ciclo “Energia na cidade do futuro”, realizado ao longo do ano, é projeto de P&D Aneel promovido pela CPFL Energia, em parceria com a consultoria Rolland Berger e com o GESEL (Grupo de Estudos do Setor Elétrico), coordenado por Nivalde de Castro. Calcagnotto é diretor de Relações Institucionais, Governamentais e RSE da Renault do Brasil e da Nissan do Brasil e analisará, em sua apresentação,... leia mais »

A CPFL Energia está iniciando, nesta terça-feira (1º/10), as inscrições para o programa de apoio aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs), das cidades nas regiões de atuação das empresas do Grupo. Poderão inscrever seus projetos os Conselhos de 631 municípios dos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.   As inscrições estão abertas de 1º a 31 de outubro de 2013, e podem ser realizadas no site do Programa: www.cpfl.com.br/cmdca. Poderão participar entidades que estejam cadastradas nos CMDCAs, com o devido atestado de funcionamento vigente. Os projetos, direcionados ao atendimento da criança e do adolescente em alto grau de vulnerabilidade social, precisam estar adequados a uma das seguintes causas sociais: cultura, esporte, educação e saúde.   Cada projeto é avaliado dentro dos critérios da CPFL e deve estar alinhado com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente... leia mais »

A CPFL Energia integra, pelo segundo ano consecutivo, o Dow Jones Sustainability Index Emerging Markets (DJSI Emerging Markets), que avalia o desempenho dos líderes em sustentabilidade nos mercados emergentes. O índice, que inclui 17 empresas brasileiras, seleciona as instituições com base em uma análise abrangente de longo prazo nas ações econômicas, ambientais e sociais. Foram convidadas a participar do processo seletivo da carteira dos Índices de Sustentabilidade Dow Jones cerca de 3.300 empresas, entre elas, 800 dos mercados emergentes. Dessas 800 empresas, 81 foram selecionadas: 17 brasileiras, sendo três do setor de utilities. A CPFL foi escolhida como uma das empresas modelo em sustentabilidade em âmbito global no Setor.

A CPFL Total é mais uma opção para o consumidor que precisa pagar as suas contas durante greve dos bancários. A rede é composta por mais por mais de 3,7 mil pontos de arrecadação de contas na área de atuação da CPFL Energia.

A rede coloca à disposição dos consumidores para o pagamento de contas de luz água, telefone, boletos bancários e recarga de celulares. O consumidor tem como principal vantagem realizar todos esses serviços em um único local.

Todos os endereços dos estabelecimentos credenciados à rede CPFL Total estão no site www.cpfltotal.com.br. O consumidor também pode conhecer os três pontos mais próximos ao endereço na conta de luz, logo acima do código de barras.   Por meio da rede CPFL Total o cliente da CPFL também pode solicitar religação do fornecimento de energia, validação cadastral, e realizar pagamento sem a conta de energia por meio da emissão do código de barras.

A CPFL Total está aberta para estabelecer novos contratos com instituições e entidades interessadas em negociar com a empresa. Os comerciantes que quiserem que seus estabelecimentos façam parte da rede CPFL Total podem solicitar informações pelo telefone 0800 773 2735 e pelo e-mail: atendimentocpfltotal@cpfl.com.br.... leia mais »

Iniciativa contemplou 1684 famílias com geladeiras novas e mais eficientes em municípios  

A CPFL Paulista, por meio do programa CPFL na Comunidade, beneficiou famílias de dez municípios com a substituição de 1684 geladeiras antigas por modelos novos, mais eficientes. Os municípios contemplados foram: Araçatuba, Getulina, Guaiçara, Santa Bárbara D’Oeste, Valparaíso, Olímpia, Guaimbé, Jaboticabal, Itapira e Sabino

 A substituição irá gerar economia de energia elétrica, contribuindo para a diminuição do consumo deste item e consequentemente reduzindo o custo da conta ao final do mês. Com um investimento de R$ 1,4 milhão, a iniciativa visa promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício.   O programa CPFL na Comunidade contempla também a regularização de ligações de risco, reforma de instalações elétricas de residências, além de promover ações de orientação para o uso eficiente de energia elétrica para as comunidades.   A empresa segue um cronograma para atender... leia mais »

CPFL Paulista investiu R$ 335 mil pelo Programa de Eficiência Energética nesta ação que ajudará a economizar 138 MWh por ano     Mais de 160 famílias com baixa renda do Jardim São Rapahel II, em Araraquara, foram beneficiadas com aquecedores solares para o sistema de água. A instalação dos aparelhos faz parte do Programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista e tem o objetivo de tornar mais racional o consumo de energia das famílias beneficiadas.   Somente nesta ação do programa, foram investidos R$ 355 mil. Estes recursos foram usados para reduzir o consumo do chuveiro elétrico que pode representar até 30% da conta de energia em uma residência.   Com os sistemas de aquecimento de água que utilizam placas solares, a economia de energia esperada é de 138 MWh por ano. Para efeito de comparação, a mesma quantidade de energia que as famílias economizaram neste período daria para abastecer, aproximadamente, 70 residências durante um mês, que tenham consumo médio mensal de 200 KWh.   O Programa de Eficiência... leia mais »

Encontro tem transmissão online pelo www.cpflcultura.com.br/aovivo     O filósofo australiano Peter Singer, considerado um dos maiores pensadores contemporâneos, participa da edição especial do programa Café Filosófico CPFL no dia 30 de agosto (sexta-feira), às 15h, na sede do Instituto CPFL | Cultura, em Campinas. O programa será gravado para futura exibição na TV Cultura e terá transmissão online pelo www.cpflcultura.com.br/aovivo.   Com mais de 30 obras publicadas, Singer, o professor da Universidade Princeton, nos Estados Unidos, tornou-se mundialmente conhecido com o livro Libertação Animal, de 1975, no qual defendia que nada justifica os maus-tratos impostos aos animais pelos produtores de alimentos. Agora, retorna ao assunto em seu novo livro, A Ética da Alimentação, tema que será apresentado no Café Filosófico.   Nesta obra, Singer defende que a forma como o ser humano se alimenta hoje precisa... leia mais »

Psicanalista Regina Herzog amplia o tema da dor na próxima sexta-feira (30/08), às 19h, com transmissão online ao vivo

Regina Herzog estará no Café Filosófico do Instituto CPFL | Cultura, na próxima sexta-feira (30/08). A psicanalista falará sobre a necessidade e as diferentes formas do enfrentamento da dor, ontem e hoje. A dinâmica da adaptação à dor psíquica, que refletia valores do passado como punição merecida para as suas culpas, ganha novos contornos na atualidade. Timidez, vergonha e compulsões surgem como forma de esconder, de si e do outro, a sensação aguda de fragmentação.    A apresentação ampliará o tema da dor, desenvolvido durante as apresentações do módulo do mês de agosto do Café Filosófico, “Encarando a dor: modos de lidar com o sofrimento psíquico”, sob a curadoria da psicanalista Isabel Fortes. As discussões buscam traçar um significado atual para a dor psíquica na atualidade, no campo clínico, das artes, na filosofia e na cultura.   A apresentação será iniciada às 19h, em Campinas,... leia mais »

Empresa apresentará um módulo sobre Nova Economia, com dois painéis nos dias 3 e 5 de setembro   A CPFL Energia é uma das empresas apoiadoras do Instituto Ethos para a Conferência Ethos 2013. O tema abordado nesta edição será “Negócios sustentáveis e responsáveis: oportunidades para as empresas e para o Brasil”. O objetivo da conferência é engajar e inspirar lideranças, refletir sobre o papel local e transnacional das empresas para o desenvolvimento sustentável e tangibilizar em negócios os princípios do desenvolvimento sustentável.   “Apoiamos novamente a conferência, uma iniciativa alinhada com o posicionamento da CPFL Energia, empresa que tem a sustentabilidade entre os pilares de seu planejamento estratégico”, afirma Augusto Rodrigues, Diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais da CPFL Energia.   Na abertura, dia 3 de setembro, a CPFL Energia apresentará o módulo sobre Nova Economia, com o painel “Macroeconomia e sustentabilidade: o tamanho e a qualidade do crescimento brasileiro”.... leia mais »

As empresas do Grupo CPFL Energia foram homenageadas nas categorias Comercialização e Finanças e Elétrica / Automação A CPFL Brasil e a CPFL Serviços, duas empresas do Grupo CPFL Energia, foram vencedoras do Prêmio Mastercana Centro Sul. O prêmio, que é promovido pela ProCana Brasil, foi entregue na noite do dia 26 de agosto, no Maison VS Clube Campo Vale do Sol em Sertãozinho (SP). A CPFL Brasil foi venceu na categoria Comercialização e Finanças e a CPFL Serviços, na categoria Elétrica/Automação. O evento contou com a presença de agentes e clientes do setor sucroenergético. Para Paulo Javorski, Diretor de Mercado de Energia, “este prêmio é o reconhecimento do bom relacionamento que a CPFL Brasil possui com seus clientes e parceiros comerciais do setor”. Rubens Bruncek Ferreira, Presidente da CPFL Serviços, acredita que “a premiação evidencia o comprometimento da CPFL Serviços no desenvolvimento do setor e sua contribuição nas alternativas de geração de energia limpa e renovável”. A CPFL Brasil é a comercializadora de energia elétrica do Grupo CPFL Energia. No Mercado Livre, o consumidor escolhe de qual empresa quer comprar energia e negocia preço e demais condições comerciais que se mostram mais aderentes ao seu perfil de consumo. A CPFL Brasil oferece produtos customizados a seus clientes e realiza a avaliação de migração dos consumidores do mercado cativo das distribuidoras para o Mercado Livre, fornecendo serviços de migração para esses clientes. Além do relacionamento com essas empresas, a comercializadora mantém contratos com produtores de energia renováveis, entre elas a eólica, biomassa, solar e pequenas centrais elétricas, para oferecer, aos seus clientes, a possibilidades de utilizar fontes de energia limpa.... leia mais »

A partir de agosto, energia excedente gerada pelas placas fotovoltaicas solares de cliente em Ribeirão Preto será disponibilizada no Sistema Interligado Nacional   A CPFL Paulista realizou sua primeira conexão de instalação de microgeração distribuída, na cidade de Ribeirão Preto (SP), em uma residência que optou por instalar placas de geração fotovoltaica solar. A partir de agosto, a energia gerada pela instalação, e que não for consumida no próprio local, passará a ser utilizada também no Sistema Interligado Nacional, ou seja, disponibilizada para outros clientes, gerando créditos de utilização de energia ao proprietário do sistema.    A micro e minigeração distribuída foi regulamentada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em abril de 2012 para vigência a partir de dezembro de 2012, por meio da Resolução Normativa nº 482/2012. Desde que a resolução entrou em vigor, as distribuidoras do Grupo CPFL Energia prepararam-se para receber os pedidos de instalação de micro ou minigeração distribuída.... leia mais »

Se depender da CPFL Paulista, a 58ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos será um sucesso. O que não vai faltar é energia para iluminar o recinto e fazer funcionar toda a infraestrutura da festa, que atrai público estimado de mais de 1 milhão de visitantes. Com objetivo é aumentar a confiabilidade do sistema, a empresa preparou um plano diferenciado de atendimento para a região do Parque do Peão de Barretos (um complexo de 2 milhões de metros quadrados), onde será realizada a festa. Para evitar que qualquer risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica prejudique a perfeita realização da maior festa de peão da América Latina, que acontece de 15 a 25 de agosto, a CPFL realizou manobras em seus circuitos elétricos para que o abastecimento ao evento ocorra por uma rede elétrica praticamente exclusiva. Além das atrações de rodeio, a Festa do Peão Boiadeiro, que acontece desde a década de 50, inclui shows musicais, concurso gastronômico, feira comercial, espaço infantil e apresentações culturais que... leia mais »

