sexta-feira, 18 de abril de 2014

  Busca


 

 ACESSO RÁPIDO

  

 

 

 
   BIOMASSA
O que é? Visão Externa Visão da CPFL Nossa Atuação  Saiba Mais
É considerado biomassa todos os resíduos orgânicos que possam ser utilizados como combustíveis, por exemplo: bagaço de cana, lenha, casca de arroz, resíduos de madeira, entre outros.

Utilizada desde os primórdios da civilização para a produção de energia térmica, a biomassa vem apresentando, nesses tempos marcados pela busca incessante por fontes mais limpas de energia, um sólido crescimento. Atraídos principalmente por seus atributos ambientais, a biomassa tem apresentado participação crescente nas matrizes energéticas em diferentes pontos do planeta. Nesse processo, a geração de eletricidade vem obtendo destaque. A biomassa tem contribuído para deslocar a produção de energia a partir de combustíveis fosséis e derivados de petróleo e carvão mineral em vários países.

O aproveitamento da biomassa tem envolvido a adoção de tecnologias de cogeração – que permite, além da eletricidade, a produção de calor (energia térmica), em projetos de pequeno e médio porte construídos pelos próprios consumidores. Esses projetos contribuem para o desenvolvimento do conceito de geração distribuída, que é a pulverização das usinas produtoras de energia por todo o sistema, permitindo um aumento da segurança do sistema e uma redução de investimentos em linhas de transmissão, por exemplo. Também entre as vantagens destaca-se a possibilidade de oferecer, por meio de aproveitamento de madeira ou de resíduos das colheitas, como o bagaço e a palha de cana de açúcar, por exemplo, uma fonte de renda extra.
 
 
CPFL Cultura|CPFL Empresas|Ética em Rede|Sustentabilidade|Eficiência Energética|Fornecedores|Inovação Tecnológica|Investidores