Programação semanal e gratuita estreia em agosto na cidade   Sorocaba vai contar com mais uma opção de cultura e lazer a partir de agosto. Patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC) e da Secretaria Municipal de Cultura, a programação de Teatro Infantil chega à cidade com apresentações semanais, aos domingos, às 10h, sempre com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início dos espetáculos, na bilheteria do Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (com capacidade para 435 lugares). O projeto, realizado com sucesso em Campinas desde 2003, agora será também levado a importantes cidades das áreas de atuação das distribuidoras do Grupo CPFL no Estado de São Paulo, como Santos e Sorocaba, atendidas pela CPFL Piratininga. O Teatro Infantil traz um panorama das diferentes linguagens para o público infanto-juvenil, com espetáculos lúdicos e criativos que estimulam o imaginário através de sons e palavras. Ao... leia mais »

Programação semanal e gratuita estreia em agosto na cidade Santos vai contar com mais uma opção de cultura e lazer a partir de agosto. Patrocinado pela CPFL Energia, em parceria com Instituto CPFL | Cultura e com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (ProAC) e da Secretaria Municipal de Cultura, a programação de Teatro Infantil chega à cidade com apresentações semanais, aos domingos, em duas sessões às 10h e às 11h30, sempre com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início dos espetáculos, no auditório da CPFL Piratininga (com capacidade para 140 lugares). O projeto, realizado com sucesso em Campinas desde 2003, agora será também levado a importantes cidades das áreas de atuação das distribuidoras do Grupo CPFL no Estado de São Paulo, como Santos e Sorocaba, atendidas pela CPFL Piratininga. O Teatro Infantil traz um panorama das diferentes linguagens para o público infanto-juvenil, com espetáculos lúdicos e criativos que estimulam o imaginário através de sons e palavras.... leia mais »

A CPFL Paulista preparou um plano diferenciado de atendimento para a toda a região do Parque Unileste, em Piracicaba‎, onde será realizado até o sábado, dia 17 de agosto, a Festa do Peão de Boiadeiro de Piracicaba.   Para evitar qualquer risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica que possa prejudicar o evento, a CPFL realizou manobras em seus circuitos para que o abastecimento nas imediações do Parque de Eventos ocorra por uma rede elétrica praticamente exclusiva.   O Centro de Operações da empresa também estará de prontidão e haverá equipes nas proximidades do local onde acontece a festa, de forma que se houver qualquer problema nos circuitos, o restabelecimento poderá ser feito no menor tempo possível “Estamos prontos para garantir o fornecimento de energia durante os dias do evento, que deve contar com a presença de milhares de pessoas”, explica Evandro Souza Freire, Engenheiro Líder da Região de Piracicaba.  

... leia mais »

A CPFL Brasil patrocina da 14º edição do Encontro de Energia “Matriz Segura e Competitiva”, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). O evento será realizado nos dias 5 e 6 de agosto, em São Paulo, e reunirá os principais agentes do setor elétrico e empresários para discutir os rumos da geração e comercialização de energia no Brasil.   O diretor de Mercado e Energia da CPFL Brasil, Paulo Javorski, participará da mesa de discussão sobre os Avanços Normativos na Regulação do Mercado Livre. Paulo Ricardo Bombassaro, diretor de engenharia da CPFL Energia, também participará da mesa sobre aplicação de Smart Grid na Geração Distribuída.    No evento, a CPFL Brasil também participará com um estande onde apresentará os produtos que ela oferece para o Mercado Livre, proporcionando um ambiente de networking além de patrocinar o show “Voz e Piano de Bianca Tadini” que será exibido durante o coquetel de abertura do evento. “A CPFL Brasil possui uma estratégia de crescimento nacional e quer... leia mais »

Projeto CPFL nas Escolas capacitará mais de 70 educadores na cidade   A CPFL Piratininga realizará, no próximo dia 02 de agosto, um curso extra do programa CPFL nas Escolas na cidade de Itu. Mais de 70 educadores de instituições municipais de ensino receberão informações sobre consumo consciente de energia e como integrar estes conceitos nas lições em sala de aula.   O CPFL nas Escolas é um projeto do Programa de Eficiência Energética da CPFL Piratininga que tem o objetivo de orientar a comunidade para o consumo consciente de energia. Em Itu, 22 escolas da rede municipal de ensino participam da iniciativa que adota a metodologia “A Natureza da Paisagem: Energia Recurso da Vida”, do PROCEL. “Além de capacitar os educadores para que sejam multiplicadores dos conceitos para as crianças, a CPFL pretende envolver também as famílias a fim de contribuir para a mudança de hábitos e comportamento das comunidades em que atua, promovendo o conceito de consumo eficiente”, explica Marney Antunes, Diretor Comercial da... leia mais »

Em parceria com o Senai, empresa oferece bolsas de estudo para curso profissionalizante em eletricidade   As inscrições para o processo seletivo das bolsas de estudos para curso profissionalizante em eletricidade do “Programa Jovem Aprendiz”, uma parceria da CPFL Piratininga com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), estarão abertas até a segunda-feira, 05 de agosto. As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente na escola do Senai em Indaiatuba, ou pelo site www.sp.senai.br/processoseletivo. O objetivo do projeto é capacitar jovens como eletricistas de rede de distribuição.   Os candidatos devem ter idade entre 18 anos completos (até 1°/01/2014) e 24 (incompletos até 1°/12/14), de ambos os sexos, com CNH ou matriculado em curso para obtenção da CNH até 1°/7/14, ensino médio completo e disponibilidade para participar do curso na unidade do Senai de Indaiatuba. Os candidatos inscritos passarão por quatro etapas de seleção, todas eliminatórias. Serão... leia mais »

Iniciativa contemplou 1250 famílias com geladeiras novas e mais eficientes no município      A CPFL Paulista, por meio do programa CPFL na Comunidade, beneficiou famílias do município de Campinas com a substituição de 1250 geladeiras antigas por modelos novos, mais eficientes. A substituição irá gerar economia de energia elétrica, contribuindo para a diminuição do consumo deste item e consequentemente reduzindo o custo da conta ao final do mês.   Com um investimento de R$ 1,6 milhão, a iniciativa visa promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício, já que as novas geladeiras possuem consumo mais eficiente contribuindo com uma economia total de 672,84 MWh/ano. Esta quantidade de energia representa 64% do consumo de todas as famílias beneficiadas durante um ano.   O programa CPFL na Comunidade contempla também a regularização de ligações de risco, reforma de instalações elétricas de residências, além de promover ações de orientação para o uso eficiente de energia elétrica para as comunidades.... leia mais »

Problemas causados pelo brinquedo afetam milhares de clientes, todos os anos   Preocupada com a segurança da população e com a qualidade do fornecimento de energia elétrica para seus consumidores, a CPFL Energia alerta para o aumento de ocorrências na rede elétrica provocada pelas pipas no período de férias escolares. Um brinquedo de aparência inofensiva, pode se transformar num grande vilão se utilizado de forma inadequada, provocando acidentes e desligamentos. Muitas pipas ficam enroscadas nos fios e continuam provocando interrupções nos meses seguintes. Isso ocorre porque a linha, enrolada nos cabos elétricos, se torna boa condutora de energia quando chove.   Além disso, o uso do cerol (mistura de cola, limalha e vidro moído) ou da chamada “linha chilena” deve ser evitado. No estado de São Paulo é considerado crime utilizar cerol, e sua formulação pode conter limalha de ferro, que pode provocar curtos-circuitos e choques elétricos. O ideal é soltar pipas longe da rede elétrica. Se acontecer de o brinquedo... leia mais »

A CPFL Brasil foi a empresa vencedora na categoria Energia do 40º prêmio Melhores e Maiores da revista EXAME, da editora Abril. A comercializadora do grupo CPFL Energia também foi reconhecida pela publicação em 2010 e 2011. Para a edição de 2013, as mil maiores empresas do Brasil concorreram, e o Prêmio reconheceu os maiores investidores e melhores resultados em cada setor da economia nacional. Wilson Ferreira Jr, presidente do grupo CPFL Energia, e Marco Antônio Oliveira de Siqueira, presidente da CPFL Brasil, receberam o prêmio durante cerimônia realizada na noite de 1º de julho, na Sala São Paulo, na capital paulista.   CPFL Brasil   Em 2012 a CPFL Brasil adotou uma nova estratégia de vendas, que fortaleceu sua estrutura comercial e “permitiu crescimentos expressivos nas vendas de energia a consumidores finais, mantendo a CPFL Brasil na liderança do mercado de comercialização”, afirma Marco Antonio Siqueira, presidente da CPFL Brasil. A comercializadora de energia expandiu sua atuação por meio de escritórios... leia mais »

A CPFL Paulista investiu, por meio de seu Programa de Eficiência Energética, R$ 650 mil em um projeto de instalação de aquecedores solares para o sistema de água de residências do município de Barretos. O objetivo é reduzir o consumo de energia elétrica das famílias contempladas. As instalações foram feitas em 261 famílias dos bairros de Zequinha Amendola, Dom João Bosco, Alto Sumaré, Cristiano de Carvalho e Pimenta. A previsão é de que a mudança no padrão de aquecimento de água gere uma economia de 223,56 MWh/ano. Esta quantidade de energia representa 80% do consumo de todas as famílias beneficiadas durante um ano.   O programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem como objetivo promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício, contribuindo para a ampliação da reflexão da sociedade sobre o tema e atuando no desenvolvimento econômico, social e ambiental das áreas nas quais está presente.      Programa de... leia mais »

A CPFL Paulista investiu, por meio de seu Programa de Eficiência Energética, R$ 210 mil em um projeto de instalação de aquecedores solares para o sistema de água de residências do município de Jaboticabal. O objetivo é reduzir o consumo de energia elétrica das famílias contempladas. As instalações foram feitas em 85 famílias dos bairros da Cohab II, Cohab IV, e 1° de Maio. A previsão é de que a mudança no padrão de aquecimento de água gere uma economia de 223,56 MWh/ano. Esta quantidade de energia representa 80% do consumo de todas as famílias beneficiadas durante um ano.   O programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem como objetivo promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício, contribuindo para a ampliação da reflexão da sociedade sobre o tema e atuando no desenvolvimento econômico, social e ambiental das áreas nas quais está presente.      Programa de Eficiência Energética da CPFL Energia    O... leia mais »

Exposição permanece em cartaz de 28 de junho a 18 de agosto, com entrada franca, no Espaço São Bento   A CPFL Piratininga, juntamente com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, convidam o público da região para uma viagem no tempo, na exposição 100 Anos de História e Energia, no Espaço São Bento, de 28 de junho a 18 de agosto, em Sorocaba. Com registros de como o fornecimento de energia elétrica evoluiu em Sorocaba, a mostra nos ajuda a entender a evolução social e econômica da cidade que hoje se destaca como importante centro econômico no estado de São Paulo e no Brasil. Utilizando recursos tecnológicos e interativos, a mostra ainda aborda as conquistas do setor elétrico, a partir das descobertas que levaram ao funcionamento de equipamentos como o rádio, o telefone, a internet, instrumentos que aproximaram pessoas do mundo todo.

“Estreamos essa mostra em novembro passado, como parte das comemorações do centenário do grupo CPFL, em nossa Sede, em Campinas. Agora temos... leia mais »

Projeto contratado pela concessionária responsável pelo terminal aéreo visa economizar energia consumida e reduzir custos de manutenção   A CPFL Serviços concluiu a instalação dos primeiros pontos de Iluminação Pública com tecnologia LED (da sigla em inglês para Diodo Emissor de Luz) no município de Campinas. Foram instalados 63 pontos em dois quilômetros da rodovia que dá acesso ao aeroporto Internacional de Viracopos, um dos mais importantes terminais aéreos do estado de São Paulo.  A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, cliente da CPFL Serviços, inaugurou a obra nesta quinta-feira (27/06).  O investimento da concessionária foi motivado pela economia no consumo de energia elétrica e redução dos custos de manutenção proporcionada pela tecnologia LED. As lâmpadas LED são, em média, de 50% mais caras do que as unidades convencionais de vapor de sódio, comumente utilizadas em pontos de iluminação pública. No entanto, a lâmpada LED tem durabilidade de 65 mil horas, contra 10 mil horas das lâmpadas... leia mais »

Iniciativa contemplou 90 famílias com geladeiras novas e mais eficientes no município    A CPFL Piratininga, por meio do programa CPFL na Comunidade, beneficiou famílias dos bairros Cercadinho, Iperózinho e Porto do município de Capela do Alto com a substituição de 90 geladeiras antigas por modelos novos, mais eficientes. A substituição irá gerar economia de energia elétrica, contribuindo para a diminuição do consumo deste item e consequentemente reduzindo o custo da conta ao final do mês.   Com um investimento de R$ 75 mil, a iniciativa visa promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício, já que as novas geladeiras possuem consumo mais eficiente contribuindo com uma economia total de 48,60 MWh/ano. Esta quantidade de energia representa 64% do consumo de todas as famílias beneficiadas durante um ano.   O programa CPFL na Comunidade contempla também a regularização de ligações de risco, reforma de instalações elétricas de residências, além de promover ações de orientação para... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem eficientização energética   A CPFL Piratininga promoverá uma ação estimulando o uso consciente da energia elétrica nos dias 1º a 05 de julho, em Praia Grande. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira lúdica, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas Avenida Moises Cardoso de Oliveira, s/n, Vila Mirim - Espaço Piaçabuçu.   A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de capacitadores que disseminaram boas práticas de consumo de energia elétrica para alunos... leia mais »

Encontro, com participação de Antônio Bastos, presidente da Omega Energia, tem transmissão online pelo www.cpflcultura.com.br/aovivo   O programa Invenção do Contemporâneo, realizado, neste mês, pelo Instituto CPFL|Cultura em parceira com o Greenpeace Brasil, traz, na quinta-feira (27), Antônio Bastos, presidente da Omega Energia, que irá conversar sobre economia e energias renováveis. “As energias renováveis têm ganhado espaço no cenário energético brasileiro, mas ainda não estão completamente consolidadas no país”, afirma Bastos. Segundo ele, “são necessários programas que definam investimentos e incentivos para que elas se tornem mais competitivas”. Bastos abordará, ainda, as dificuldades que os investidores e empreendedores brasileiros enfrentam para conseguir fazer com que as energias renováveis ganhem cada vez mais espaço em nossa matriz. Antônio Bastos é presidente da Omega Energia e um de seus fundadores, em conjunto com a Tarpon Investimentos.... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem eficientização energética   A CPFL Piratininga promoverá uma ação estimulando o uso consciente da energia elétrica nos dias 27 a 28 de junho, em Salto de Pirapora. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira lúdica, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas no Recinto de Festa Antonio Carlos Farrapo, Rua Andre Cruconschi, no 450. A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 42 capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica para... leia mais »

Iniciativa contemplou 100 famílias com geladeiras novas e mais eficientes no município    A CPFL Piratininga, por meio do programa CPFL na Comunidade, beneficiou famílias do município de São Roque com a substituição de 100 geladeiras antigas por modelos novos, mais eficientes. A substituição irá gerar economia de energia elétrica, contribuindo para a diminuição do consumo deste item e consequentemente reduzindo o custo da conta ao final do mês.   Com um investimento de R$ 85 mil, a iniciativa visa promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício, já que as novas geladeiras possuem consumo mais eficiente contribuindo com uma economia total de 54 MWh/ano. Esta quantidade de energia representa 64% do consumo de todas as famílias beneficiadas durante um ano.   O programa CPFL na Comunidade contempla também a regularização de ligações de risco, reforma de instalações elétricas de residências, além de promover ações de orientação para o uso eficiente de energia elétrica para as comunidades.... leia mais »

Iniciativa contemplou 80 famílias com geladeiras novas e mais eficientes no município    A CPFL Paulista, por meio do programa CPFL na Comunidade, beneficiou famílias do município de Ribeirão Bonito com a substituição de 80 geladeiras antigas por modelos novos, mais eficientes. A substituição irá gerar economia de energia elétrica, contribuindo para a diminuição do consumo deste item e consequentemente reduzindo o custo da conta ao final do mês.   Com um investimento de R$ 70 mil, a iniciativa visa promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício, já que as novas geladeiras possuem consumo mais eficiente contribuindo com uma economia total de 43,20 MWh/ano. Esta quantidade de energia representa 64% do consumo de todas as famílias beneficiadas durante um ano.   O programa CPFL na Comunidade contempla também a regularização de ligações de risco, reforma de instalações elétricas de residências, além de promover ações de orientação para o uso eficiente de energia elétrica para as comunidades.... leia mais »

Iniciativa promovida pelo Planeta Sustentável será realizada no domingo, 30/06   Sempre surge aquela dúvida na hora de separar o lixo que produzimos em casa e as perguntas são constantes: O que é reciclável? Como diminuir a geração de resíduos? Como funciona a compostagem? Para obter essas respostas e estimular uma visão sustentável, a CPFL Energia apoia a Caminhada dos Resíduos, promovida pelo Planeta Sustentável, no próximo domingo, 30 de junho, a partir das 9h. A atividade será realizada pela primeira vez, em Campinas, e será monitorada pela equipe da SOS Ambiental, que percorrerá uma trilha na Lagoa do Taquaral.   Durante o percurso, biólogos promoverão uma reflexão sobre a relação do indivíduo com o lixo, que já se tornou um problema critico em diversas cidades. Em 2012, por exemplo, o Brasil destinou incorretamente quase 24 milhões de toneladas de resíduos, equivalente a 168 estádios como o Maracanã, no Rio de Janeiro.   Os interessados em participar da Caminhada dos Resíduos podem se inscrever, gratuitamente,... leia mais »

Exposição permanece em cartaz de 28 de junho a 18 de agosto, com entrada franca, no Espaço São Bento   A CPFL Piratininga, juntamente com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, convidam o público da região para uma viagem no tempo, na exposição 100 Anos de História e Energia, no Espaço São Bento, de 28 de junho a 18 de agosto, em Sorocaba. Com registros de como o fornecimento de energia elétrica evoluiu em Sorocaba, a mostra nos ajuda a entender a evolução social e econômica da cidade que hoje se destaca como importante centro econômico no estado de São Paulo e no Brasil. Utilizando recursos tecnológicos e interativos, a mostra ainda aborda as conquistas do setor elétrico, a partir das descobertas que levaram ao funcionamento de equipamentos como o rádio, o telefone, a internet, instrumentos que aproximaram pessoas do mundo todo.   “Estreamos essa mostra em novembro passado, como parte das comemorações do centenário do grupo CPFL, em nossa Sede, em Campinas. Agora temos a... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem eficientização energética   A CPFL Piratininga promoverá uma ação estimulando o uso consciente da energia elétrica nos dias 19 a 21 e 24 a 27 de junho, em Cubatão. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira lúdica, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas no Parque Anilinas, localizado na Av. 9 de Abril. A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 104 capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica para 2.625 alunos do 2º ao... leia mais »

A CPFL Piratininga, por meio do programa CPFL na Comunidade, beneficiou famílias do bairro Butantã, no município de Santos com a substituição de 35 geladeiras antigas por modelos novos, mais eficientes. A substituição irá gerar economia de energia elétrica, contribuindo para a diminuição do consumo deste item e consequentemente reduzindo o custo da conta ao final do mês.   Com um investimento de R$ 30 mil, a iniciativa visa promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício, já que as novas geladeiras possuem consumo mais eficiente contribuindo com uma economia total de 18,90 MWh/ano. Esta quantidade de energia representa 64% do consumo de todas as famílias beneficiadas durante um ano.   O programa CPFL na Comunidade contempla também a regularização de ligações de risco, reforma de instalações elétricas de residências, além de promover ações de orientação para o uso eficiente de energia elétrica para as comunidades.   A empresa segue um cronograma para atender as cidades de sua... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem eficientização energética   A CPFL Piratininga promoverá uma ação estimulando o uso consciente da energia elétrica nos dias 18 a 20 de junho, em Araçariguama. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira lúdica, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas no Jardim Brasil, no Ginásio dos Campeões. A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 32 capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica para 1.925 alunos do 2º ao 5º ano de... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem eficientização energética   A CPFL Piratininga promoverá uma ação estimulando o uso consciente da energia elétrica nos dias 13 e 14 de junho, em Itupeva. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira lúdica, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas no Parque das Pedreiras. A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 34 capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica para 2.100 alunos do 2º ao 5º ano de ensino fundamental da rede... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem eficientização energética   A CPFL Piratininga promoverá uma ação estimulando o uso consciente da energia elétrica nos dias 10 a 14 de junho, em Itu. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira lúdica, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas no Pátio da Prefeitura. A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 125 capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica para 3.850 alunos do 2º ao 5º ano de ensino fundamental da rede pública... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem eficientização energética   A CPFL Piratininga promoverá uma ação estimulando o uso consciente da energia elétrica nos dias 06 e 07 de junho, em Indaiatuba. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira lúdica, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas na CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação), localizado no Jd. Regina. A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 38 capacitadores que disseminaram boas práticas de consumo de energia elétrica para 1.750 alunos do 2º ao 5º ano de ensino fundamental da rede pública municipal. Os estudantes foram incentivados a serem multiplicadores das informações que aprenderam para suas famílias. ... leia mais »

A CPFL Paulista preparou um plano diferenciado de atendimento para toda a região do Parque de Eventos do Clube dos Cavaleiros de Americana (CCA), onde será realizada, entre os dias 9 e 23 de junho, a 27ª Festa do Peão de Americana. Para evitar qualquer risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica que possa prejudicar o evento, a CPFL realizou manobras em seus circuitos para que o abastecimento nas imediações do Parque de Eventos ocorra por uma rede elétrica praticamente exclusiva. O Centro de Operações da empresa também estará de prontidão e haverá equipes nas proximidades do local onde acontece a festa, de forma que se houver qualquer problema nos circuitos, o restabelecimento poderá ser feito no menor tempo possível. “Estamos prontos para garantir o fornecimento de energia durante os dias do evento, que deve contar com a presença de milhares de pessoas”, explica Manoel Rizeuto Pinheiro Filho, Engenheiro Líder na Região de Americana.  

... leia mais »

Com expectativa de venda de R$ 100 milhões, a parceria visa estabelecer um novo modelo de negócios para o fornecimento de Sistemas Elétricos de Potência   A CPFL Serviços, empresa do grupo CPFL Energia, assinou um memorando de entendimento com os parceiros Siemens e Kliass Locação de Bens Ltda. (Grupo GAAP) visando o estabelecimento de um novo modelo de negócios para fornecimento de Sistemas Elétricos de Potência. O projeto, já em andamento, prevê para o ano R$ 100 milhões em novos negócios. Trata-se de um procedimento conhecido como Build, Operate and Transfer (BOT), no modelo Turn Key Job, que beneficia clientes, fornecedores e investidores a partir da locação de equipamentos. O objetivo é atender uma demanda do mercado industrial, de clientes que possuem necessidades financeiras específicas, no que refere-se à construção de subestações e linhas de transmissão de alta tensão. Além disso, o intuito é dar suporte técnico e manutenção desses equipamentos, incluso em um único contrato de fornecimento. No... leia mais »

Encontro reuniu empresários de grandes indústrias de Curitiba    A CPFL Brasil, empresa comercializadora de energia elétrica do Grupo CPFL Energia, realizou no dia 04 de junho, o Fórum CPFL Brasil – Energia para Inovar na cidade de Curitiba. O encontro faz parte de um ciclo de eventos para empresários e representantes de grandes indústrias da cidade.   Em Curitiba, Luis Roberto Carnier, palestrante internacional em inovação e estratégia corporativa, Paulo Sérgio Javorski Diretor de Mercado de Energia da CPFL Brasil, abordaram os temas sobre o cenário energético, energia no mercado livre e as mudanças na contratação e seus impactos. “Além de trazer a discussão sobre inovação, o evento é uma oportunidade para estreitar o relacionamento com nossos clientes e proporcionar liquidez e redução de risco para os consumidores do mercado livre”, afirma Paulo Sérgio Javorski.   CPFL Brasil Com atuação na venda de energia aos consumidores do mercado livre, a CPFL Brasil oferece produtos customizados, bem como realiza... leia mais »

Serviço opcional traz comodidade para os consumidores da CPFL Piratininga, além da economia de papel Mais de 700 mil contas deixaram de ser impressas, desde o início do projeto   A CPFL Piratininga reforça, no dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, que seus clientes podem optar pelo serviço de receber as contas de energia por e-mail. Alinhado com as diretrizes de sustentabilidade do grupo CPFL Energia, o serviço opcional traduz o compromisso da empresa com o meio ambiente, ao reduzir as emissões de conta em papel. Atualmente, mais de 100 mil clientes já aderiram a essa novidade e recebem mensalmente a conta de energia de forma digital. Desde o início do projeto, mais de 700 mil contas deixaram de ser impressas mensalmente pelas distribuidoras do grupo CPFL Energia. O serviço é opcional, e o cliente que não efetuar a adesão à conta por e-mail continuará recebendo normalmente sua conta de energia impressa.   A iniciativa também visa trazer mais comodidade para os clientes adeptos ao serviço de Débito Automático,... leia mais »

O curso promovido pela CPFL Paulista visa treinar, desenvolver e preparar para o mercado pessoas que buscam o primeiro emprego como eletricistas.

A CPFL Energia realiza inscrições um curso profissionalizante para interessados em atuar como eletricistas, na cidade de Bauru. Em parceria com o Instituto Vital Correa (IVC) e o Instituto Monitor, o Projeto Escola de Eletricistas visa treinar, desenvolver e preparar para o mercado pessoas que buscam o primeiro emprego na área. O período para se inscrever foi prorrogado e o candidato terá até o dia 14/06 para manifestar interesse em participar das aulas.   Na cidade de Bauru, o curso é realizado em conjunto com a Prefeitura Municipal e acontecerá no Centro de Treinamento da CPFL Paulista. Os candidatos inscritos passam por quatro etapas de seleção, todas eliminatórias. O curso é composto por 480 horas (8 horas diárias no período de três meses) e o projeto oferece bolsa auxílio, além de arcar com custos de hospedagem, alimentação e transporte para os candidatos... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem eficientização energética   A CPFL Piratininga promoverá uma ação estimulando o uso consciente da energia elétrica nos dias 03 e 04 de junho, em São Roque. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira lúdica, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas no Centro Cultural Brasital, localizado na Avenida Aracaí 250, na região central do município. A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 33 capacitadores que disseminaram boas práticas de consumo de energia... leia mais »

Nesta quarta-feira (29/5) se comemorou o dia Mundial da Energia, oportunidade para refletir sobre o uso consciente da energia elétrica. A CPFL Energia aproveita essa data e a proximidade do inverno, para orientar a população sobre as várias formas de evitar gastos excessivos de energia elétrica e manter a conta baixa, sem deixar de gozar do conforto oferecido pelo serviço. Como usar a chave do chuveiro no modo “verão” e abrir mão de aquecedores e torneiras elétricas é desconfortável no frio, a CPFL recomenda que o consumidor se esforce para compensar a utilização desses itens adotando hábitos e soluções ligadas à iluminação da casa e alguns eletrodomésticos. A utilização racional da energia elétrica depende muito de uma mudança nos dos hábitos de cada um. Pequenas atitudes, como um banho menos demorado, representam uma grande diferença na economia, que pode chegar a 30% do valor da conta de energia. O importante é evitar um consumo exagerado com a utilização moderada de aparelhos como aquecedores de ambiente,... leia mais »

Encontros têm transmissão online ao vivo   Como será a energia na cidade do futuro? As pistas para as respostas serão objeto de reflexão do programa Invenção do Contemporâneo, realizado pelo Instituto CPFL| Cultura, em junho. Neste mês, promove um encontro especial com Ricardo Raineri, diretor do Banco Mundial e ex-ministro de Energia do Chile, na quarta-feira (5), que irá apresentar a importância e os desafios da matriz elétrica de fontes renováveis. O ciclo “Energia na cidade do futuro”, realizado ao longo do ano, é projeto de P&D Aneel promovido pela CPFL Energia, em parceria com a consultoria Rolland Berger e com o GESEL (Grupo de Estudos do Setor Elétrico), coordenado por Nivalde de Castro. O assunto volta à tona em dois programas realizados em parceria com o Greenpeace Brasil: o primeiro, na quinta-feira (6), com Osvaldo Soliano, diretor do Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas; e o segundo, no dia 27 (também quinta-feira), com Antônio Bastos, presidente da Omega Energia Renovável. Ambos... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem eficientização energética   A CPFL Piratininga promoverá uma ação estimulando o uso consciente da energia elétrica nos dias 28 e 29 de maio, em Vinhedo. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira lúdica, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas na Praça Aurora Sudário, localizada no bairro da Capela. A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 43 capacitadores que disseminaram boas práticas de consumo de energia elétrica para 1.575 alunos do 2º ao 5º... leia mais »

A CPFL Paulista investiu, por meio de seu Programa de Eficiência Energética, R$ 52 mil em um projeto que substituiu o padrão de luminárias e lâmpadas da CEPROCAMP (Centro de Educação Profissional de Campinas) em Campinas. Foram instaladas 584 novas luminárias e 1.167 lâmpadas. Com a substituição desses modelos por equipamentos mais modernos será possível economizar 22MWh por ano. A entrega das obras foi realizada dia 27/05, em um evento simbólico, no Centro de Educação.   O programa de Eficiência Energética da CPFL Paulista, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tem como objetivo promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício, contribuindo para a ampliação da reflexão da sociedade sobre o tema e atuando no desenvolvimento econômico, social e ambiental das áreas nas quais está presente.      Programa de Eficiência Energética da CPFL Energia    O programa de Eficiência Energética das distribuidoras do grupo CPFL Energia, aprovado junto à Agência Nacional... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem eficientização energética   O uso consciente da energia elétrica será incentivado do dia 27 a 29 de maio, em Santos. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira lúdica, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas na Arena Santos, localizada na Av. Rangel Pestana 184, na Vila Mathias. A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 53 capacitadores que disseminaram boas práticas de consumo de energia elétrica para 2.100 alunos do 2º ao 5º ano de ensino fundamental... leia mais »

A CPFL Paulista, por meio do programa CPFL na Comunidade, está beneficiando famílias do município de Barretos com a substituição de 350 geladeiras antigas por modelos novos, mais eficientes. A substituição irá gerar economia de energia elétrica, contribuindo para a diminuição do consumo deste item e consequentemente reduzindo o custo da conta ao final do mês.   Com um investimento de R$ 300 mil, a iniciativa visa promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício, já que as novas geladeiras possuem consumo mais eficiente contribuindo com uma economia total de 170 MWh/ano.   “Por meio de uma parceria com o poder público de Barretos, a CPFL está colaborando para o desenvolvimento econômico e social da cidade”, comenta Marco Antônio Carvalho, Gerente de Negócios da CPFL Paulista.   O programa CPFL na Comunidade contempla também a regularização de ligações de risco, reforma de instalações elétricas de residências, além de promover ações de orientação para o uso eficiente de energia... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem eficientização energética   O uso consciente da energia elétrica será incentivado no dia 24 de maio, em Capela do Alto. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira lúdica, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas na Praça São Francisco, ao lado da Prefeitura Municipal. A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 16 capacitadores que disseminaram boas práticas de consumo de energia elétrica para 875 alunos do 2º ao 5º ano de ensino fundamental da rede... leia mais »

Iniciativa irá agilizar o atendimento ao órgão de defesa do consumidor   Para garantir o melhor atendimento aos PROCONs (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), as distribuidoras do Grupo CPFL Energia no Estado de São Paulo, entre elas a CPFL Piratininga, criaram o Formulário PROCON, um canal online que irá agilizar as tratativas com o órgão de defesa do consumidor e, consequentemente, o retorno aos clientes.   A Gerência de Relacionamento da CPFL acredita que o novo canal trará otimização nos processos. Hoje, os PROCONs encaminham Cartas de Informação Preliminar como correspondências com aviso de recebimento (AR) às concessionárias de energia. Com o Formulário PROCON, além da agilidade, os órgãos de defesa do consumidor poderão ter economia com o envio das correspondências.   “Com o recebimento online das Cartas de Informação Preliminar (CIP), o processo todo terá maior agilidade e, com isso, todos têm a ganhar: PROCONs, concessionárias do Grupo CPFL e, principalmente, o próprio consumidor”, afirma... leia mais »

Com a solução, a empresa busca padronizar os processos de operação e manutenção e garantir a eficiência operacional das usinas.   A Infor acaba de anunciar a venda da solução Infor EAM para cinco usinas geradoras que pertencem à CPFL Geração, do grupo CPFL Energia, sendo quatro hidrelétricas e uma termoelétrica. São elas: Centrais Elétricas da Paraíba S.A. (EPASA), Companhia Energética Rio das Antas (Ceran), Usina Hidrelétrica Barra Grande (BAESA), Campos Novos Energia S.A (ENERCAN) e Foz do Chapecó Energia S.A.   O objetivo da adoção do sistema é padronizar as atividades e os processos de operação e manutenção das cinco usinas, por meio da utilização de uma única ferramenta, bem como aplicar as melhores práticas e permitir maior acompanhamento e controle dos processos.   O Infor EAM é um software de gestão de ativos empresariais que ajuda empresas de diferentes segmentos a gerenciar fábricas, equipamentos e instalações, mantendo-os disponíveis, confiáveis e seguros.   “A padronização dos processos também... leia mais »

A CPFL Paulista, por meio do programa CPFL na Comunidade, está beneficiando famílias do município de Jaboticabal com a substituição de 350 geladeiras antigas por modelos novos, mais eficientes – o que irá refletir diretamente na economia de energia elétrica, contribuindo para redução do custo desse item no orçamento das residências contempladas.   Com um investimento de R$ 300 mil, a iniciativa visa promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício, já que as novas geladeiras possuem consumo mais eficiente contribuindo com uma economia total de 170 MWh/ano.    “Por meio de uma parceria com o poder público de Jaboticabal, a CPFL está colaborando para o desenvolvimento econômico e social da cidade. Além do conforto, os moradores também terão uma redução em suas contas de energia”, comenta o Gerente de Negócios da CPFL Paulista, Jorge Cristiano Matsumoto.    O programa CPFL na Comunidade contempla também a regularização de ligações de risco, reforma de instalações elétricas de residências,... leia mais »

O curso visa treinar, desenvolver e preparar para o mercado pessoas que buscam o primeiro emprego como eletricistas.   A CPFL Energia abre inscrições um curso profissionalizante para interessados em atuar como eletricistas, na cidade de Bauru. Em parceria com o Instituto Vital Correa (IVC) e o Instituto Monitor, o Projeto Escola de Eletricistas visa treinar, desenvolver e preparar para o mercado pessoas que buscam o primeiro emprego na área.          Na cidade de Bauru, o curso é realizado em conjunto com a Prefeitura Municipal e acontecerá no Centro de Treinamento da CPFL Paulista. Os candidatos inscritos passam por quatro etapas de seleção, todas eliminatórias. O curso é composto por 480 horas (8 horas diárias no período de três meses) e o projeto oferece bolsa auxílio, além de arcar com custos de hospedagem, alimentação e transporte para os candidatos de forma integral.   As inscrições podem ser feitas pelos interessados de 20 a 30/05, na SEBES  (Secretaria de Bem Estar Social) e no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Para se inscrever o candidato precisa ser maior de 18 anos, cursar o ensino médio (pode ser incompleto), possuir Carteira Habilitação definitiva e não ter restrição para trabalho em altura. ... leia mais »

Clientes com as contas do ano passado em dia receberão a declaração na fatura do mês de maio    Os clientes da CPFL Paulista receberam, na conta com vencimento no mês de maio, a declaração de quitação de débito referente aos 12 meses de 2012 e também dos anos anteriores. Essas informações podem ser usadas como comprovante de pagamento, para que o consumidor não precise guardar todas as faturas anteriores.   O envio é feito em cumprimento à Lei Federal 12.007/09 e ao artigo 125 da Resolução Normativa 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e será emitido ao consumidor que está em dia com suas contas. Para aqueles que ainda têm alguma fatura atrasada, o envio ocorrerá logo após o seu pagamento.   Para maior comodidade dos clientes, a CPFL Paulista lembra também que disponibiliza o serviço de envio das contas de energia por e-mail, que é opcional. O cliente que não desejar aderir ao serviço, pode continuar recebendo normalmente sua conta de energia impressa. O cadastro pode ser feito no site da... leia mais »

Prefeito de Ibiúna visita hoje a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia, que está aberta a visitação no município nesta semana    O prefeito da cidade de Ibiúna, Professor Eduardo Ancelmo Domingues Neto, visita hoje (20/05) a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia, que está aberta a visitação no município nesta semana. O veículo recebe alunos de escolas públicas e da comunidade até o dia 22 de maio, na Área de Eventos, próximo à Rodoviária Municipal. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira prática e divertida, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 51 capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica para 1.750 alunos do 2º ao 5º ano de ensino fundamental... leia mais »

Atenta ao importante jogo da final do Campeonato Paulista de Futebol, entre Santos e Corinthians, que será disputado no domingo (18/5), às 16h, no estádio de Vila Belmiro, em Santos, a CPFL Piratininga preparou um plano diferenciado de atendimento para a toda a Baixada Santista e em especial para a região do estádio.   Para evitar qualquer risco de interrupção de energia elétrica que possa prejudicar o jogo, a empresa está realizando manobras em seus circuitos para que o abastecimento nas imediações do estádio ocorra por uma rede elétrica praticamente exclusiva. Havendo qualquer problema nesse circuito, o restabelecimento poderá ser feito no menor tempo possível.   “O torcedor pode ficar tranquilo quanto ao fornecimento de energia para este importante jogo”, explica Daniel Gironi, Gerente do Centro de Operações da CPFL Piratininga. Para reforçar esse esquema especial de atendimento, a empresa manterá equipes técnicas de prontidão nas imediações do estádio onde acontece a partida.  

... leia mais »

Levantamento destacou o desenvolvimento do projeto do Transformador Verde 
 
A CPFL Energia foi reconhecida pela Revista ISTOÉ Dinheiro como uma das 50 Empresas do Bem, na categoria Gestão. Com atuação em distribuição, geração, comercialização de energia elétrica e serviços, o Grupo foi escolhido pelo investimento no projeto do Transformador Verde, utilizado por suas distribuidoras nos últimos sete anos. O equipamento, desenvolvido pela B&M Pesquisa e Desenvolvimento, alcança eficiência operacional cerca de 30% maior do que um transformador comum, tem vida útil mais longa, permanece por menos tempo em manutenção. Além disso, consome óleo vegetal biodegradável, que não é inflamável na temperatura de operação de um transformador e se decompõe em 45 dias, diminuindo os impactos ao meio ambiente.
 

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem eficientização energética   O uso consciente da energia elétrica será incentivado em Boituva até o dia 17 de maio. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira lúdica, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas no Centro de Eventos na Av. Pereira Inácio. A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 45 capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica para 1.750 alunos do 2º ao 5º ano de ensino fundamental da rede pública municipal.... leia mais »

Mais de 1300 alunos visitaram a mostra promovida pela CPFL Energia   Chega a sua última semana a exposição 100 Anos de História e Energia, promovida pela CPFL Energia, no Centro de Atividades Integradas de Santos (CAIS). Desde 13 de abril, quando foi inaugurada, a mostra recebeu entres os visitantes 1.319 alunos de escolas públicas e privadas, e com opção de visitas monitoradas para grupos de até 40 pessoas, mediante agendamento. Ainda é tempo: a exposição fica aberta para visitação até domingo, 19 de maio. Interessados nas visitas monitoradas podem agendar por meio dos canais: e-mail monitoriasantos@gmail.com ou pelos telefones (13) 8161.4937 e (11) 9 5840.9020.   Com curadoria do historiador Renato de Oliveira Diniz e produção de Ana Maria Xavier, 100 Anos de História e Energia é autoexplicativa e dividida em quatro módulos:   1-   Os Pioneiros da Energia Elétrica - 1912 a 1927: o período vai da consolidação do fornecimento de energia elétrica como negócio... leia mais »

A CPFL Jaguari preparou um plano diferenciado de atendimento para a região do Red Park, na avenida Antártica, 1530, onde será realizado o Jaguariúna Rodeio Festival, programado para o período de 9 à 18 de maio.

O evento, batizado de Jaguariuna Brahma Country Festival, nasceu em 1989 e é uma das maiores e mais estruturadas festas de rodeio do Brasil. Além dos shows musicais, uma das atrações que devem atrair milhares de pessoas é Brahma Super Bull, maior campeonato de montaria em touros do país, promovido pela PBR (Professional Bull Riders).

Para evitar qualquer risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica que possa prejudicar o evento e comprometer sua segurança, a CPFL está realizou manobras em seus circuitos para que o abastecimento nas imediações do recinto que recebe o rodeio ocorra por uma rede elétrica praticamente exclusiva.

O Centro de Operações da empresa também estará de prontidão e haverá equipes estrategicamente posicionadas , de forma que se houver qualquer problema... leia mais »

As inovações tecnológicas poderão assegurar nossa autonomia energética de maneira ambientalmente correta e economicamente sustentável? O questionamento está no centro das reflexões do módulo do programa Invenção do Contemporâneo, realizado pelo Instituto CPFL | Cultura em parceria com Greenpeace, neste mês.  O módulo “Horizonte Renovável: a energia na paisagem brasileira” tem curadoria de Ricardo Baitelo, coordenador da Campanha Clima & Energia do Greenpeace Brasil.   Com dois encontros em maio e dois em junho, o programa pode ser também acompanhado online e ao vivo pelo site www.cpflcultura.com.br/aovivo, com participação dos internautas pelo chat. As gravações acontecem no Instituto CPFL \Cultura, em Campinas, sempre a partir das 19h, com entrada gratuita e por ordem de chegada.     Futuro longe do ultrapassado           Baitelo ressalta que o futuro está nas energias renováveis, e não em insistir em fontes sujas, de modelos ultrapassados baseados na exploração de combustíveis fósseis. “Se isso é possível em locais do planeta onde o Sol é um artigo de luxo, imaginem o que não podemos fazer por aqui”, provoca. Para ele, seria “imperdoável” o Brasil ficar de fora da corrida tecnológica pelas energias renováveis. “A esta altura, é o pecado que não podemos mais cometer”, conclui.... leia mais »

Os livros "100 anos de História e Energia", de Ricardo Maranhão e Simone Mateos, e "História e Energia – memória, informação e sociedade”, de Gildo Magalhães, serão lançados no programa Invenção do Contemporâneo Especial, no Instituto CPFL| Cultura, nesta quarta-feira (8), a partir das 19h.  As obras fazem parte das comemorações dos 100 anos da CPFL Energia. O encontro tem transmissão online pelo site www.cpflcultura.com.br/aovivo.   Organizado por Ricardo Maranhão, “100 anos de história e energia” traz uma série de artigos que revisitam a memória do antigo uso intensivo da lenha até os atuais energéticos alternativos. Os textos são assinados pelos especialistas brasileiros David Zylberstajn, Helder Queiroz, Ildo Sauer, Leonam Guimarães, Luiz Pinguelli Rosa, Nivalde de Castro, Peter Greiner, Roberto Zilles e Wilson Ferreira Jr.  “Homens que se destacaram não só por dedicar suas vidas a estudos energéticos, como por exercer atividades ligadas à prática, à produção,... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem economia de energia   O uso consciente da energia elétrica trará incentivo de 07 a 10 de maio, em Salto. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira prática e divertida, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas no Estacionamento do Centro de Educação e Cultura, na Rua Prudente de Moraes, 580. A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 65 capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica para mais de 2.275 alunos do 2º ao 5º ano... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem economia de energia   O uso consciente da energia elétrica vai ganhar uma força de 06 a 10 de maio, em São Vicente. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira prática e divertida, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas na praça Itararé. A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 86 capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica para mais de 3.150 alunos do 2º ao 5º ano de ensino fundamental da rede pública municipal. Os... leia mais »

A CPFL Paulista preparou um plano diferenciado de atendimento para a toda a região do Recinto de Exposições "José Oliveira Prado", na avenida Lázaro Brígido Dutra, onde está sendo realizada, até o dia 12 de maio, a 36ª edição da Facilpa (Feira Agropecuária Comercial e Industrial) de Lençóis Paulista. A feira, que nasceu em 1977, é uma das maiores e mais estruturadas festas agropecuárias do Brasil e deve receber, aproximadamente, 250 mil pessoas em todos os dias do evento. Esta é a primeira vez que a cidade recebe uma etapa do Brahma Super Bull, maior campeonato de montaria em touros do país, promovido pela PBR (Professional Bull Riders) Brasil e também a Copa Brahma Barretos, porta de entrada para novas estrelas das arenas. Para evitar qualquer risco de interrupção no fornecimento de energia elétrica que possa prejudicar o evento e comprometer sua segurança, a CPFL realiza manobras em seus circuitos para que o abastecimento nas imediações do Recinto de Exposições ocorra por uma rede elétrica praticamente... leia mais »

Em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema, o programa CPFL na Comunidade substituiu geladeiras, sistemas de aquecimento de água e distribuiu lâmpadas fluorescentes compactas, visando à economia e o consumo consciente de energia junto às famílias de baixo poder aquisitivo.     O programa CPFL na Comunidade, da CPFL Santa Cruz investiu, no primeiro trimestre de 2013, R$235 mil na cidade de Paranapanema - SP. O programa substituiu 65 geladeiras, 85 sistemas de aquecimento de água e distribuiu 450 lâmpadas fluorescentes compactas para famílias de baixo poder aquisitivo no município. Com os aparelhos novos e mais eficientes, a distribuidora espera que essas famílias economizem 91,43 MWh de energia elétrica por ano. Para efeito de comparação, essa quantidade de energia seria suficiente para abastecer cerca de 450 residências que tenham um consumo mensal de 200 KWh por mês.    Criado em 2000, o programa CPFL na Comunidade, que é parte do Programa de Eficiência Energética da CPFL Energia,... leia mais »

Em parceria com as prefeituras Programa, o CPFL na Comunidade substituirá geladeiras, sistemas de aquecimento de água e lâmpadas para famílias com baixo poder aquisitivo economizarem energia

O programa CPFL na Comunidade, da CPFL Jaguari, investirá a partir de maio R$ 680 mil nas cidades de Jaguariúna e Pedreira. O programa substituirá 400 geladeiras, 180 sistemas de aquecimento de água para banho, além de distribuir 1740 lâmpadas fluorescentes compactas para as famílias de baixo poder aquisitivo nos dois municípios.

Criado em 2000, o programa CPFL na Comunidade, que é parte do Programa de Eficiência Energética da CPFL Energia, visa, entre outras ações, promover o consumo lícito, consciente e eficiente de energia elétrica, e eliminar as ligações clandestinas, levando cidadania aos beneficiados, que assim passam também a contar com um comprovante de endereço. Dentre outras ações, o Programa prevê a conscientização da população para o uso racional e seguro de energia, através de palestras, cursos e... leia mais »

A obra compreende uma nova subestação de R$6 milhões que permitirá atender ao crescimento do município nos próximos dez anos

Comprometida com o crescimento das cidades em que atua, a CPFL Santa Cruz inaugura uma nova subestação em Santa Cruz do Rio Pardo. O investimento visa garantir energia suficiente para acompanhar o crescimento da cidade, que conta hoje com uma população de mais de 43 mil habitantes e registra uma taxa de crescimento anual de 8%.

O investimento total nesta obra da CPFL Santa Cruz foi de R$ 7,6 milhões. A Subestação Santa Cruz do Rio Pardo 2  contou com aporte de R$ 6 milhões. Foram aplicados também mais R$1,6 milhão em alimentadores na região. A obra vai permitir melhorar a qualidade do atendimento e propiciar a ampliação do parque industrial da cidade. Com a entrada em operação do novo sistema, a capacidade instalada do município terá um aumento de 12,5 MVA, suficiente para atender a demanda da região por mais dez anos.

Edificada no prolongamento da Rua Luciano Batista,... leia mais »

A CPFL Atende inicia a expansão de suas atividades para além do grupo CPFL Energia. Fundamentada na experiência adquirida nos processos de gestão e de relacionamento com os clientes do grupo, a CPFL Atende está oferecendo serviços para outras empresas do mercado e acaba de vencer processo licitatório para prestação de serviços de teleatendimento para a GAS BRASILIANO. O início da Operação está programado para o dia 23/05/2013.

A GAS BRASILIANO pertence ao sistema Petrobras e distribui cerca de 900 mil m³ de gás natural por dia, atendendo aproximadamente 10 mil consumidores nos municípios de Agudos, Araçatuba, Araraquara, Bauru, Descalvado, Ibitinga, Itápolis, Lençóis Paulista, Lins, Marília, Matão, Pederneiras, Porto Ferreira, Ribeirão Preto, São Carlos e Valparaíso. A empresa atua nos segmentos residencial, comercial, automotivo e industrial.

A CPFL Atende tem dois sites de atendimento em Araraquara e Ourinhos, 500 Posições de Atendimento e 1 mil colaboradores, e é responsável pela prestação de serviços de SAC, Ouvidoria, Chat, E-mail, Service Desk, Back-Office e Recuperação de Créditos às empresas do grupo CPFL Energia e agora ao mercado.

... leia mais »

Interessados para o cargo devem enviar currículo por e-mail até 30 de abril de 2013

A CPFL Serviços, empresa do grupo CPFL Energia, está com 80 vagas em Campinas, todas para o cargo de eletricista. Os candidatos interessados devem enviar um currículo atualizado para o e-mail: recrutaeletricista@cpfl.com.br, até o dia 30 de abril de 2013.

Para se candidatar é preciso ter, no mínimo, 18 anos, ensino fundamental completo ou a concluir, e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), na categoria “B”. O processo seletivo será composto de entrevista, avaliação psicológica e avaliação de conhecimento técnico. 

CPFL Serviços A CPFL Serviços é uma empresa do grupo CPFL Energia, e que oferece soluções energéticas inovadoras e sustentáveis para empreendimentos de todos os segmentos. Em seu portfólio de serviços oferecidos estão: • Projeto e Construção de Subestações em média e alta tensão e Linhas de Transmissão, • Projeto e Construção de Redes de distribuição aérea e subterrâneas,... leia mais »

Distribuidora de energia inaugura subestação de R$1,9 milhão que permitirá atender ao crescimento do município nos próximos dez anos

Comprometida com o crescimento das cidades em que atua, a CPFL Paulista coloca em operação uma subestação na cidade de Bofete (SP). O investimento tem como objetivo garantir energia suficiente para acompanhar o crescimento da cidade, que conta hoje com uma população de mais de nove mil habitantes. Até a construção deste conjunto elétrico, a demanda da cidade era atendida por uma Subestação na cidade vizinha, Pardinho. Juntamente com a subestação também foram construídas uma linha de transmissão e alimentadores de distribuição de energia na rede elétrica que atende à cidade.  

O investimento total nesta obra da CPFL Paulista em Bofete foi de R$ 4,1 milhões. A subestação, que foi orçada em R$1,9 milhão, permitirá melhorar qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia e atender ao crescimento do município. O sistema terá capacidade de 6,25 MVA, suficiente para atender a demanda da cidade por mais dez anos. Instalada na Estrada Municipal Bofete – Pardinho km 2,5, S/Nº, a subestação vai atender 4.884 clientes com uma estimativa de consumo de 1,2 MWh/mês.... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem economia de energia

O uso consciente da energia elétrica vai ganhar uma força de 17 a 20 de abril, em Campinas. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira prática e divertida, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas na entrada 5 do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral).

A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 47 capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica para mais de 2.100 alunos. Neste período, mais de quinhentos... leia mais »

A CPFL Brasil, comercializadora da CPFL Energia - maior grupo privado do setor elétrico brasileiro, participa da 5ª edição da Feira de Fornecedores Industriais – Forind NE –, que acontece desde ontem (15/04) no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.  Até o dia 18/04 os participantes do evento poderão visitar o estande da CPFL Brasil e conhecer seus especialistas para negociação de energia para grandes consumidores, produtos diferenciados para redução de custos na contratação de energia e avaliações de migração dos consumidores do Mercado Cativo para o Mercado Livre. A empresa conta com um escritório no Recife, responsável pelo atendimento de todo o Nordeste e com profissionais contratados na região.

Nesta modalidade de aquisição de energia elétrica, o consumidor escolhe de qual empresa quer comprar energia e negocia preço e demais condições comerciais para adequar a oferta de energia ao seu perfil de consumo.  As negociações ocorrem por contratos livremente acordados entre o comprador e o vendedor.

... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem economia de energia

O uso consciente da energia elétrica vai ganhar uma força dias 16 e 17 de abril em Paulínia. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira prática e divertida, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas no Bolsão do estacionamento do Teatro Municipal, avenida José Losano Araújo, 1551, Parque Brasil 500.

A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 31 capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica para... leia mais »

Em módulo com curadoria de Nivalde de Castro, coordenador geral do GESEL, José Sidnei Colombo Martini, professor da Poli/USP, falará sobre a “cidade do futuro” e seus impactos para o consumo de energia elétrica

O consumo de energia está diretamente ligado ao desenvolvimento de uma cidade. Os índices em ascensão demonstram desenvolvimento econômico e, ao mesmo tempo, despertam questões sobre a sustentabilidade deste progresso. O futuro exige a criação de novos padrões de consumo de energia elétrica, que serão discutidos na próxima edição especial do programa Invenção do Contemporâneo, da CPFL Cultura. O módulo “Energia na cidade do futuro” é composto por 10 encontros que serão realizados ao longo de 2013, sob a curadoria do coordenador geral do GESEL (Grupo de Estudos do Setor Elétrico) da UFRJ, prof. Nivalde de Castro.

O primeiro encontro traz um workshop com José Sidnei Colombo Martini, professor titular da Escola Politécnica da USP, que pretende discutir o comportamento do consumidor em 2030 e seus impactos para o setor energético. O tema será abordado sob quatro vertentes: o mundo/vida em 2030; como serão as cidades do futuro; a casa do futuro e os novos padrões de consumo de energia.

... leia mais »

Exposição permanece em cartaz de 13 de abril a 19 de maio, com entrada franca, no CAIS   O público é convidado para uma viagem no tempo na exposição 100 Anos de História e Energia, promovida pela CPFL Energia, no Centro de Atividades Integradas de Santos (CAIS), de 13 de abril a 19 de maio. Utilizando recursos tecnológicos e interativos, a mostra aborda as conquistas do setor elétrico, a partir das descobertas que levaram ao funcionamento de equipamentos como o rádio, o telefone, a internet, instrumentos que aproximaram pessoas do mundo todo.

“Estreamos essa mostra em novembro passado, como parte das comemorações do centenário do grupo CPFL, em nossa Sede, em Campinas. Agora temos a satisfação de levá-la também a  importantes cidades de nossa área de atuação, a começar por Santos, atendida pela CPFL Piratininga. Para esta edição, foi produzido um módulo especial, no qual é mostrada a história da energia elétrica nos últimos cem anos na cidade”, afirma Augusto Rodrigues, Diretor de Comunicação Empresarial... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem economia de energia

O uso consciente da energia elétrica vai ganhar uma força de 11 a 12 de abril, em Sertãozinho. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira prática e divertida, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará aberto para visitas na Avenida Afonso Trigo, 1573, Ginásio de Esportes Docão.

A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 25 capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica para mais de mil alunos. Neste período, mais... leia mais »

Projeto CPFL nas Escolas irá contemplar treze escolas do Ensino Fundamental da cidade

Orientar a comunidade para o consumo consciente de energia. Este é o objetivo do programa CPFL nas Escolas, iniciado neste mês em treze escolas da rede municipal de ensino de Indaiatuba. O projeto prevê a capacitação de educadores de escolas públicas municipais para disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica.

Com duração prevista de seis meses, o Programa adota a metodologia “A Natureza da Paisagem: Energia Recurso da Vida”, do PROCEL, e tem como foco prioritário o público infanto-juvenil, do 2º ao 5º ano de ensino fundamental da rede pública municipal. “Além de capacitar os educadores para que sejam multiplicadores dos conceitos para as crianças, a CPFL pretende envolver também as famílias a fim de contribuir para a mudança de hábitos e comportamento das comunidades em que atua, promovendo o conceito de consumo eficiente”, explica Marney Antunes, Diretor Comercial da CPFL Energia.

... leia mais »

Projeto CPFL nas Escolas irá contemplar dezoito escolas do Ensino Fundamental da cidade

Orientar a comunidade para o consumo consciente de energia. Este é o objetivo do programa CPFL nas Escolas que será iniciado no próximo dia 4 de abril em 18 escolas da rede municipal de ensino de São Vicente. O projeto prevê a capacitação de educadores de escolas públicas municipais para disseminar conceitos básicos de uso eficiente e seguro da energia elétrica. A assinatura da parceria entre a distribuidora e a prefeitura da cidade será realizada às 14h, na Prefeitura Municipal de São Vicente, rua Frei Gaspar 384.

Com duração prevista de seis meses, o Programa adota a metodologia “A Natureza da Paisagem: Energia Recurso da Vida”, do PROCEL, e tem como foco prioritário o público infanto-juvenil, do 2º ao 5º ano de ensino fundamental da rede pública municipal. “Além de capacitar os educadores para que sejam multiplicadores dos conceitos para as crianças, a CPFL pretende envolver também as famílias a fim de contribuir... leia mais »

Ações da distribuidora envolvem eficientização de semáforos, construção de rede subterrânea e projetos educacionais

A CPFL Piratininga lança nesta terça-feira, 02/04, uma série de investimentos em Santos que envolvem tanto a melhora no fornecimento de energia elétrica quanto à promoção do bem-estar, cultura e da educação para alcançar um consumo de energia consciente. A verba destinada a Santos cerca de R$ 8 milhões.

Módulos de semáforos com tecnologia Led

Com recursos do Programa de Eficiência Energética, a CPFL Piratininga fará a substituição de lâmpadas de semáforos convencionais por módulos equipados com lâmpadas Led na cidade de Santos. Serão aplicados R$ 2,7 milhões na compra e instalação de mais de oito mil módulos de lâmpadas Led. Com os módulos será possível converter 2.154 semáforos veiculares e 1.178 semáforos de pedestres em unidades que operam com a tecnologia Led. As substituições das lâmpadas serão iniciadas no próximo dia 03/04 e devem durar cerca de cinco meses.

Para... leia mais »

Ainda nesta semana, Padre Contieri fala sobre ira e esperança no Café Filosófico CPFL; programas têm transmissão online   A CPFL Cultura retorna com o programa Invenção do Contemporâneo e um tema que promete boas reflexões: a ética no setor público, no mundo corporativo e nas escolhas pessoais. A gravação do programa acontece nesta quinta-feira (4), a partir das 19h, na CPFL Cultura, em Campinas. O encontro tem transmissão ao vivo pelo site da CPFL Cultura. Os internautas podem participar enviando suas perguntas pelo chat. Invenção do Contemporâneo deste mês tem curadoria do professor de Ética da USP, Clóvis de Barros Filho, também consultor de Ética da Unesco, colunista e conferencista do Espaço Ética. Com o tema “Ética: da práxis a complexidade”, Barros Filho abre o ciclo nesta quinta. Durante este mês, o tema será abordado por especialistas do assunto, como Júlio Pompeu, Régis Fernandes de Oliveira, Luiz Peres Neto, Grace Ladeira Garbaccio e Paulo Chapchap.   Da ira à esperança Em abril, o Café Filosófico... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem economia de energia

O uso consciente da energia elétrica vai ganhar uma força de 03 a 04 de abril, em Orlândia. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira prática e divertida, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. A carreta estará estacionada próximo ao Teatro Municipal, situado na Praça dos Imigrantes – Centro.

A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 31 capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica para 1.150 alunos. Neste período, mais de... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem economia de energia

O uso consciente da energia elétrica vai ganhar uma força de 02 e 03 de abril, em Agudos. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira prática e divertida, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo estará estacionado no Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Vicente Damante” – Rua Pedro Rudine, s/n.

A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 20 capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica para 700 alunos. Neste período, mais... leia mais »

Silvia Zwi assumiu a diretoria de RH Estratégico da CPFL Energia, em substituição a Alfredo Bottone, que renunciou ao cargo para se dedicar a projetos pessoais. Silvia é graduada em Educação pela Unicamp, com pós-graduação em Recursos Humanos pelas universidades de Haifa (Israel) e de Manchester (Reino Unido). Possui 21 anos de experiência no setor de RH, tendo atuado em empresas como International Paper, Editora Globo, Renault do Brasil e BP Biofuels Brasil. Já atuou anteriormente na CPFL Energia, entre 2002 e 2006, como gerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos, e desde agosto de 2012, retornou ao Grupo, como Diretora Adjunta de Recursos Humanos.
 

A CPFL Santa Cruz ficou em primeiro lugar no ranking de qualidade do serviço prestado em 2012, entre as grandes distribuidoras de energia elétrica do país, conforme divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A concessionária, que integra o grupo CPFL Energia e é responsável pelo abastecimento de energia elétrica em 27 municípios do interior dos Estados de São Paulo e Paraná, foi destaque na categoria de empresas com o mercado faturado anual de energia maior que 1 TWh (terawatt hora) para o período de janeiro a dezembro de 2012. O Ranking avaliou todas as distribuidoras do país, divididas em dois grupos, de acordo com o porte das distribuidoras. São 35 distribuidoras consideradas de grande porte, e 28 distribuidoras consideradas de menor porte, com mercado faturado anual menor ou igual a 1 TWh. Com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade – DGC, formado a partir da comparação dos valores apurados de DEC e FEC das distribuidoras em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL,... leia mais »

Quantidade de energia elétrica poupada no ano alcançou 33,3 mil MWh e poderia abastecer 166 mil clientes residenciais durante um mês

O programa de Eficiência Energética das distribuidoras do grupo CPFL Energia, aprovado junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), contou com R$ 59,7 milhões, durante todo o ano de 2012, para o desenvolvimento de ações voltadas ao consumo consciente de energia elétrica nos 569 municípios de suas áreas de concessão. Consciente de que a energia é essencial ao bem-estar das pessoas e ao desenvolvimento da sociedade, a CPFL Energia acredita que produzir e utilizar energia de forma sustentável é vital para o futuro da humanidade.

Do montante total, foram aplicados mais de R$ 36 milhões em projetos para a população de baixo poder aquisitivo, que se concretizaram em ações como substituição de geladeiras e chuveiros por modelos novos, mais eficientes, , regularização de ligações clandestinas e doações de padrões internos de energia, o chamado “postinho”. Outros R$... leia mais »

Companhia destinará R$ 1 milhão de reais para os projetos implantados em quatro municípios potiguares

A CPFL Renováveis lança um Programa de Desenvolvimento Socioambiental (PDS) no Rio Grande do Norte. A iniciativa, que terá investimentos de R$ 1 milhão, tem como objetivo contribuir para o fortalecimento econômico e social das populações locais, por meio de parcerias da CPFL Renováveis com organizações, governos e empresas interessadas em participar do Programa. O edital para inscrição dos projetos será lançado no dia 19 de março e estará disponível no site www.cpflrenovaveis.com.

“O Programa reforça nosso compromisso com a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades que vivem nas áreas onde a empresa desenvolve e mantém projetos de geração de energia, como parques eólicos, usinas de geração a partir de biomassa e usinas fotovoltaicas”, afirma Tarcísio Borin, diretor de Sustentabilidade da CPFL Renováveis.

As primeiras localidades... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem economia de energia

O uso consciente da energia elétrica vai ganhar uma força de 19 a 21 de março, em Itatiba. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira prática e divertida, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente.

A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 44 capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica para 1.575 alunos. Neste período, mais de quinhentos estudantes do 2º ao 5º ano de ensino fundamental da rede pública municipal foram incentivados... leia mais »

Unidade móvel de ensino do projeto CPFL nas Escolas envolve alunos professores e a comunidade em atividades que promovem economia de energia

O uso consciente da energia elétrica vai ganhar uma força de 19 a 21 de março, em Botucatu. Alunos e professores de escolas contempladas com o programa CPFL nas Escolas poderão visitar a Unidade Móvel de Ensino Multifuncional da CPFL Energia. Trata-se de um caminhão com uma série de equipamentos que mostram, de maneira prática e divertida, as origens da geração da energia elétrica e como utilizá-la de maneira inteligente. O veículo ficará exposto na Praça da Juventude, Avenida Mário Barbéris s/n.

A apresentação da Unidade Móvel para os alunos, professores e para a comunidade é a fase final do programa CPFL nas Escolas. Ao longo dos últimos seis meses, o programa agiu dentro das salas de aula, por meio da formação de 68 capacitadores que disseminaram boas praticas de consumo de energia elétrica para 3.150 alunos de 18 escolas municipais. Neste período, mais de... leia mais »

Iniciativa lembra os 25 anos de morte do compositor   “Quero homenagear o meu amigo e falar da minha saudade / Meu amigo Radamés é coisa melhor que tem / É um dia de sol na floresta, é a graça de querer bem / Radamés é água alta, é fonte que nunca seca / É cachoeira de amor, é chorão [...] Alô Radamés, te ligo / Aqui fala o Tom Jobim / Vamos tomar um chope / Te apanho na mesma esquina / Já comprei o amendoim...” (Tom Jobim)   No ano que marca os 25 anos de morte do compositor brasileiro Radamés Gnattali, a CPFL Cultura – programa cultural da CPFL Energia - distribuirá gratuitamente exemplares do CD Radamés Gnattali, flauta piano e violão para bibliotecas, universidades, escolas de música e institutos culturais, além de disponibilizá-lo para download no site cpflcultura.com.br. O disco, produzido em 2012 por meio da Lei Rouanet, é resultado da série de concertos Mozart & Radamés: afinidades e contrapostos, apresentada no programa de Música Erudita Contemporânea, aos sábados, na sede da CPFL Cultura, em Campinas.... leia mais »

A CPFL Santa Cruz foi reconhecida como vencedora do Prêmio IASC 2012 (Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor), na categoria Regiões Sul e Sudeste - entre 30 mil e 400 mil clientes.

leia mais »

A CPFL Paulista informa que os fortes ventos que atingiram a região de Campinas por volta da 1h da madrugada desta quarta-feira, 20/6, provocaram a queda de duas torres de linha de transmissão próximas a Sumaré, ocasionando interrupção no fornecimento de energia a aproximadamente 78 mil consumidores da região.

leia mais »

Ricardo Zangirolami é o novo vice-presidente de Relações Institucionais da CPFL Energia (VPI). Após reestruturação organizacional do Grupo, foi criada a Vice-Presidência de Relações Institucionais, responsável pelas diretorias Jurídica, de Meio Ambiente e de Comunicação Empresarial e de Relações Institucionais. O novo vice-presidente é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com MBA executivo internacional pela FIA/USP. O executivo assumiu suas funções no dia 28 de maio de 2012.

leia mais »

Empresa realiza substituição de geladeiras para comunidades de baixo poder aquisitivo e lança programa educacional para instituições municipais de ensino

leia mais »

A CPFL Piratininga informa que a falha na iluminação ocorrida durante o jogo desta quarta-feira, dia 13/06, na Vila Belmiro, em Santos, foi causada por problemas na instalação interna do estádio. A empresa ressalta que não houve interrupção no serviço de distribuição de energia elétrica.

leia mais »

Projeto CPFL nas Escolas vai contemplar quatro instituições de ensino municipal da cidade

leia mais »

Desde a implantação do sistema Web Mobile, que possibilita o acesso dos clientes aos serviços da empresa pelo smartphone, a CPFL Energia tem registrado um crescimento médio mensal de 50% na utilização do canal pelos consumidores para registro de solicitações.

leia mais »

Quarenta famílias do bairro Domingos de Syllos, em São José do Rio Pardo, foram beneficiadas com a instalação de aquecedores solares em suas residências. Essa iniciativa faz parte do programa de Eficiência Energética da CPFL, aprovado junto à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), num investimento de cerca de R$ 85 mil, e demonstra o compromisso da empresa em proporcionar o bem estar das pessoas utilizando energia de forma sustentável.

leia mais »

A CPFL Jaguari está investindo, por meio do Programa de Eficiência Energética da CPFL Energia, R$ 162 mil em substituições de luminárias, lâmpadas e reatores de 17 prédios públicos municipais de Jaguariúna. Os novos modelos são mais econômicos, o que representa um consumo mais eficiente de energia elétrica, além de incentivar o uso da energia de forma sustentável.

leia mais »

Iniciativa pode beneficiar 40 hospitais de 28 cidades das regiões de Campinas e São José do Rio Preto

leia mais »

Programa CPFL de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos vai beneficiar 23 instituições de 15 municípios da região de Campinas

leia mais »

A CPFL Paulista entrega nesta quarta-feira, dia 30 de maio, obras de Eficiência Energética realizadas em 20 escolas públicas de Santa Bárbara D’Oeste e anuncia o lançamento do projeto CPFL nas Escolas, que beneficiará 14 instituições de ensino municipal da cidade. A cerimônia será realizada no Salão Nobre da Secretaria de Educação, às 10h, e contará com a presença de representantes da CPFL Paulista, o prefeito municipal e diretores das escolas, entre outras autoridades.

leia mais »

Inscrições acontecem na segunda-feira, dia 28. Processo seletivo será realizado no dia 18 de junho

 

leia mais »

Programa CPFL nas Escolas vai contemplar 493 instituições de ensino municipal das cidades da área de atuação das distribuidoras CPFL Paulista e CPFL Piratininga

leia mais »

Programa CPFL nas Escolas vai contemplar cinco instituições de ensino municipal da cidade

leia mais »

O cineasta Joel Pizzini recebeu o prêmio CPFL Energia/É Tudo Verdade “Janela para o Contemporâneo”, no valor de R$ 110 mil (maior premiação nacional de estímulo ao gênero), pelo documentário Mr. Sganzerla – Os Signos da Luz. Pizzini venceu na competição brasileira de longas e médias-metragens do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade.

leia mais »

Wilson Ferreira Jr, presidente do grupo CPFL Energia, é premiado pela oitava vez como Executivo de Valor do setor de energia elétrica. Em sua 12ª edição, a premiação é concedida pela publicação Valor Econômico, e reconhece as habilidades em gestão, em 2011, de 24 executivos - um de cada setor da economia do país -, resultado de um processo de escolha que envolve nove das mais importantes empresas de seleção de profissionais para o alto escalão.
 

leia mais »

Responsável pela distribuição de energia elétrica para 569 municípios em quatro estados brasileiros, a CPFL Energia acaba de atingir mais um marco em sua história: sete milhões de clientes. Para o Grupo CPFL, que comemora também neste ano seu centenário, alcançar sete milhões de unidades consumidoras significa reforçar seu compromisso com a qualidade no fornecimento de energia elétrica.

leia mais »

A mostra reúne as coleções de arte africana e pré-colombiana do professor Rogério Cerqueira Leite, em  um dos maiores acervos privados do país; aberta à visitação até 25 de junho; entrada franca
  
A CPFL Energia e o Ministério da Cultura convidam o público para uma viagem pelos caminhos de duas culturas fortes, decisivas, na formação da humanidade. Em Memória e Altar, o visitante terá oportunidade de conhecer coleções de arte africana e da América pré-colombiana de um dos maiores acervos privados existentes no país, criado pelo professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite ao longo de muitos anos de dedicação e pesquisa.
 

leia mais »

A CPFL Energia está investindo R$ 13,8 milhões em um projeto inovador e pioneiro no Estado de São Paulo: geração de energia limpa e renovável com painéis solares fotovoltaicos. Aprovada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em dezembro passado, a iniciativa está em fase pré-projeto, especificação para contratação de fornecedores.

leia mais »

Marcelo Carreras, Diretor de Tecnologia da Informação da CPFL, foi eleito o Executivo de TI do Ano na categoria Segurança da Informação, pela IT Mídia. A premiação foi realizada ontem (28/03), em São Paulo, e apresentou os dez executivos de TI que mais se destacaram ao longo de 2011.

leia mais »

A CPFL Paulista, por meio do programa Rede Comunidade, está beneficiando famílias carentes do município de Uchoa com a substituição de 103 geladeiras antigas por modelos novos, mais eficientes – o que irá refletir diretamente no bolso dos clientes contemplados. Com um investimento de R$ 82 mil, a iniciativa visa promover a utilização racional da energia elétrica e o combate ao desperdício, já que as novas geladeiras possuem consumo mais eficiente de energia.

leia mais »

Signatária do Pacto Global, a CPFL Energia sedia nesta quinta-feira, dia 29/3, o seminário “Política Nacional de Resíduos Sólidos – Perspectivas e Aplicações”. O evento, promovido pela Rede Brasileira do Pacto Global, será realizado no Café Filosófico CPFL, em Campinas, das 8h30 às 13h, e reunirá empresas interessadas em demonstrar sua responsabilidade ambiental e seu compromisso com a sustentabilidade do planeta.

leia mais »

A CPFL Paulista informa que um  temporal, acompanhado de ventos fortes e descargas atmosféricas, atingiu a região sul da cidade de Campinas ontem (22/03), por volta das 21h, causando a interrupção no fornecimento de energia para 15.602 clientes dos bairros Jardim Campo Belo, Vila Palmeiras, Jd. Irmãos Sigrist, Jd. Mecedes, Jd. Marajó, Recanto do Sol 2, Jd. Maria e DIC-03. Às 23h30, 90% dos clientes tiveram o serviço restabelecido.

leia mais »

A CPFL Paulista informa que, para apoiar um resgate do Corpo de Bombeiros, interrompeu o fornecimento de energia para 34.488 unidades consumidoras das cidades de Dobrada, Matão e Santa Ernestina hoje, 23/03, às 6h30. A energia foi restabelecida às 7h10 após a conclusão do resgate.

leia mais »

A CPFL Piratininga informa que, após isolar a torre localizada à Avenida São Paulo, na região central de Sorocaba, o fornecimento de energia foi restabelecido às 14h30 para os consumidores afetados pela interrupção, que teve início hoje (22/3), às 13h08, em função de desligamento realizado para apoiar um resgate do Corpo de Bombeiros. 

leia mais »

A CPFL Piratininga informa que, para apoiar um resgate do Corpo de Bombeiros, desligou a linha de transmissão que abastece a área central de Sorocaba, além dos municípios de Capela do Alto, Iperó, Araçoiaba da Serra e Boituva hoje, 22/03, às 13h08.

leia mais »

A CPFL Paulista entrega na quinta-feira, 22/03, a ampliação da Subestação São José do Rio Preto 6 – Norte. O empreendimento recebeu investimentos da ordem de R$ 4,3 milhões e permite um aumento de 40 MVA na capacidade instalada do sistema de distribuição de eletricidade no município.

leia mais »

A parceria  prevê a realização de programas especiais do Café Filosófico em Campinas, abertos ao público e com entrada franca

leia mais »

A CPFL Paulista, por meio do programa Rede Comunidade, está beneficiando famílias carentes do município de Palestina com a substituição de 185 geladeiras antigas por modelos novos, mais eficientes – o que irá refletir diretamente no bolso dos clientes contemplados.

leia mais »

A CPFL Brasil, empresa comercializadora de energia elétrica do Grupo CPFL Energia, está promovendo um ciclo de eventos para os clientes livres e potencialmente livres nas principais cidades do Brasil. O Fórum CPFL Brasil “Tendências Macroeconômicas e Mercado Livre de Energia” reuniu ontem, 2/02, cerca de 50 empresários de grandes indústrias e usinas da região, em Ribeirão Preto.

leia mais »

No ano em que comemora o centenário da distribuidora que deu origem ao grupo, a CPFL Energia faz um aporte inicial de R$ 215 milhões em um programa inovador, focado em tecnologia, gestão de ativos, gestão de performance e liderança, que visa a melhoria do seu desempenho operacional e a qualidade do atendimento prestado aos clientes.

leia mais »

Empreendimentos elevarão capacidade instalada em operação e construção de energia eólica da empresa para 880MW.

leia mais »

A CPFL Piratininga informa que uma falha no sistema externo ao da distribuição da empresa provocou interrupção de energia, na madrugada desta terça-feira (20/12), entre 1h40 e 2h04, para 535.300 clientes dos municípios de Santos, Praia Grande, São Vicente e Cubatão, que integram a área de concessão da empresa.

O Natal está chegando e, com ele, as casas, o comércio e as ruas das cidades ficam mais iluminadas. Essa decoração, que encanta crianças e adultos e está cada vez mais presente nas cidades, requer alguns cuidados.

leia mais »

A CPFL Energia acaba de entregar certificação para 42 hospitais filantrópicos do interior do Estado de São Paulo. O evento de reconhecimento das entidades participantes do Programa CPFL de Revitalização dos Hospitais Filantrópicos ocorreu na segunda-feira, 28/11, na sede da CPFL, em Campinas, com a presença do diretor de Comunicação Empresarial e Relações Institucionais da CPFL Energia, Augusto Rodrigues, do secretário-adjunto da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, Ricardo Achilles, e de representantes dos hospitais.

leia mais »

  A CPFL Paulista está contratando eletricistas para ampliar seu quadro técnico na região de Bauru. Os interessados devem ter o Ensino Fundamental completo e Ensino Médio desejável, além de possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria ‘B’.

 

leia mais »

A busca para aumentar a participação da CPFL Energia no volume de geração de energia elétrica por fontes renováveis teve mais um lance bem-sucedido.

leia mais »

Ao longo do ano de 2009 a CPFL Energia disponibilizou, através do Programa de Arborização Urbana, 252.240 mudas de árvores para os municípios e instituições ambientais da área de atuação das distribuidoras do grupo no interior do estado de São Paulo.

leia mais »

Investimentos da CPFL Paulista atingem R$ 2,5 milhões

leia mais »

A CPFL Paulista é uma das 500 empresas que contribuem com o Centro Boldrini para o combate ao câncer infantil.

leia mais »

Um pacote de obras será entregue pela CPFL Leste Paulista a São José do Rio Pardo até junho deste ano.

leia mais »